Barreto: conheça a marca de sapatos que não sai do pé das brasilienses
Alta qualidade, conforto e elegância são os pilares da etiqueta, que aposta em matérias-primas nacionais e produção 100% local
atualizado
Compartilhar notícia
Em tempos em que o modismo western ganha destaque na moda novamente, as botas com estilo texano, inspiradas no velho oeste-americano, brilham nos pés das fashionistas. Em Brasília, uma marca se sobressai: a Barreto. A etiqueta de sapatos busca unir elegância, sofisticação e conforto em cada peça do portfólio. No Moda Brasília desta terça-feira (12/7), a coluna conta as inspirações por trás do processo criativo.
Vem ver!
Conforto em primeiro lugar
Nos pilares da Barreto, marca que se denomina premium no setor de calçados, conforto, design e qualidade nas matérias-primas solidificam a estrutura da label. A marca opta por materiais brasileiros e pela confecção 100% local. Focada na qualidade dos sapatos, todo o processo de confecção dos itens é artesanal.
“Hoje, temos um polo brasileiro enorme de sapatos; em Santa Catarina, também; e porque isso não é explorado? Eu percebi que muitas marcas internacionais faziam todo o processo no Brasil e a gente exporta. Então, a gente pode sim produzir um sapato com a mesma qualidade e um valor mais acessível que as etiquetas”, explica Tainah Barreto, fundadora e diretora criativa da Barreto.
Para alcançar uma maior duração dos produtos, as criações são feitas em couro. Cada pele comercializada é devidamente regularizada no IBAMA e conta com certificação CITIES. Trata-se da Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção, assinada pelo Brasil em 1975, para regular de forma eficaz o comércio de espécies da fauna e flora, prevenindo-as do perigo de extinção, quando a ameaça for o comércio internacional.
Barreto
Tainah colocou o DNA literalmente na marca ao batizá-la com seu sobrenome. A seleção das matérias-primas também é feita pela diretora criativa. Atualmente, a Barreto trabalha com couro de vaca, phyton e incluirá o pirarucu no portfólio nos próximos lançamentos.
Com coleções sazonais, a empresa mantém as peças clássicas. Contudo, os modelos são repaginados a cada temporada. Pensando em cada detalhe, os nomes dos calçados homenageiam mulheres.
“Todos têm o nome de uma mulher. Sempre que eu vou fazer um sapato, eu penso em uma identidade, me inspiro em pessoas que eu conheço, parentes e amigas. E, assim, ganham uma personalidade”, revela a fundadora.
Ao lado da diretora comercial Raissa Baeta, presente desde o início da marca, a Barreto já planeja os próximos passos. Com ano no mercado, a Barreto já lançou duas coleções e está produzindo a terceira. Nesse período, a marca mostrou que veio para ficar, conquistando os pés das brasilienses.
Agora, a empresa mira na expansão. Em conversa com a coluna, Tainah revela que em setembro irá lançar a primeira colaboração o designer Marcelo Quadros. A coleção será destinada para o segmento de festas.
Moda Brasília
A coluna Ilca Maria Estevão deu início à série Moda Brasília em 2021. Toda semana, apresentamos marcas, designers e etiquetas locais, a fim de dar ênfase à moda criada no Distrito Federal, no Centro-Oeste.
O objetivo é apresentar iniciativas e empresas que atuam em prol da cadeia produtiva regional de maneira criativa, sustentável e inovadora. Os nomes são selecionados de forma independente pela equipe da coluna, a partir de critérios como diferencial de mercado, pioneirismo e ações que valorizem a comunidade.
Colaborou Sabrina Pessoa