Brasil Eco Fashion Week 2023: veja desfiles da Trama Afetiva e Repassa
Com foco na moda sustentável, a sétima edição da semana de moda ocorreu em São Paulo, entre os dias 7 e 9 de dezembro
atualizado
Compartilhar notícia
Realizado anualmente, o evento Brasil Eco Fashion Week (BEFW) ocorreu em São Paulo, de 7 a 9 de dezembro. Com o propósito de gerar atenção a práticas com responsabilidade ambiental na moda, o tema da sétima edição foi Ecoinovação e Desenvolvimento Sustentável. Entre os destaques, estão os desfiles da plataforma Trama Afetiva, que reaproveita náilons de guarda-chuva, por meio do upcycling; e o desfile do brechó on-line Repassa, com looks montados a partir de peças usadas.
Vem saber mais!
Trama Afetiva
Criada em 2016 como uma plataforma de mudança social, a Trama Afetiva promove ações educacionais e design com guarda-chuvas recuperados de aterro sanitário. Anualmente, a iniciativa integra a programação do Brasil Eco Fashion Week.
Na edição deste ano, o desfile ocorreu na última quinta-feira (7/12), dia da abertura da semana de moda. Batizada de Tudo Pode Acontecer, a coleção apresentada foi produzida ao longo de seis meses. A equipe desenvolvedora foi formada por 32 pessoas: quatro na criação, nove na costura e 10 crocheteiras, além de nove catadoras.
Em entrevista à coluna, Thais Losso, diretora de moda da Trama Afetiva, aponta que cerca de 696 guarda-chuvas foram reaproveitados para os looks revelados na passarela do BEFW. O resultado são criações descontraídas, criativas e focadas no maximalismo.
“Estamos trabalhando com foco no ‘mais é mais’, na contracorrente da grande maioria das marcas sustentáveis, que trabalham com o minimalismo, procurando evitar excessos de matéria-prima e cores. Na Trama Afetiva, como trabalhamos para evitar que o náilon de guarda-chuvas seja descartado na natureza, onde ficaria 30 anos para se decompor, quanto mais material utilizarmos, melhor. E como temos a sorte de utilizar o náilon com estampas e cores variadas, nosso maximalismo se apresenta também nas formas amplas, sobreposições, patchworks, tudo misturado ao mesmo tempo agora”, define Losso.
Repassa
Com uma curadoria especial de peças de segunda mão, o brechó Repassa existe desde 2015. Nesse sábado (9/12), o e-commerce de seminovos desfilou no Brasil Eco Fashion Week, com o tema Brasilidades. No repertório de roupas, calçados e acessórios, foram montados visuais com itens de etiquetas variadas, para representar a cultura diversa do país, por meio do conceito de moda circular.
“Estamos orgulhosos da nossa participação, já que esta é mais uma possibilidade de mostrar que não apenas é possível, mas necessário, reutilizar roupas e prolongar a vida útil das vestimentas, a fim de reduzir o desperdício. Por meio de ações como essa, inspiramos outras pessoas — e marcas — a considerar o impacto de suas escolhas e apoiar atitudes éticas e sustentáveis”, destacou Danilo Martinho, diretor de operações do Repassa, em comunicado.
Brasil Eco Fashion Week 2023
Neste ano, mais de 20 designers foram selecionados para representar as regiões do Brasil e discutir as possibilidades ecológicas no mercado fashion. O calendário de apresentações englobou marcas como Studio Orla, Morada, Sioduhi Studio, Elis Cardim, We’e’ena Tikuna Arte Indígena e Ventana, entre outras.
Sob apoio da varejista Renner, a programação de desfiles BEFW foi realizada no Centro de Convenções Frei Caneca, com entrada aberta ao público. Exposições, salão de negócios e ações de empreendedorismo também foram promovidos no local. Ao longo do cronograma da sétima edição da semana de moda, workshops de capacitação foram oferecidos no Unibes Cultural.