Calça capri retorna como tendência entre fashionistas
A peça já foi muito usada por personalidades como Grace Kelly, Marilyn Monroe e Audrey Hepburn; e volta ao radar fashion em uma nova geração
atualizado
Compartilhar notícia
A moda é um ciclo constante de tendências. Agora, mais uma peça retorna em destaque: a calça capri. Há quem ame e há quem odeie, mas com seu comprimento encurtado, entre o joelho e o tornozelo, essa peça clássica está ressurgindo nas passarelas, nos guarda-roupas das celebridades e nas ruas.
Vem entender melhor!
De outras épocas
A calça capri teve o auge nos anos 1950. Naquela época, a peça era considerada ousada e moderna devido ao comprimento, que varia entre a versão tradicional (logo abaixo do joelho) e o modelo cigarrete (acima do tornozelo).
A ascensão da tendência veio quando Grace Kelly usou a peça durante uma temporada de férias na ilha italiana Capri, o que deu origem ao nome. A calça, então, rapidamente se tornou popular, sendo adotada por relevantes mulheres em todo o mundo, incluindo as atrizes Marilyn Monroe e Audrey Hepburn, que eram grandes referências de estilo.
Capri de volta
A versatilidade da calça capri é uma das razões para o retorno da peça ao centro das atenções no momento. Ela pode ser usada em vários tipos de ambiente, desde o trabalho até eventos casuais ou passeios descontraídos.
A estratégia é combinar os sapatos com cada ocasião. Por exemplo, os sapatos de salto alto, sapatilhas, tênis, mocassim ou sandálias, permitindo que você crie um infinidade de visuais. Além disso, a variedade de tecidos e estampas disponíveis torna a calça capri uma opção elegante e moderna para todas as estações, incluindo o inverno que acabou de chegar.
Confira abaixo alguns fashionistas do Instagram que aderiram à peça:
A influência
Outro fator que impulsionou a calça capri como tendência novamente é a influência das celebridades. Ícones da moda, como as citadas acima, foram algumas das primeiras a adotar essa peça, tornando-a sinônimo de estilo e sofisticação.
Atualmente, as estrelas do mundo da moda estão fazendo com que a peça ganhe destaque de novo nas mídias sociais. Elas inspiram pessoas ao redor do mundo a experimentarem um clássico da moda.
Um grande exemplo disso são as escolhas de roupa da Bella Hadid, considerada uma das “it girls” do momento que mais lança tendências entre a geração Z. Segundo a plataforma de tendências Lyst, após a modelo usar algum item, as buscas crescem em até 1900%.
O retorno da calça capri como tendência é um lembrete de que a moda sempre será cíclica e que clássicos atemporais podem ser reinventados e amados por diferentes gerações com diversas releituras. O toque retrô faz ainda referência à alta da tendência Y2K e serve como um verdadeiro curinga na hora de montar aquele look.