metropoles.com

Bernardeth Martins promove a moda na capital com o Brasília Trends

Fundadora do Brasília Trends Fashion Week, a empresária Bernardeth Martins vem, há anos, promovendo a moda no Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nina Quintana/Metrópoles @ninaquintana
A imagem mostra a empresária Bernardeth Martins em frente à um telão do Brasília Trends Fashion Week
1 de 1 A imagem mostra a empresária Bernardeth Martins em frente à um telão do Brasília Trends Fashion Week - Foto: Nina Quintana/Metrópoles @ninaquintana

Influente nome da moda no Distrito Federal, a empresária Bernardeth Martins acaba de realizar a 5ª edição do Brasília Trends Fashion Week (BTFW), que ocorreu entre os dias 18 e 20 de outubro. Com o tema Jardim das Esculturas, o retorno anual do evento reafirma o compromisso de estabelecer a cena fashion brasiliense como parte da cultura e economia local.

Vem conhecer!

O ano de 2024 marcou a 5ª edição do Brasília Trends Fashion Week

Conheça Bernardeth Martins

Mineira e filha mais velha de três irmãos, Bernardeth Martins chegou a Brasília aos 15 anos, em 1975, ainda nos primeiros anos da capital federal. O começo de sua vida profissional se deu no Senac, onde cursou Secretariado e Taquigrafia, que garantiu o ingresso no mercado de trabalho até alcançar o cargo de Presidente do Sindicato do Pessoal Local da OIT, uma agência especializada da ONU.

Após permanecer 32 anos na instituição, Bernardeth aposentou-se da agência e, em 2012, fundou o Grupo Cirandinha, no qual atua até atualmente. Pelo selo, a empresária cria coleções de moda infantil e projetos sociais, além de incentivar a moda no Distrito Federal por meio do Brasília Trends Fashion Week.

Bernardeth Martins tem 64 anos

 

A imagem mostra o telão do Brasília Trends Fashion Week com uma modelo na foto de divulgação reproduzida na tela
A iniciativa de Bernardeth proporciona novas oportunidades para estilistas locais

A história do Brasília Trends

Organizado desde 2018 pelo Grupo Cirandinha, o BTFW acontece anualmente para intensificar a capital como uma potência,  reunindo empresários, criadores e entusiastas da moda local e nacional. O evento incorpora desfiles, palestras e, mais importante, a troca entre profissionais e amadores do ramo, que buscam estímulo dentro de um cenário pouco visado na economia da capital.

Afim de conscientizar a indústria e comunidade local como um dos cernes da programação, o Brasília Trends trata de assuntos em alta no mundo da moda. Já na primeira edição, o evento apresentou consultorias sobre imagem plus size, palestras sobre melhor idade (em combate ao etarismo na moda) e outras atividades.

“Brasília tem estilistas maravilhosos e essa moda tem que ser mostrada. É só por meio de eventos como esse que  conseguimos dar oportunidades e inclusão”, afirma Bernardeth sobre o propósito do Brasília Trends.

A imagem mostra uma modelo na passarela. Vestindo um look jeans com retalhos ela olha confiante para a frente
Ao todo, 26 desfiles foram apresentados nesta edição

 

A imagem mostra uma modelo mirim desfilando em uma passarela. Em frente à um telão do evento, a jovem modelo caminha com um top branco e bermuda preta
A moda infantil foi incluída na passarela

 

A imagem mostra uma modelo desfilando. Com um vestido vermelho, a mulher negra caminha sob a passarela olhando para a frente
O desfile do Senac Fashion Lab ocorreu na sexta-feira (18/10)

 

A imagem mostra uma modelo mirim desfilando em uma passarela. Posada ao final da passarela, a jovem modelo dispões sua mão sob a cintura usando uma camiseta regata branca e uma calça com estampa de jornal
O Estúdio Ponto Fashion trabalhou com modelos mirins

Parte principal da semana de moda, os desfiles chegam como a atração que demonstra a força da capital na criação. Desde a primeira edição, o BTFW contou com mais de 85 expositores, prestigiados por mais de 21 mil pessoas.

Para 2024, a convenção de moda retornou com a presença de Luiza e Yasmin Brunet, e abordou temáticas necessárias, como o tráfico humano e empreendedorismo feminino na moda. O tema Jardim da Esculturas, apresentado para a quinta edição, retificou a indústria fashion como parte da cultura ao tratar cada peça de roupa como obras de arte.

“Nós trouxemos o tema Jardim das Esculturas porque acreditamos que a moda é essa mistura, é uma mescla de arte, de sustentabilidade… Queremos mostrar, com as esculturas, que nós podemos fazer o mundo da moda ser mais inclusivo”, explica.

Luiza e Yasmin Brunet foram nomes que participaram desta edição
Luiza Brunet participa da roda de conversa 'Desafios e perspectivas da carreira de modelo e empreendedorismo feminino na moda'
Luiza Brunet, aliás, é madrinha do Brasília Trends Fashion Week

Neste quinto encontro, foram organizados 26 desfiles com a proposta de catapultar a moda local para novos patamares. Os incansáveis esforços de Bernadeth Martins vêm possibilitando o investimento e capacitação dos produtores do Distrito Federal e incluído o quadradinho no cenário nacional.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?