Calças e saias cargo ressurgem na moda. Inspire-se na tendência
As peças utilitárias retornam ao radar da moda de maneira repaginada. Fashionistas mundo afora têm apostado nos itens com DNA despojado
atualizado
Compartilhar notícia
Não é de hoje que uma atmosfera nostálgica paira sobre as produções de moda. As novas gerações, em especial, têm resgatado os elementos mais emblemáticos da virada do milênio por intermédio da tendência Y2K, que remete ao estilo único dos anos 2000. Depois das minissaias, calças de cintura baixa e bolsas baguete, é chegada a vez de outro hit muito usado no começo do século 21: as peças cargo.
Vem ver!
Ciclo das tendências
Nas últimas décadas, foi possível notar um padrão na forma como as releituras retornam. É o que observou a pesquisadora Suzana Cohen, do laboratório de tendências ÜberTrends. Em palestra, a especialista indicou que, nos âmbitos da moda, da decoração e do design, prevalece uma espécie de túnel do tempo: o ciclo dos 20 anos.
No panorama indicado pela estudiosa, os elementos que fizeram sucesso em outras décadas tendem a voltar para o radar a cada 20 anos. No entanto, eles ressurgem com características renovadas, atuais e mais conectadas com o momento presente. Considerando a teoria, percebe-se algumas tendência que seguiram esse caminho: os saltos plataforma, os corsets e as polêmicas calças de cintura baixa.
Nesse mesmo espectro, encontra-se a tendência cargo. Apesar de nunca ter saído do guarda-roupa dos adeptos do estilo streetwear, ela começou a aparecer timidamente nas passarelas. Com versões em nylon, jeans e sarja, as releituras foram exploradas por marcas como Balenciaga, Isabel Marant e Givenchy.
O modelo, criado para o exército britânico em meados da década de 1940, se destaca pelos bolsos, criados com o foco na funcionalidade para soldados. Com o passar do tempo, o item, que era usado como uniforme, ganhou interpretações esportivas.
Como usar?
A calça cargo é uma peça com DNA despojado e, muitas vezes, está associada ao visual urbano. Nas ruas, a tendência já validada por fashionistas e celebridades mundo afora aparece em combinações diversas. Com a procura por itens mais confortáveis nos últimos anos, a peça aparece como uma opção para quem não abre mão do estilo nas produções casuais.
Nas composições mais sofisticadas, pode ser somada a uma camisa branca e um scarpin, por exemplo. A depender da tonalidade, vale apostar em uma composição com itens na mesma linha utilitária. Em uma proposta mais descolada, camisetas estampadas, parkas e croppeds vão bem. Nos pés, tênis ou botas arrematam com personalidade.
Assim como a calça, a saia cargo também ensaia o seu retorno. Nos tamanhos midi e longo, o modelo voltou com tudo para o figurino de Bella Hadid. Em solo brasileiro, as influenciadoras Malu Borges e Lívia também são adeptas. Para contrastar, as fashionistas costumam unir a saia utilitária com complementos mais elaborados, como tops com amarrações e aplicações. Já nos dias de temperaturas mais baixas, vale investir em sobreposições.
Colaborou Marcella Freitas