Brasília receberá curso gratuito sobre moda e atualidades neste mês
O encontro, organizado pela Caixa Cultural, será ministrado pelo pesquisador Brunno Almeida Maia, nos dias 19 e 20
atualizado
Compartilhar notícia
Atenção, fashionistas e estudiosos de plantão: entre os dias 19 e 20 de julho, a capital federal receberá o curso gratuito A roupa e o tempo: a Moda como atualidade. Organizado pela Caixa Cultural de Brasília, o encontro será ministrado pelo pesquisador Brunno Almeida Maia.
O conteúdo foi desenvolvido de forma exclusiva para a Caixa Cultural. A ideia é pensar a moda como atualidade e fenômeno social, dentro do contexto da modernidade do século 19 até os dias atuais. Interessados devem fazer as inscrições por e-mail entre os dias 12 e 14, mas é bom ter pressa. Serão apenas 25 vagas, preenchidas de acordo com a ordem de envio das mensagens, como informou a assessoria de imprensa do espaço.
Vem comigo saber mais!
Brunno Almeida é pesquisador em filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e desenvolve um projeto sobre literatura e moda. Esta será sua segunda passagem pela capital, depois do curso Moda, Arte e Filosofia – Relações e Diálogos Para Criação, oferecido no fim de março pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).
O conteúdo do novo encontro é voltado para jovens com mais de 16 anos, estudantes e profissionais de áreas como arte, moda e comportamento. A inscrição vale para os dois dias, cada um voltado para um tópico específico. De forma geral, o objetivo do evento é investigar a relação entre moda e temas como artes, sociedade, individualidade e imagem.
“A moda é uma textura da cultura, representa aquilo que a cultura é ou nega. Ela é reflexo de uma época, figura o tempo histórico, diz muito sobre a sensibilidade artística, cultural, da época de uma determinada sociedade”, comenta o professor à coluna.
A primeira aula será voltada à ideia de identidade dentro da sociedade contemporânea e moderna. O tema é “Moda: sociedade, comportamento e consumo”. Dentro dessa premissa, vai explorar a construção identitária na economia de mercado do século 19 e nas sociedades de consumo dos séculos 20 e 21. Tudo isso terá como referência roupas e indumentárias.
A proposta do segundo encontro será uma reflexão sobre o tema Moda é Arte? Diálogos na Modernidade e no Contemporâneo. Diversas áreas serão examinadas, como fotografia, pintura e literatura, para estudar a forma que o universo fashion e o artístico influenciam um ao outro.
“Propus essa aula para mostrar como se dão esses diálogos. Um passeio histórico entre alguns artistas, movimentos de vanguarda, para refletir o que faz uma coleção ser considerada arte e o que não faz”, explica.
O professor acrescenta ainda que deve retornar a Brasília em setembro, com outro curso pela Faap – desta vez, sobre moda, revolução e política. Para ele, esses conteúdos são formas de pensar a moda como fenômeno social, ligado a questões de gênero, à história das mulheres e do feminino pela moda.
Serviço:
Curso “A roupa e o tempo: a moda como atualidade”, com Brunno Almeida Maia.
19/07 (sexta-feira), das 19h às 22h e 20/07 (sábado), das 14h às 17h.
CAIXA Cultural Brasília, Sala Multimídia
SBS Quadra 4 Lotes 3/4, Brasília – DF
(61) 3206-9892
Inscrição: entre os dias 12 e 14 de julho, exclusivamente pelo e-mail: dfgentearteira@gmail.com.
Vagas: 25
Colaborou Hebert Madeira