Calça da Levi’s com slogan racista é leiloada por valor inacreditável
Feita no século 19, a peça carrega a frase “O único tipo feito pelo Trabalho Branco”, usada pela marca norte-americana até meados de 1890
atualizado
Compartilhar notícia
Reconhecida por ser a marca que inventou a calça jeans, a Levi’s está envolta uma polêmica. Uma peça da empresa da década de 1880 foi vendida em um leilão nos Estados Unidos. No entanto, na etiqueta interna, há um slogan racista.
O item foi encontrado em uma mina abandonada por uma espécie de “arqueólogo jeans”. Na calça, é possível ler a frase: “O único tipo feito pelo Trabalho Branco”.
A calça foi arrematada por US$ 87 mil, cerca de R$ 457 mil, por Kyle Haunter e Zip Stevenson, colecionador de peças jeans vintages. O leilão ocorreu no Durango Vintage Festivus, na cidade de Aztec, no Novo México.
Em entrevista à CNN, Zip Stevenson explicou que “esses jeans são extremamente raros – especialmente nesta condição e tamanho fantásticos”. “Há alguns pontos fracos no jeans que podem receber um pouco de reforço, mas fora isso eles são jeans supersólidos”, completou.
De acordo com informações do jornal norte-americano Wall Street Journal, a empresa utilizava esse slogan por um tempo após a introdução da Lei de Exclusão Chinesa 1882, que impossibilitava a entrada de trabalhadores chineses no território. Na entrevista, o porta-voz da Levi’s afirmou que a marca abandonou essa política e o slogan na década de 1890.
Depois de criar o jeans há 149 anos, a Levi’s apostou em diversas modelagens, lavagens, cortes e caimentos. Internacionalmente, a marca tem uma lista extensa de consumidores e celebridades parceiras, com nomes relevantes para as novas gerações.
Colaborou Luiz Maza