Bryan Adams é escolhido para fotografar o Calendário Pirelli 2022
O icônico anuário será ilustrado pelas lentes do canadense, que promete unir música, moda e a fotografia
atualizado
Compartilhar notícia
Para acompanhar os 365 dias de 2022, nada melhor que o Calendário Pirelli, reconhecido por ser o anuário mais célebre do globo. Após a pausa de um ano devido à pandemia do novo coronavírus, a icônica publicação irá retornar sob as lentes de Bryan Adams. O olhar atento do artista promete unir música, moda e fotografia.
Vem saber mais!
Também conhecida como The Call, a publicação foi suspensa em 2021. Contudo, o projeto destinou a doação de 100 mil euros (cerca de R$ 600 mil) para financiar pesquisas e o combate à Covid-19.
O anúncio do retorno foi potencializado com o anúncio do nome de Bryan Adams, que assume o 48º calendário. O músico e fotógrafo canadense se junta a uma lista célebre, e que inclui de Richard Avedon a Annie Leibovitz.
O artista canadense deu a notícia em seus canais de mídia sociais. “Estou orgulhoso de ter sido escolhido como fotógrafo do Calendário Pirelli 2022. Combinar fotografia e música para ‘The Call’ é muito empolgante e, é claro, apresentarei algumas pessoas extraordinárias. Em algumas semanas, as filmagens começarão. Estou emocionado”, narrou em um vídeo de 10 segundos.
Ver essa foto no Instagram
Nascido em Kingston, no Canadá, Bryan acumula várias funções no currículo. É cantor, compositor, produtor musical, guitarrista, fotógrafo, filantropo e ativista. Desde o final dos anos 1990, Adams administra, de forma paralela, uma carreira de sucesso no rock com a paixão pela fotografia.
Seus retratos já estamparam as páginas de publicações renomadas, a exemplo da Vogue, Vanity Fair, GQ e Harper’s Bazaar. Como se não bastasse, o artista também fundou a própria revista, batizada de Zoo.
As fotografias assinadas por ele também renderam destaque nas paredes de museus, em grandes exposições, como na galeria de Londres Saatchi Gallery, de Londres; e a Fotografiska, em Estocolmo, na Suécia. Entre as celebridades que posaram para as suas lentes estão Mick Jagger, John Boyega, Amy Winehouse, Naomi Campbell e até a rainha Elizabeth, fotografada para seu Jubileu de Ouro.
Calendário Pirelli
Concebida em 1964, a primeira versão do calendário foi lançada com os cliques de Robert Freeman em Maiorca, na Espanha. A publicação pertence à tradicional fábrica italiana de pneus Pirelli e o anuário se tornou uma das criações de maior prestígio em todo o mundo.
As páginas exclusivas unem a contagem dos meses e dias ao trabalho de fotógrafos premiados. Nas edições mais recentes, o Calendário Pirelli vem desconstruindo a imagem ultrassexualizada que pautou sua fama em décadas passadas. Enquanto a próxima edição está sendo produzida, o musicista Bryan Adams preparou uma seleção musical exclusiva. Aperte o play!
Colaborou Sabrina Pessoa