Brasileiro Gustavo Silvestre apresenta parceria com Germanier em Paris
A collab resultou em 20 peças que carregam o DNA nacional por meio do crochê. Os tons vibrantes também foram exaltados no PFW
atualizado
Compartilhar notícia
Trajetórias que se conectam: a moda com propósito sustentável e social entrelaçou o caminho dos estilistas Kevin Germanier e Gustavo Silvestre de maneira ímpar. O resultado da sinergia entre a dupla foi refletido em uma colaboração inédita, que acaba de ser apresentada na Paris Fashion Week (PFW), no Palais de Tokyo. As 20 peças, desenvolvidas em crochê, são resultado da participação de algumas alunas trans e refugiadas do projeto Ponto Firme.
Vem conferir!
A collab
A aproximação entre os estilistas surgiu a partir da visita de uma comitiva francesa, a convite da Embaixada da França no Brasil, cujo propósito era destacar iniciativas brasileiras que atrelam sustentabilidade ambiental e social à moda.
“A escola Ponto Firme foi um desses espaços que eles se interessaram e escolheram para visitar e nossa identificação foi imediata. Desde então, estreitamos o relacionamento. Ele [Kevin Germanier] ficou encantado com o nosso trabalho, que mantém uma sinergia com o dele”, contou Gustavo Silvestre em comunicado à imprensa. A partir da aproximação, veio o convite mais do que especial do estilista: produzir uma colaboração para ser apresentada no Paris Fashion Week, na edição de primavera/verão 2023.
Para a parceria, foram produzidas 20 peças desenvolvidas em crochê com os fios Susi, Liza, Barroco e Verano, todos da marca têxtil Círculo S/A, parceira de longa data de diversos projetos de Silvestre. Além disso, as produções contam com miçangas, matérias de descarte e fitas de metal.
O crochê foi escolhido como técnica por um objetivo claro: levar a brasilidade por intermédio do trabalho manual. Os fios que deram vida às peças também carregam o DNA tupiniquim nas cores, que valorizam os tons vibrantes.
Talentos que se destacam
No circuito internacional, Kevin Germanier é um nome que tem recebido muita atenção da moda pela forma como transforma lixo em luxo, a partir da técnica do upcycling. Utilizando como matéria-prima miçangas, tecidos, plumas e outros itens descartados pela indústria têxtil, o criativo constrói peças que exalam originalidade.
A marca homônima foi apresentada ao mundo em 2018, mas, antes mesmo disso, ele já contribuiu com grandes marcas, como Christian Louboutin e Swarovski. Não somente: Germanier coleciona um portfólio estrelado de celebridades que já vestiu suas criações, como Lady Gaga, Björk, Taylor Swift e Kristen Stewart e Sabrina Sato. O mesmo acontece com o Gustavo Silvestre em solo brasileiro. Assim como Germanier, ele já vestiu também algumas celebridades, como Pabllo Vittar, Preta Gil, Anitta e Bruna Marquezine.
Com o projeto e escola Ponto Firme, o estilista e designer brasileiro já desenvolveu coleções com detentos e pessoas em situação de vulnerabilidade social, também reaproveitando materiais e resíduos. Em uma de suas coleções para o São Paulo Fashion Week, por exemplo, um dos destaques foi uma minibolsa criada em crochê a partir de saco de arroz descartado.
“O meu trabalho como estilista e designer, e também junto ao Ponto Firme, tem um forte compromisso com a sustentabilidade e inovação no uso de materiais. Acredito na ressignificação dos produtos, ou seja, dar um novo propósito a um material já utilizado. Temos tantos recursos à disposição, que com criatividade e sensibilidade, podem ser transformados de uma forma incrível”, descreveu Germanier.
Colaborou Marcella Freitas