Botas, cor e brilho: Ana Paula Torres adianta trends do inverno 2023
Em entrevista, a designer e empresária fala sobre moda, lembra sua trajetória e revela os próximos passos da própria marca de calçados
atualizado
Compartilhar notícia
Inverno e botas formam a dupla ideal na hora de criar looks certeiros e charmosos. Na hora de escolher o calçado, uma label que aparece com frequência no armário das fashionsitas é a Paula Torres. De olho no sucesso e na expansão da marca, a coluna conversou com a designer e fundadora da etiqueta homônima. Entre cores, couros e shapes, a empresária revela as tendências para o próximo inverno e os passos seguintes da empresa, que, em agosto, celebra 10 anos de operação.
Vem conferir!
Foi no fim da graduação em direito, cursada na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio), que Ana Paula Torres começou a se encantar por moda. Na bagagem, levou a ambição pelos calçados e desembarcou no Rio Grande do Sul, precisamente nas feiras de sapatos do estado, reconhecido como um dos principais polos calçadistas do Brasil.
Radicada em São Paulo, a mineira construiu um DNA forte em handmade. Qualidade, produto, acabamento, tecnologia e pessoas solidificam os pilares da Paula Torres. “Eu tenho uma equipe muito unida e muito boa. Meus principais colaboradores estão comigo praticamente desde o início da marca”, celebra.
Com estética elegante e sofisticada, as coleções são confeccionadas em materiais nobres, com pontuações elevadas. “Para garantir a qualidade dos produtos, investimos em matérias-primas de qualidade. Trabalhamos com o couro napa, tanto o de cabra quanto o de vaca”, revela.
Tendências
Sempre à frente, enquanto os produtos da temporada desembarcam nas lojas, a diretora criativa já está finalizando a produção do próximo inverno. “Estamos terminando o inverno 2022 nas lojas, e eu já estou com o compilado de verão desembarcando nas stores. Meu verão está pronto há cinco meses e já fiz até as vendas nos showrooms“.
“Para a estação, vamos ter muito brilho, tanto em cristais como em metais”, compartilha Ana Paula. A empresária também adianta que os saltos retornam com tudo. “Passamos por uma fase de muita papete, todo mundo mais em casa, mas, agora, a mulherada está voltando para o salto. Também vamos ter gladiadoras e muitas cores, como o verde, tons de caramelo e marrom”.
Para o inverno do ano que vem, que desembarcará nas lojas em janeiro, Ana adianta as tendências: botas, coturnos e, claro, o estilo western, tendência máxima da temporada. “Agora, para as cores, vamos ter muito caramelo! Taxas e recortes na modelagem são outros diferenciais”, endossa.
História
Nascida em Patos de Minas, em Minas Gerais, Ana Paula tem o cargo de diretora de estilo e marketing na empresa. Contudo, começou a carreira criando sapatos para serem vendidos com exclusividade em etiquetas consolidadas no mercado, como Animale, Maria Bonita, Agilitá e Daslu, por exemplo.
Enquanto desenhava e acompanhava a produção dos compilados, foi desenvolvendo a capacidade criativa para dar início a própria marca. Há 10 anos, o encanto por moda se transformou em aprendizado diário.
O primeiro endereço físico ganhou espaço na rua João Cachoeira, no Itaim, em São Paulo. “Foi a minha primeira loja, e até hoje eu faço questão de manter. Não desfaço e não tiro de lá. Começamos como uma sobreloja e, agora, descemos para o térreo”, destaca.
“Iniciamos junto ao Shopping JK Iguatemi e também dei início às coleções colaborativas. Inclusive, no meu primeiro evento no shopping, chamei 10 meninas para cada uma assinar um sapato. Entre elas, estavam Lala Rudge e Fernanda Rolim”, relembra.
Em seguida, a grife se uniu a Alice Ferraz, CEO da agência de influenciadoras Fhits. A parceria, inclusive, permanece até hoje, além do marketing interno da empresa.
Futuro
Em maio, a marca inaugurou a loja física em Brasília. “Apesar de as lojas estarem quase todas concentradas em São Paulo, o DF já era nossa praça, e a gente vendia muito para a capital pelo e-commerce. Bebel Avelar é o nome que está à frente da loja em Brasília e é um passo muito importante por conseguirmos administrar uma loja própria”, conta Ana Paula Torres.
A grife também tem um centro de distribuição em Miami, nos Estados Unidos, que envia para o mundo todo. “Em dezembro ou janeiro de 2023, vamos inaugurar uma loja física na Suíça, em Genebra. Nós já vendemos para lojas multimarcas do mundo inteiro”, completa a empresária.
Serviço
O preview da coleção de verão 2023 está disponível no site Paula Torres, nas lojas físicas e multimarcas de todo o território nacional. Confira os endereços aqui.
O mês de agosto será de celebrações para a etiqueta, devido ao aniversário de uma década da Ana Torres. A partir do dia 10, as comemorações terão início em São Paulo, cidade natal da marca. Em seguida, todas as lojas do país também entrarão no mood, com direito à coleção brilhosa e etiqueta temática, marcada nos sapatos, com status colecionável.
Colaborou Sabrina Pessoa