Brasileira lança curso de desenho de moda em plataforma internacional
Os módulos do Fashion Illustration vão ao ar no dia 21 de maio. Em entrevista à coluna, Carol Gomide entrega detalhes do conteúdo
atualizado
Compartilhar notícia
Carol Gomide é ilustradora, psicóloga e servidora pública. Além disso, é o nome por trás da marca Depois das Quatro, empresa focada em desenhos de moda. Com olhar atento sobre as tendências e dúvidas despertadas pela área criativa, Carol optou por incluir no portfólio um curso que eleva a ideia do croqui como arte. A iniciativa pretende ampliar a visão de que esse trabalho é voltado apenas para a indústria têxtil, além de guiar profissionais, aspirantes e criadores a otimizarem suas habilidades.
Vem saber os detalhes!
Acompanhada por mais de 44 mil seguidores no Instagram, Carol está desenvolvendo seu trabalho fora do Brasil. Atualmente vivendo em Madri, na Espanha, a ilustradora ministra as aulas virtualmente. Com a nova iniciativa, pode lecionar para pessoas de até 40 países, graças ao convite feito pela plataforma internacional Domestika. O curso on-line será lançado no dia 21 de maio, mas o público poderá conferir o trailer de divulgação a partir desta sexta-feira (14/5), no YouTube e nas redes sociais.
Carol Gomide é a primeira brasileira a ser convidada pela plataforma para ministrar as aulas de desenho de moda. O material de fashion illustration é gravado em português, com legendas em vários idiomas, e poderá ser acessado no site e aplicativo da Domestika. Para confirmar as línguas disponíveis, a empresa recomenda que o usuário consulte as informações mostradas na seção Detalhes do curso (CC e áudio), antes de finalizar o investimento.
Em quatro módulos, a ilustradora vai abordar técnicas de criação de croquis e pontuar as formas com as quais esse trabalho vem sendo explorado no mercado nos últimos anos. Uma parte será voltada para fotografia, especificamente para o Instragram, rede social que Carol aposta para divulgar sua empresa. Assuntos sobre arte e moda também foram incluídos na grade.
Para quem curte história da moda, as aulas trazem momentos de estudos e dicas para quem quer continuar pesquisando os tópicos de conhecimentos pontuados nos módulos. “No decorrer do curso, tento desvincular a ilustração de moda do design. São atuações diferentes, e quero deixar isso claro”, conta Carol à coluna, sem esconder a animação.
Quem se inscrever pode conferir sugestões de ferramentas para ilustrar, diretamente com a profissional, que se utiliza das técnicas de aquarela e marcadores. Em conversa com a coluna, Carol sinaliza, por exemplo, o uso do iPad para digitalizar seu material, mas complementa que os alunos não precisam do tablet para praticar.
Depois das Quatro
Natural de Brasília, Carol Gomide começou a desenhar durante a graduação em psicologia. Segundo a profissional, no mesmo período, as pessoas começaram a se interessar pelo seu trabalho. Em 2016, decidiu publicar as ilustrações no Instagram e, em apenas seis meses, já tinha conquistado cerca de 10 mil seguidores.
Os traços e a visão de moda foram guiando Carol para o universo fashion. O primeiro viral da brasiliense na internet foi uma releitura de um look inspirado em Marina Ruy Barbosa, repostado pela própria atriz. Atualmente, vários desenhos são repostados por Zara, Reem Acra e Misha Nonoo, para citar alguns exemplos.
Foi em 2019, contudo, que a jovem começou a profissionalizar as criações e viu a possibilidade de empreender na área. Naquele ano, a Depois das Quatro ganhou registro e e-commerce. Agora, Carol Gomide desenvolve projetos com outras empresas, como a papelaria Printlife, em Barcelona, na Espanha.
No site, as ilustrações são comercializadas, e os clientes podem utilizá-las como quiserem. Entre as opções, estão estampas de camisetas, peças publicitárias ou como item de decoração; o que vale é soltar a criatividade. A profissional também aceita pedidos de marcas.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
A conta na rede social também rendeu convites interessantes para Carol, como o do Fashion Week Madrid. No mês passado, a ilustradora foi chamada para fazer a cobertura do evento pelo Instagram. A ideia foi mostrar a moda de Barcelona a outros públicos, além do espanhol.
Carol Gomide reforça que sua inspiração vem dos momentos e das fotografias que registra ao longo das viagens que faz. Por exemplo, uma revista que recebeu durante a semana de moda. A capa foi transformada em uma arte.
Ela também estuda desenho em aquarela e busca aperfeiçoar seu trabalho em ilustração digital.
“O cenário espanhol é uma inspiração. Muitos dos meus desenhos surgem a partir da arquitetura do país, como da Casa Battló, a Gran Vía e a loja Zara”, comenta.
“Me apaixona ver a moda desenhada nas ruas, em caixas de cosméticos, em porcelanas e decorando ambientes”, finaliza.
Colaborou Sabrina Pessoa