Cabriola ascende na moda brasiliense com peças descontraídas
A marca autoral ganha espaço no cenário local graças à criatividade da dupla à frente do projeto
atualizado
Compartilhar notícia
O nome Cabriola não passa sem causar uma impressão. Seja curiosidade, humor ou até incômodo, a palavra, que significa “um salto de entusiasmo”, reflete a personalidade artística que Mariana Siqueira e Letícia Reis marcam no tecido. A partir de experimentações, elas deram origem à etiqueta brasiliense.
Vem conhecer!
Lançada oficialmente em novembro de 2023, a Cabriola foge dos padrões e se aventura em um universo que pode ser difícil de interpretar, mas que conquista pela originalidade. É assim que classificam Mariana e Letícia, ao compartilhar uma trajetória iniciada no curso de design de moda. A relação se solidificou no Estúdio Firula, de arte e tatuagem, onde deram os primeiros passos juntas.
O ambiente colaborativo permitiu que as duas se conhecessem e se identificassem, uma com a arte da outra. Após chamar atenção entre amigos e nas redes sociais, a dupla viu que era hora de transformar os projetos em trabalho, sendo plantada, assim, a “semente” para o primeiro salto da Cabriola.
“A Cabriola sempre foi um grande experimento. A gente brinca de fazer roupa; trocamos a tela e o papel pelo tecido, com experimentações de todo tipo”, afirma Mariana. Essa abordagem “descompromissada” é refletida em cada peça da etiqueta, conduzida pelas mãos e pelo espírito criativo das designers de moda.
Cabriola, moda e liberdade
Com o objetivo de manter o trabalho prazeroso e durável, a Cabriola busca um tom descontraído, livre de pressões. “Mantemos nosso trabalho o mais flexível possível, para ser sustentável e não perdemos o fôlego a longo prazo”, explica Letícia.
Nomes engraçados e descontraídos, como Gravata pra Usar Errado e Brincos Só de Brinks, dão um toque especial às criações, refletindo a personalidade irreverente da label. A participação em feiras e eventos culturais também faz parte da estratégia da Cabriola, que busca aumentar o alcance e conquistar novos admiradores das artes autorais.
“Aos poucos, as pessoas absorvem o que a marca realmente é e qual a nossa proposta. Estamos tendo paciência para apresentar a Cabriola. O retorno tem sido positivo, compensa todo o trabalho, que é manual, cansativo”, compartilha Mariana Siqueira.
Os planos são de que, a cada ano, a Cabriola lance quatro novas coleções, fruto da parceria entre as designers e, de acordo com a dupla, com a participação de cada vez mais artistas nos quais Mariana e Letícia se inspiram. Para a próxima coleção, a marca adiantou à coluna uma colaboração com Bárbara Mello.
Moda Brasília
A coluna deu início à série Moda Brasília em 2021. Toda semana, apresentamos marcas, designers e etiquetas locais, a fim de dar ênfase à moda criada no Distrito Federal, no Centro-Oeste.
O objetivo é compilar iniciativas e empresas que atuam em prol da cadeia produtiva regional de maneira criativa, sustentável e inovadora. Os nomes são selecionados de forma independente pela equipe da coluna, a partir de critérios como diferencial de mercado, pioneirismo e ações que valorizem a comunidade.