Bolsa Bao Bao completa 10 anos e se consagra como peça fashionista
Lançada em 2010, a bolsa ganha novas cores, tamanhos e formas a cada coleção, sem perder a leveza e O design tridimencional
atualizado
Compartilhar notícia
Imagine o encontro do design e da arquitetura em um acessório. O casamento poderia ficar restrito a uma idealização criativa, mas resultou na bolsa Bao Bao. Neste ano, o item celebra uma década de sucesso no mercado, alcançando o desejado título de acessório clássico. Para celebrar a data, a etiqueta japonesa Issey Miake repaginou a bag, reduzindo para apenas 25% da sua escala tradicional.
Vem comigo!
Batizada como Hello Bao Bao, a versão mini foi lançada em uma linha comemorativa que chega às lojas físicas e on-line em agosto. O formato reduzido atende ao modismo das bolsas em tamanhos pequenos, lançadas por grandes grifes de luxo, como Jacquemus, Dolce & Gabbana, Fendi e YSL.
Na era das microbolsas, a aposta da Miake com a Bao Bao segue a tendência do momento. O legado atemporal da peça, porém, comprova que a versão não vai ser uma aposta de investimento para um curto período de tempo, já que a bolsa caminha nas ruas há 10 anos como um acessório cool.
Ao longo dos anos, o acessório passou por diversos ajustes, tamanhos, cores e formatos. Mesmo sendo reinventada, a Bao Bao sempre foi confeccionada em tecidos de malha compostos por pequenos triângulos de polivinil, possibilitando diversas formas e volumes.
Inicialmente plana, as bolsas são desenhadas para tomarem proporções diversas. As estruturas triangulares permitem formas tridimensionais e ajustes de acordo com os objetos que são armazenados no dia a dia. A marca japonesa continua investindo em pesquisas para viabilizar novas versões baseadas na engenharia.
Exposição em Londres
Prevista para reabrir em setembro, a mostra de moda Bags: Inside Out irá expor cerca de 300 modelos de bolsas. Sediada em Londres, no museu Victoria & Albert Museum (V&A), os visitantes irão poder conferir de perto algumas peças e ter acesso à história dos itens indispensáveis na rotina dos fashionistas.
Entre os itens, icônicas bags Birking, malas Louis Vuitton e até uma Bao Bao com tom metalizado. A linha com acabamento espelhado foi lançada nas versões sacola e modelo a tiracolo.
Criação
A bolsa arquitetônica encantou grandes nomes da moda ao longo da sua trajetória, mas, no universo da arquitetura, a Bao Bao era a peça queridinha de Zara Hadid. O modelo desenhado pelo designer Issey Miyake é resultado dos longos estudos, pesquisas e testes que o criativo realizou.
A modelagem 3D foi criada em homenagem à ousada construção do museu Guggenheim Bilbau, por Frank Gehry. O prédio, inaugurado em 1997, tornou-se um ícone arquitetônico, assim como a Bao Bao e demais criações de Issey Miyake, que tomam novas formas ao serem postas sobre o corpo humano.
Com aparência de origami, a bag é símbolo de praticidade. Seu design é inspirado nas obras de Roy Lichtenstein, Julian Opie e Naum Gabo. Enquanto outros seguem as tendências, Miyake é reconhecido pelas criações atemporais, e a Bao Bao Bag é um exemplo disso.
Colaborou Sabrina Pessoa