Brasília receberá a primeira guide shop da Amaro no Centro-Oeste
Neste semestre, a marca de moda e lifestyle digital abrirá uma de suas lojas inteligentes em um shopping da capital federal
atualizado
Compartilhar notícia
Comprar pela internet é muito prático, mas há quem não dispense a experiência das lojas físicas. A Amaro, marca de moda feminina e lifestyle, sabe muito bem disso. Apesar de concentrar as atividades no digital, a empresa investe nas chamadas guide shops, espaços onde as clientes podem experimentar e levar os produtos. Brasília receberá a primeira unidade do Centro-Oeste neste semestre, com previsão de abertura em maio, no ParkShopping. Atualmente, existem 17 dessas “lojas inteligentes”, espalhadas em sete cidades brasileiras.
Vem saber como funciona!
Conheça a Amaro
Nascida na internet com uma proposta inovadora, a Amaro foi lançada em 2012 e tem sede na capital paulista. Idealizador da etiqueta, o suíço Dominique Oliver (atual CEO) fundou a empresa com os sócios Lodovico Biroschi e Roberto Thiele. A empresa tem estratégia omnichannel e usa tecnologia e dados para criar peças alinhadas com as tendências do momento. Os preços também são um grande atrativo.
Os produtos podem ser adquiridos por meio do site, do aplicativo e das lojas inteligentes, chamadas guide shops. A primeira delas abriu as portas em 2015. Nesses espaços, a clientela pode experimentar as peças e finalizar as compras on-line, com ajuda de tablets e computadores. As compras podem ser levadas na hora, entregues em casa ou retiradas na loja, depois de alguns dias úteis. Devoluções também podem ser feitas nas guide shops, que reúnem o melhor da experiência física e digital.
Atualmente, existem lojas inteligentes da Amaro em São Paulo (capital), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ). Brasília receberá a primeira unidade do Centro-Oeste ainda neste semestre, algo que já estava nos planos desde 2019, como mostrou reportagem da Exame. Dois anos atrás, as lojas representavam 25% das vendas totais da Amaro.
Normalmente, as guide shops ocupam lojas de shoppings ou de rua. Além de possibilitarem o contato com os produtos, são uma oportunidade de fisgar clientes que transitam nesses lugares. Se gostarem das peças e da experiência, esses mesmos consumidores também podem passar a comprar pelo site.
Expansão e inovações
As operações da Amaro começaram com a oferta de moda feminina, incluindo roupas, calçados e acessórios. Durante a pandemia, a empresa passou a vender itens de moda de outras empresas e expandiu as categorias de produtos. Atualmente, a curadoria fashion reúne as marcas Linus, Haight, Clemence, Zerezes, Framed, Catarina Mina, Allmost Vintage e Pantys. Em junho do ano passado, o e-commerce ganhou uma seção de beleza e bem-estar, com maquiagem e produtos de skincare.
Já em dezembro, inaugurou uma linha para itens de casa, decoração e papelaria. Quando o assunto é moda, a tecnologia está envolvida em todos os processos, do design à entrega das mercadorias. Cerca de 10 mil novas peças são lançadas a cada ano, com design próprio. Todas as frentes de atuação da Amaro – site, aplicativo, guide shops ou redes sociais – coletam e compartilham dados dos consumidores, que refletem na criação dos produtos e no marketing.
As inovações não param por aí: a empresa desenvolveu a própria modelo virtual, já criou uma coleção baseada em dados genéticos de mulheres brasileiras, outra inspirada em peças criadas por jogadores de Animal Crossing: New Horizons e, em novembro, propôs um desafio para tiktokers cocriarem uma coleção-cápsula. O lançamento dessa última está previsto para fevereiro.
Estímulo à produção local e a ações sustentáveis também são destaques na atuação da Amaro. No início da pandemia, a etiqueta usou seus canais digitais para divulgar pequenos empreendedores e projetos sociais voltados a comunidades carentes, além de ter criado ações para impulsionar talentos negros durante o último mês da Consciência Negra. Em dezembro, o e-commerce foi eleito o melhor do Brasil na categoria de moda pelo júri de especialista do Prêmio iBest 2020, além de vencer o prêmio E-commerce Brasil 2020 na categoria de moda e acessórios.
Novidades de 2021
A Amaro é uma entre mais de 20 operações que abrirão as portas no ParkShopping neste semestre. Outra etiqueta de moda feminina que iniciará atividades no mall é a marca brasiliense La Saison. O centro comercial receberá marcas de clean beauty, estética, ótica e gastronomia. Entre elas, Body Laser, Face2Face, Oculum, Sushi Fan, Johnny Joy e várias outras. No fim do ano passado, a joalheria Monte Claro abriu bem a tempo do Natal.
Atualização (01/02/2021, às 17h48): a reportagem foi alterada para acrescentar que, além da entrega em casa e da retirada em loja, as clientes poderão levar as mercadorias assim que efetuarem a compra no espaço.
Colaborou Hebert Madeira