Blazer sem camisa acrescenta poder aos terninhos femininos
Visto nas passarelas da Semana de Alta-Costura, o truque de estilo foi aposta de várias celebridades nos últimos anos
atualizado
Compartilhar notícia
O debate sobre empoderamento feminino deu nova bossa ao guarda-roupa das mulheres. Depois da era #MeToo, as coleções para esse público ganharam silhuetas soltas e deixaram de mostrar tanta pele. Contudo, entre as fashionistas que adoram um terninho, há quem prefira dispensar a camisa ou a lingerie por baixo do blazer, tendência que acrescenta poder e atitude ao visual. Para o verão, também é uma opção mais fresca, como sugeriram os desfiles da última Semana de Alta-Costura, em janeiro.
Vem comigo conferir algumas inspirações!
Em pleno 2020, nada mais autêntico e libertador do que explorar todas as possibilidades que o guarda-roupa oferece, inclusive quando se trata de silhuetas tradicionalmente masculinas, como os terninhos. Coco Chanel foi uma das pioneiras nesse sentido. Já na década de 1980, a expressão “power dressing” se popularizou para definir o vestuário das mulheres em cargos de chefia, com silhuetas masculinas e estruturadas.
Hoje, a pegada empowerment continua e é atualizada com truques de estilo, como deixar pele à mostra e o blazer desabotoado. Ou mesmo, explorar o decote em V que a peça oferece. Além de dar um ar despojado e quebrar a formalidade do visual, acrescenta confiança e sensualidade. Para quem quer evitar os famosos nip-slips (quando os mamilos escapam das roupas), o truque é investir nas fitas adesivas de dupla face.
Passarelas
Nos shows de haute couture primavera/verão 2020 apresentados em Paris no último mês, a dica de styling surgiu nos desfiles de maisons como Givenchy, Dior, Schiaparelli e Ralph & Russo. Os designers brincaram com modelagens, fluidez dos tecidos e estampas. A top Bella Hadid atravessou a passarela de Alexandre Vauthier com um modelito branco e risca de giz, segurando a ponta do blazer.
Celebridades
Nos últimos anos, várias celebridades riscaram os tapetes vermelhos de eventos badalados apostando na tendência. Jennifer Aniston, Rihanna, Miley Cyrus e Cara Delevingne estão entre as que já aderiram ao truque de estilo.
Conhecida pelo visual com pegada tomboy, Kristen Stewart adora usar tops por baixo dos terninhos e tailleurs, mas, de vez em quando, dispensa a peça de baixo. Normalmente, usa o blazer aberto ou abotoa apenas o primeiro botão.
Kim Kardashian e Blake Lively são outras celebridades que investiram na pegada shirtless com a peça desabotoada. Phoebe Waller-Bridge e Zendaya exploraram o decote em V.
Street style
Durante as semanas de moda dos últimos anos, várias fashionistas foram fotografadas investindo nessa tendência. O truque cai bem em diferentes produções, das modernosas até modelagens mais clássicas; com blazers oversized, mangas desconstruídas, terninhos coloridos ou cores tradicionais.
Os desfiles das quatro principais semanas de moda para o outono/inverno 2020/21 começam no dia 7 de fevereiro, em Nova York, seguindo para Londres, Milão e Paris. Ficaremos de olho para conferir se a tendência vai emplacar no styling dos desfiles de prêt-à-porter da mesma forma que marcou presença nos de alta-costura. Entre as famosas, é um eterno clássico.
Colaborou Hebert Madeira