Beetlejuice celebra estéticas punk e gótica em 1988 e 2024
Com o retorno de Os Fantasmas se Divertem aos cinemas, relembre a moda no filme original e veja o que o lançamento promete
atualizado
Compartilhar notícia
Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice, 1988), de Tim Burton, é um dos grandes clássicos do cinema nos anos 1980, graças à estética gótica e ao humor excêntrico que permeiam o filme. Vivos ou mortos, os habitantes de Winter River ganharam a estima do público e influenciaram a moda na cena punk, fenômeno que pode se repetir com o lançamento da sequência do filme, quase 40 anos depois.
Vem saber mais!
O icônico terno listrado em preto e branco do personagem Beetlejuice, interpretado por Michael Keaton, é só um dos looks que marcaram o filme de 1988. Apesar de ser usado principalmente como elemento humorístico, o figurino acaba sendo uma representação da moda gótica, com forte influência do movimento punk que havia se disseminado pela Europa e Estados Unidos quando o filme foi produzido.
A figurinista Aggie Guerard Rodgers desenvolveu roupas que enriqueceram o imponente universo de Tim Burton, que viria a dirigir filmes como Edward Mãos de Tesoura (1990) e A Noiva Cadáver (2005). A personagem de Winona Ryder, Lydia Deetz, se tornou um ícone fashion com seus trajes, predominantemente pretos, com vestidos, rendas e acessórios.
O estilo de Lydia pode ser descrito como uma representação do gótico, resgatando referências românticas e vitorianas. Ela se veste de luto por escolha, afirmando que “Minha vida inteira é um quarto escuro”. Lydia consegue até mesmo incorporar o gótico em seu uniforme escolar, com anágua e botas pretas.
Vale ressaltar que Beetlejuice alavancou a carreira de Winona Ryder e a ajudou a ser conhecida por seu estilo único, que nos anos seguintes transitou entre o grunge e o punk. Décadas se passaram, e quem achou que o fenômeno Beetlejuice havia passado, estava enganado…
O retorno de Beetlejuice
Trinta anos depois do lançamento do primeiro filme, a nova geração conhecerá Beetlejuice com a sequência Os Fantasmas Ainda se Divertem, que no dia 5 de setembro chega aos cinemas brasileiros. A estética gótica já pode ser observada com direta influência do lançamento, como nos looks usados pelas atrizes Jenna Ortega e Winona Ryder para promover o filme. Ortega é um dos novos rostos que passam a integrar o elenco do filme.
Além disso, marcas de moda resgatam essa estética usando como base o retorno ao universo cinematográfico. A Rodarte, por exemplo, apresentou uma coleção cápsula inspirada diretamente no universo dos fantasmas de Tim Burton, que retornou para a sequência, 36 anos depois.
Assim como em 1988, o impacto de Beetlejuice promete ir além das telas, influenciando tendências e marcando a cultura pop. A continuação resgata a nostalgia dos fãs e apresenta essa estética única a uma nova geração, tornando possível o resgate do gótico e do punk na moda atual.