Bullseye propõe itens vintage como alternativa sustentável de consumo
A marca redefine o conceito de brechó ao lapidar uma estética própria. Camisetas de bandas de rock são o carro-chefe do empreendimento
atualizado
Compartilhar notícia
“O mundo precisa de soluções atualizadas”. Assim analisa Ulysses Melo, em conversa com a Coluna Moda Fora dos Padrões. O proprietário da Bullseye Vintage veste, prega e vive o mercado de segunda mão de maneira apaixonada. Mesmo navegando por outros temas que permeiam o amplo setor, de uma maneira ou de outra o papo voltava para o ponto de partida. Baseada em Brasília, a empresa tem como foco a curadoria de camisetas das décadas de 1980 e 1990, e se destaca pela estética característica que construiu.
Vem conferir!
Vocalista da Amen Jr., banda de rock alternativo, Ulysses sempre usou camisetas como parte do uniforme do cotidiano. As viagens ao exterior eram o momento onde o artista costumava garimpar novas peças em brechós a fim de renovar o guarda-roupa.
A ideia de transformar o estilo em um empreendimento veio anos depois, quando encontrou um verdadeiro “tesouro” na garagem do pai: uma sacola repleta de t-shirts da Harley Davidson, marca emblemática de motocicletas. “Meu pai não deu a menor importância, disse que eram peças velhas, que nem ao menos se lembrava delas. Quando eu demonstrei interesse, ele me disse que eu poderia ficar com elas sob uma condição: eu não poderia vendá-las”, relembra.
O pedido, na verdade, foi o estalo que faltava para dar vida a Bullseye Vintage, fundada em 2020. Do inglês, o nome da marca é uma expressão usada para determinar quando algo é certeiro, na mosca, no alvo.
Apesar de trabalhar com itens usados, desde o início a empresa tem se comportado como marca, uma vez que o seu portfólio conta com peças que representam uma identidade visual linear. “Temos tudo o que uma marca precisa para existir: branding, estética, produtos de qualidade e uma narrativa marcante”, pontua.
A curadoria é o grande diferencial da etiqueta que, além do on-line, engloba um espaço físico na 112 Sul compartilhado com a marca de sneakers ASAP Cult. A seleção apresenta, principalmente, itens dos anos 1980 e 1990, que trazem consigo o melhor de suas épocas. Como define Ulysses, muitos desses modelos de camisetas inauguraram a estética de uma era.
Com a segmentação, surgem também os desafios. Por ser um negócio que trabalha com achados, o ritmo de operação funciona em uma frequência diferente. “Nunca sabemos se vamos encontrar uma peça no mesmo nível das que foram vendidas. Eu costumo ir atrás de desapegos vintage e as pessoas têm nos procurado nos últimos tempos. Ao mesmo tempo que é trabalhoso, essa busca também é uma aventura boa.”
Na avaliação de autenticidade, todos os detalhes são analisados minuciosamente. Em muitos casos, apenas de tocar no tecido, é possível dizer se é uma peça original. A costura single stitch, que apresenta apenas uma linha de costura, em vez de duas, como é usada atualmente, é um dos indicativos. O país de origem também costuma ser um fator determinante. “Se é fabricada na China, Bangladesh e Vietnã, provavelmente não se trata de um item verdadeiramente vintage”, explica.
Mesmo com apenas três anos no mercado, a Bullseye conta com uma lista de clientes estrelados. Nomes como Gabriela Prioli, Isa Scherer e Pedro Sampaio já adquiriram peças na marca, seja por contato direto ou por meio de stylists responsáveis pela produção dos artistas.
Recentemente, a Bullseye foi escolhida pela equipe de estilo da Rede Globo para completar o visual do personagem Joventino, interpretado por Jesuíta Barbosa na novela Pantanal. Na trama, as camisetas descoladas de ‘Jove’ eram coordenadas com calças jeans em modelagem reta, camisas de botões e botas.
Moda Brasília
A Coluna Moda Fora dos Padrões deu início à série Moda Brasília em 2021. Toda semana, apresentamos marcas, designers e etiquetas locais, a fim de dar ênfase à moda criada no Distrito Federal, no Centro-Oeste.
O objetivo é compilar iniciativas e empresas que atuam em prol da cadeia produtiva regional de maneira criativa, sustentável e inovadora. Os nomes são selecionados de forma independente pela equipe da coluna, a partir de critérios como diferencial de mercado, pioneirismo e ações que valorizem a comunidade.