Bolsa Birkin original da Hermès será destaque em exposição na França
Exposta na mostra Excellence à Française, na França, a primeira bolsa, que é sinônimo de status de luxo, foi criada em 1980
atualizado
Compartilhar notícia
Como forma de celebrar a nova sede da casa de leilão Sotheby’s, a bolsa Birkin original será exposta em uma mostra, intitulada de Excellence à Française, na França, a partir de 30 de outubro. Criada em 1980 por Jean-Louis Dumas, ex-CEO da Hermès, após um encontro com a atriz Jane Birkin, o acessório se tornou um dos principais elementos de status da moda.
Vem conferir!
Birkin: a história
O executivo criou a bolsa com o propósito de auxiliar Jane com mais espaço para guardar coisas do dia a dia. Dumas se inspirou no modelo Haut à Courroies para criar o esboço do novo acessório. Posteriormente, ele presenteou a atriz com um protótipo de couro de bezerro preto e sugeriu que a bolsa levasse o nome da estrela.
Em 1994, Jane Birkin doou o protótipo preto como uma maneira de apoiar a pesquisa sobre a AIDS. Catherine Bernier, que é a proprietária da primeira bolsa Birkin e especializada em artigos de luxo, comprou a peça em um leilão. O valor da negociação não foi divulgado.
A Birkin original só foi exibida publicamente duas vezes. A primeira no Museu de Arte Moderna de Nova York, em 2018, e depois no Victoria and Albert Museum, em Londres, em 2020.
Polêmicas
A bolsa Birkin, de couro e feita à mão, passou a ser vista constantemente em visuais de celebridades e milionários. Ao longo dos anos, a Birkin ganhou novos tamanhos e cores, mas um fato ainda continua o mesmo: a exclusividade para tê-la.
A Hermès só vende a bolsa em lojas físicas, além de ter uma longa lista de espera para quem pretende adquirir o item. Contudo, no início deste ano, uma ação coletiva nos Estados Unidos foi protocolada contra a grife.
De acordo com os documentos judiciais, a marca condicionou a venda da bolsa Birkin à compra de outros itens pelos consumidores. Caso seja comprovada a exigência, a Hermès estaria violando as regras ao vincular a venda de um item a outros.
Produzida em poucas quantidades anualmente, o acessório da Hermès é um dos mais disputados da moda, com lista de espera e regras para poder adquirir. Apesar de ter sido a inspiração e ceder o próprio sobrenome, Jane Birkin não recebia royalties pela bolsa. Contudo, sempre manteve uma relação duradoura com a marca.