Burning Man no Cerrado: inspire-se neste editorial para o seu Carnaval
O evento norte-americano apresenta elementos que devem ser incorporados à nossa folia: sustentabilidade e liberdade de autoexpressão
atualizado
Compartilhar notícia
Por meio de imagens, os editoriais de moda lançam ideias, exploram conceitos e, além de contarem histórias, muitas vezes revelam a atual demanda cultural e política do país. Pensando nisso e com a ajuda de toda a equipe, surgiu a ideia de um Carnaval inspirado no Burning Man – comunidade que, anualmente, constrói e destrói, sem deixar rastros, a cidade Black Rock City, no Black Rock Desert, localizado no deserto de Nevada (EUA).
O evento é um encontro fora do tempo, que busca autoconhecimento e comprometimento coletivo. Mais de 70 mil pessoas se reúnem por sete dias e queimam, sempre no sábado, um grande homem de madeira. Elas interagem com instalações arquitetônicas e usam o corpo como arte e forma de expressão. Idealizada por Larry Harvey e Jerry James, em 1986, a cidade temporária e a comunidade são guiadas pela valorização artística, a inclusão, o esforço em conjunto e a singularidade.
Por lá, durante aqueles dias, todos são espíritos livres de amarras sociais e vivem com base em 10 regras. Entre elas: não é permitido deixar resíduos, não existe comércio, não se dirige em alta velocidade e é proibido, inclusive, interferir na vida de outros cidadãos. Ao meu ver, esse espírito colaborativo, inclusivo e criativo precisa estar no nosso Carnaval.
Abaixo, os melhores momentos do nosso ensaio e, na galeria, você confere a íntegra do editorial Burning Man no Cerrado.
Vem comigo e inspire-se!
Por que em Brasília?
O clima do Cerrado é semelhante ao do deserto de Nevada e a arquitetura da capital conversa bem com o conceito futurista da comunidade Burning Man. As linhas de Oscar Niemeyer, ao lado das obras de Bruno Giorgi, dão a modernidade e o toque artsy que a nossa proposta sugere.
Moda
Em clima de esperança e para acrescentar aquele toque do nosso Carnaval, apostei no verde e rosa da escola de samba Mangueira. A combinação de cores surgiu na passarela da Burberry durante o London Fashion Week deste mês e é a cara do Brasil.
No corpo, detalhes fetichistas e leopard print remetem para além das produções do homem em chamas. Os harness e a estampa animal são tendências ousadas e, ao mesmo tempo, atemporais. Nos pés, botas, botinas, tênis ou patins. Completando as composições, o prateado compõe o mood futurista do ensaio.
Confira!
A comunidade Burning Man
Em 1986, os amigos Larry Harvey e Jerry James ergueram e, em seguida, queimaram uma escultura de um homem de 2,5 metros de altura, na praia de São Francisco, Califórnia. O ato comemorava o solstício de verão. Ali, ao lado de outras 20 pessoas, iniciaram o sonho de construir uma cidade comunitária, temporária e futurista.
O ritual se transformou em um acontecimento anual e, quatro anos depois, acumulava milhares de participantes, quando a polícia impediu o grupo de queimar o boneco que alcançava 10 metros de altura. Por isso, o evento precisou sair da Califórnia e se mudou para o Black Rock Desert, em Nevada.
Planejada por Rod Garrett, a cidade abriga, atualmente, mais de 50 mil pessoas, além de proporcionar a comida, água, abrigo e até mesmo internet aos habitantes. Cada membro é responsável por ajudar a construir o espaço.
É esse o espírito do nosso Carnaval: sustentabilidade, comunidade, liberdade de autoexpressão, minimalismo e quebra de tabus.
Veja o editorial Burning Man no Cerrado:
Créditos:
Ianka Araújo
Casaco, cropped, ski goggles e sapato: acervo pessoal
Hot pants: Avanzzo
Darla Chaves
Adereço corporal: Danillo Costa
Hot pants: acervo pessoal
Botas: Constance
Guto Cordeiro
Harness: Posers Dance by Manu Santoro
Calça: acervo pessoal
Sapatos: acervo Daniel Martins
Laysa Gladstone
Body, botas e meias: acervo pessoal
Ombreira: Danillo Costa
Alicia Seltz
Body e cap: Ateliê das Duas
Botas: Constance
Casaco e meias: acervo pessoal
Luvas: acervo Danillo Costa
Isabela Melo
Hot pants e blusa: Bem QT Quis
Cabeça: Danillo Costa
Botas: acervo Daniel Martins
Júnior Sá
Casaco e colar: acervo pessoal
Saia e botas: acervo Danillo Costa
Hebert Madeira (redator da coluna)
Camisa: Avanzzo
Biker shorts: Capezio
Tênis: acervo Hebert Madeira
Rebeca Ligabue (redatora da coluna)
Body e headpiece: Avanzzo
Shorts: Capezio
Patins: acervo pessoal
Danillo Costa (redator da coluna)
Look 1
Saia: acervo pessoal
Casaco e tênis: acervo Danillo Costa
Look 2
Body e cabeça: Avanzzo
Shorts e tênis: acervo Danillo Costa
Agradecimentos
Ateliê das Duas, Avanzzo, Capezio, Constance, Zinc, Bem QT Quis, Posers Dance by Manu Santoro, Agência 3 Models, Daniel Martins, Luiz Cláudio Alves, Paulo Rogério Studio e Ohara Hair Make Up
Ficha técnica
Direção criativa e styling
Ilca Maria Estevão
Maquiagem e cabelo
Alyne Pergentino, Otávio Salas, Elizabeth Mila e Leidy Araújo, da Equipe Paulo Rogério Studio, e Ohara Hair Make Up
Fotografia e vídeo
Hugo Barreto, Julia Bandeira e Isabella Almada
Veículo
Luiz Cláudio Alves
Se liga!
O Brasil recebe, entre 20 e 24 de junho, a primeira edição do evento batizado de Tropical Burn, que acontecerá no Rio Grande do Norte.
Assista ao fashion vídeo:
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!
Colaboraram Hebert Madeira, Rebeca Ligabue e Danillo Costa