Brechó de luxo Pretty New promove programa turístico em Brasília
Gabriella Constantino, fundadora da marca, busca inovar no segmento de second hand. Com o PN Experience, destaca a cena cultural local
atualizado
Compartilhar notícia
A prática de garimpar peças grifadas por valores mais acessíveis tem arrebanhado cada vez mais adeptos, sobretudo por atrelar sustentabilidade e economia. Na capital, o Pretty New se destaca como um dos maiores empreendimentos de second hand de luxo. Há sete anos, a empresa capitaneada por Gabriella Constantino busca maneiras de se reinventar no segmento. Para a reportagem desta sexta-feira (26/11), o Moda Brasília entrevistou a brasiliense, que falou sobre os resultados do último ano, relacionamento com influenciadores e projeto PN Experience, que visa destacar a cena cultural da cidade.
Vem saber mais!
Na moda, assim como na vida, ressignificar é uma arte. Nesse sentido, o Pretty New dá novos propósitos aos itens de desapego. A mente criativa que rege o empreendimento é Gabriella Constantino. Visionária, a brasiliense uniu o desejo de ter o próprio negócio com a sua antiga paixão pela moda. De maneira complementar, o e-commerce de luxo engloba consumo consciente, estilo e peças-desejo.
Desde 2014, o Pretty New comercializa roupas, sapatos e acessórios. Sob uma cautelosa curadoria que verifica a autenticidade de todos os produtos, o acervo detém peças das maiores etiquetas de moda internacionais, como Chanel, Louis Vuitton, Dior, Gucci, Hermès, Burberry, Celine e Prada. Para valorizar a moda feita no Brasil, não faltam itens originais de NV, Martha Medeiros, Cris Barros, PatBo, Roberto Cavalli e outras grandes grifes.
O e-commerce de seminovos teve aumento de 100% nas vendas em 2020. Contrapondo o momento de retração, por conta da pandemia, a procura por itens de segunda mão só tem crescido. E, se há um público para “responsabilizar”, vale o destaque para a nova geração. De acordo estudo da Thred Up, os jovens têm buscado melhores maneiras de consumir. Os dados mostram que 43% dos consumidores se preocupam mais com a qualidade das roupas do que antes de 2020.
O principal pilar da empresa é o consumo consciente e circular. “Nosso modelo de negócio impacta positivamente o meio ambiente. Desde o início da plataforma, geramos uma economia de cerca de 10 milhões de litros de água, volume que teríamos consumido caso as peças tivessem sido produzidas”, enfatizou a fundadora e CEO.
A empresária busca realizar projetos que destacam o que há de melhor em Brasília. Tendo isso em mente, ela promove o programa turístico PN Experience. A imersão convida criadores de conteúdo para desbravar a cena de moda, arquitetura e gastronomia local. Gabriella Constantino e seu time resumem os motivos pelos quais a cidade é considerada um dos maiores cartões postais do Brasil.
Confira a entrevista com Gabriella Constantino, CEO do Pretty New:
Qual o objeto do PN Experience?
Gabriella Constantino: Trazer formadores de opinião a Brasília para conhecer o Pretty New, mas sob uma ótica completamente diferente, envolvendo arte, moda, arquitetura, gastronomia e história da cidade — que foi o berço para o nascimento do empreendimento. Queremos, cada vez mais, valorizar nossa cidade e mostrar como ela é relevante e atual. Além disso, buscamos conectar a experiência de compra do e-commerce a esse universo cultural e artístico que tem tudo a ver com a história que criamos.
Como vocês realizam a seleção de influenciadores para visitarem Brasília?
Não escolhemos “influenciadores”, mas, sim, formadores de opinião que têm uma voz relevante. Escolhemos com base nos gostos e nas preferências das pessoas. Trazemos aqueles que curtem o nosso universo, já conhecem e engajam com o vintage e o second hand.
Brasília é uma cidade com diversos pontos turísticos. Como fazem a curadoria de locais para a visita? Qual o critério de seleção?
A curadoria do roteiro turístico foi feita pelo hub de turismo Experimente Brasília. A Patrícia Herzog, umas das responsáveis pelo projeto, entendeu nossa demanda, que era um roteiro com um olhar diferenciado, e criou o roteiro exclusivo para os nossos convidados.
Há planos de expandir o projeto ou realizar mais vezes ao ano?
No momento, o nosso plano é tentar fazer ao menos de duas a três experiences ao ano. Sempre ficamos muito felizes com a realização desse projeto tão incrível, com o intuito de apresentar nossa capital para as amigas da marca.
Série Moda Brasília
A coluna Ilca Maria Estevão deu início à série Moda Brasília em 2021. Toda semana, na sexta-feira, apresentaremos uma marca, designer ou etiqueta local, a fim de dar ênfase à moda criada no Distrito Federal e no Centro-Oeste.
O objetivo é apresentar iniciativas e empresas que atuam em prol da cadeia produtiva regional de maneira criativa, sustentável e inovadora. Os nomes são selecionados de forma independente pela equipe da coluna, a partir de critérios como diferencial de mercado, pioneirismo e ações que valorizem a comunidade.
Colaborou Marcella Freitas