Bucket hat: 15 opções para incorporar o “chapéu de pescador” ao visual
Aprovado por Rihanna e Billie Eilish, o acessório oferece diversas possibilidades com sua variedade de cores, texturas e estampas
atualizado
Compartilhar notícia
Nos últimos anos, os bucket hats invadiram as passarelas, o street style e o feed das redes sociais. Usados por celebridades que vão de Rihanna a Billie Eilish, os nostálgicos “chapéus de pescador” (como também são conhecidos em português) saíram do mesmo baú que as pochetes e os ugly sneakers para ganhar o status de acessório descolado. O nome desse modelo faz referência à palavra “balde” em inglês (bucket). O quadro Vitrine M Fashion deste sábado (31/7) traz 15 sugestões para você incorporar o acessório ao visual.
Vem conferir!
No início, os bucket hats eram utilizados de forma exclusivamente funcional. Agricultores e pescadores irlandeses usavam versões feitas em lã e tweed na virada do século 20. Com abas estreitas e inclinadas para baixo, o acessório ajudava a protegê-los da chuva, com o atrativo de ser dobrável, lavável e caber no bolso. A partir dos anos 1940, soldados também recorreram à peça para proteger o pescoço do sol.
Na década de 1960, os “chapéus de pescador” ganharam espaço no estilo casual com materiais mais rígidos e formas alongadas. O verdadeiro boom, no entanto, veio nos anos 1980, com a força de astros do hip hop, como Big Bank Hank, Run-DMC e LL Cool J. A cena raver e músicos, como Liam Gallagher (vocalista do Oasis) e Reni (baterista do The Stone Roses), também aderiram ao adereço na década de 1990.
Naquela época, o bucket hat já dividia opiniões, possivelmente pela associação ao visual de personagens nada descolados, como o atrapalhado Gilligan (Bob Denver), da série sessentista Ilha dos Birutas. Outro exemplo, mais popular na memória dos brasileiros, é o Seu Madruga (Ramón Valdés), do seriado mexicano Chaves.
Até o começo dos anos 2000, o chapéu estilo pescador compôs visuais de celebridades, como Paris Hilton, Britney Spears e Lindsay Lohan, mas passou um bom tempo longe dos holofotes. Como a moda é cíclica, as passarelas resgataram o acessório em maior evidência a partir da temporada de primavera/verão 2018. E acredite: ele deve continuar no radar por mais um tempo.
Atualmente, não faltam opções de bucket hats. Embora algumas varejistas definam determinados modelos como femininos ou masculinos, o item é democrático e atende a todos os gêneros e gerações. A regra é simples: achou bonito e se identificou? Use sem medo. Há variações em cores lisas, retalhos jeans ou estampa de tie-dye, incluindo versões com dupla face, como você verá na seleção abaixo.
Chapéu liso de algodão com pesponto contrastante, da Renner
Bucket hat patchwork jeans upcycle, da Youcom
Bucket hat masculino ajustável cinza, da C&A
Chapéu bucket hat de sarja unissex rosa, da C&A
Chapéu balde reversível estampado, da Kesyoo
Bucket hat juvenil dupla face multicor, da Baw Clothing
Bucket hat unissex pride com bordado de arco-íris, da C&A
Bucket hat Mindset estampado xadrez, da C&A
Bucket hat feminino com brilho preto, da C&A
Chapéu de pelúcia de poliéster com estampa de vaca, da Kesyoo
Chapéu infantil estampado, da Emi Beachwear
Bucket hat de pelo feminino bege, da C&A
Bucket hat feminino dupla face estampado tie dye, da C&A
Bucket hat feminino dupla face com estampa de zebra, da C&A
Chapéu de pescador estampado de pelúcia, da Kesyoo
Vitrine M Fashion
Todas as indicações reunidas nesta publicação foram selecionadas por uma equipe de colaboradores da coluna Ilca Maria Estevão, em parceria com o Vitrine M. O time é responsável por uma curadoria especial, que inclui ampla pesquisa de itens alinhados com tendências atuais e preços considerados acessíveis.
Quando leitores adquirem alguma peça a partir desta matéria, o Metrópoles pode receber uma pequena comissão sobre a operação. É relevante destacar que os valores mencionados se referem à data de publicação e podem sofrer alterações, de acordo com os critérios de cada loja. O Metrópoles não comercializa os produtos ou serviços citados.
Colaborou Hebert Madeira