Brasília inspira estilista em coleção com elementos da capital
Das curvas de Niemeyer aos ipês do Cerrado, a essência de Brasília ganha movimento nas criações de Thati Moura
atualizado
Compartilhar notícia
Os arcos de concreto da Catedral, a mais famosa representação dos candangos e as hipnotizantes folhas de ipê foram transportados de Brasília para a silhueta humana. Já explorado na fotografia, no cinema e na poesia, o modernismo da capital ganha espaço na moda pelas mãos de Thati Moura.
Vem saber mais!
“Quando olho para a Catedral, eu vejo um vestido”, contempla a estilista Thati Moura. Amazonense, sua chegada em Brasília, em 2019, significou um impacto no modo como enxergava a vida ao redor. Viu a capital como uma porta para o mundo, encantada pelo desafio de construir seu próprio caminho e conquistar espaços antes inimagináveis.
E Thati construiu seu caminho. Descobriu a afinidade e se apaixonou pela moda ao trabalhar no Vilma Rocha Atelier. Lá, enxergou pela primeira vez a moda como arte. Em sua nova cidade, arte é o que não faltava aos olhos da jovem. A arquitetura modernista de edifícios traçados por Oscar Niemeyer foram, desde o primeiro dia, motivo de deslumbramento e inspiração.
Seu monumento preferido? A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. “Sempre foi o que mais me despertou a curiosidade”, diz. Ao ver uma silhueta nas curvas que apontam para o vasto céu brasiliense, soube que aquele seria seu próximo projeto. Concreto e vitrais interpretados em tecido ganharam movimento no corpo humano pelas mãos — e coração — de Thati.
Uma icônica escultura de Bruno Giorgi e, claro, o florescer dos ipês do Cerrado também mexeram com o coração da estilista, que traduziu o encantamento em arte, em moda. Para o feriado de 21 de abril, Thati Moura apresentou a coleção Brasília 64, inspirada em símbolos inconfundíveis da capital, por meio de um editorial fotografado por Victoria Santos.
“A moda e a arquitetura se encontram como arte quando transmitem a história. Com elas, podemos transmitir nosso estilo. Passei a associar essas coisas e hoje estou sempre pensando em como conectar essas expressões, o que encaixa em qual peça. Uso muito da minha imaginação”, compartilha Thati em entrevista à coluna.
A coleção Brasília 64 é a liberdade que pulsa em Brasília. Para a estilista, chegar à capital não foi apenas uma mudança territorial. Foi um florescer artístico em seu íntimo, e a bela homenagem à nova casa é o reflexo da alvorada que raiou em sua vida. “Aqui, encontrei a possibilidade de eu ser quem eu quisesse, seguir o caminho que eu quisesse. Foi um recomeço total. Brasília é um nascer”, finaliza Thati Moura.
Moda Brasília
A coluna deu início à série Moda Brasília em 2021. Toda semana, apresentamos marcas, designers e etiquetas locais, a fim de dar ênfase à moda criada no Distrito Federal, no Centro-Oeste.
O objetivo é compilar iniciativas e empresas que atuam em prol da cadeia produtiva regional de maneira criativa, sustentável e inovadora. Os nomes são selecionados de forma independente pela equipe da coluna, a partir de critérios como diferencial de mercado, pioneirismo e ações que valorizem a comunidade.