metropoles.com

Balmain: veja como foi o desfile no rio Sena que comemorou 75 anos da grife

Modelos descalços exibiam arquivos de alta-costura da marca, ao som de música ao vivo, enquanto navegavam pela capital francesa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Balmain/Divulgação
Modelo posando com peças da Balmain com a torre Eiffel ao fundo
1 de 1 Modelo posando com peças da Balmain com a torre Eiffel ao fundo - Foto: Balmain/Divulgação

A grife francesa Balmain celebrou seu aniversário de 75 anos em grande estilo com o evento Balmain Sur Seine. No último domingo (5/7), a marca convocou 21 modelos para desfilarem peças icônicas de seus arquivos de alta-costura enquanto cruzavam o rio Sena, em Paris, em um barco. A apresentação, que reuniu moda e dança, teve show ao vivo da cantora francesa Yseult. Além disso, foi uma comemoração ao fim do isolamento social na França e teve inspiração, em parte, no movimento Black Lives Matter.

Vem comigo saber como foi o evento!

Giphy/@olivier_rousteing/Instagram/Reprodução

Promovida pelo diretor criativo Olivier Rousteing, a celebração foi transmitida ao vivo pelo aplicativo TikTok. Segundo a grife, esta foi a primeira live de um evento de uma marca de luxo na plataforma. O barco navegou por trechos de Paris, como a Torre Eiffel, a Pont des Arts e a catedral de Notre-Dame. Enquanto isso, o público da capital francesa acompanhou tudo pelas margens do rio, mantendo o distanciamento social.

Assim como fez Pierre Balmain, ao lançar a silhueta pós-guerra Jolie Madame, em 1945, Rousteing encarou o show como um ato esperançoso em relação à pandemia. “Meu objetivo é e será sempre espalhar um pouco de beleza e amor no mundo em que vivemos”, comemorou no Instagram.

“Há 75 anos, nosso fundador decidiu arriscar-se durante um período incerto e inaugurar sua casa de alta-costura. O que a maison Balmain e seus diretores criativos produziram, década após década, foi um ingrediente-chave ao renascimento do pós-guerra da moda parisiense”, disse Rousteing em comunicado à imprensa. “Estamos felizes em apresentar alguns de seus incríveis e atemporais designs.”

Modelos descalços vestiram produções do próprio Pierre Balmain e contribuições de diretores criativos posteriores, como Erik Mortensen e Oscar de la Renta. Os trabalhos do passado conversaram com algumas das principais contribuições de Olivier Rousteing para a grife durante os últimos 10 anos, também exibidas no evento, como casacos e vestidos de alfaiataria. Os looks incluíram ainda modelitos usados por celebridades como Beyoncé e Kim Kardashian.

Modelos posando com peças da Balmain em desfile no rio Sena
A Balmain armou um desfile no rio Sena, no domingo (5/7), para comemorar seus 75 anos

 

Modelos posando com peças da Balmain em desfile no rio Sena
O evento, liderado pelo diretor criativo Olivier Rousteing, teve 21 modelos com looks icônicos da marca, desde Pierre Balmain até os dias atuais

 

Modelos posando com peças da Balmain em desfile no rio Sena
O barco passou por pontos turísticos de Paris

 

Modelo posando com peças da Balmain com a torre Eiffel ao fundo
Um desses pontos foi a Torre Eiffel. Mesmo celebrando o fim do isolamento social na França, o evento se propôs a seguir medidas de segurança devido ao novo coronavírus, como a distância entre os púlpitos dos modelos

 

Modelo posando com peças da Balmain em desfile no rio Sena
Este foi o primeiro evento de uma marca de luxo a ser transmitido ao vivo no aplicativo TikTok, segundo a Balmain

 

Modelo posando com peças da Balmain com a torre Eiffel ao fundo
A ideia de Rousteing foi trazer esperança, assim como Pierre Balmain fez em 1945, quando lançou a silhueta Jolie Madame após a Segunda Guerra Mundial

 

Modelos posando com peças da Balmain em desfile no rio Sena
A seleção de looks incluiu peças de alfaiataria de Rousteing para a Balmain e também criações de diretores anteriores, como Erik Mortensen e Oscar de la Renta

 

Modelos posando com peças da Balmain em desfile no rio Sena
Os cidadãos de Paris acompanharam tudo pelas margens do rio, mantendo distanciamento social

 

Cantora francesa Yseult em desfile da Balmain no rio Sena
A cantora francesa Yseult garantiu o som ao vivo!

 

Dança, conceito e Black Lives Matter

A dose de arte não ficou só a cargo dos looks e da performance ao vivo. Dançarinos também fizeram coreografias conduzidas por Jean-Charles Jousni. O grupo é o mesmo que participou do desfile da grife em janeiro, na Semana de Moda Masculina de Paris. Todo o conceito do evento flutuante foi desenvolvido por Andrew Makadsi, conhecido por trabalhar com Beyoncé.

“Amo trabalhar em uma grife que me apoia tanto e que se uniu à minha busca pela inclusão e mudanças desde o meu primeiro dia de trabalho”, comemorou Olivier Rousteing. Vale destacar que o show ocorreu na véspera da primeira edição totalmente digital da Semana de Alta-Costura, com maisons como Schiaparelli, Dior e Chanel na programação.

Coerente com os protestos recentes ao redor do mundo, o estilista fez um aceno ao Black Lives Matter. Ele reafirmou a importância de ser um homem negro à frente de uma grife. “Quero mostrar às pessoas que esta era uma casa francesa clássica e hoje sou o diretor artístico dela. Sendo meio etíope e meio somaliano, mostro a diferença entre agora e antes”, contou a um crítico da Vogue britânica.

Dançarinos em desfile da Balmain no rio Sena
Além de música ao vivo e arquivos de alta-costura, o evento flutuante teve dança

 

Dançarino em desfile da Balmain no rio Sena
As coreografias são de Jean-Charles Jousni

 

Dançarinos em desfile da Balmain no rio Sena
Com o evento, Rousteing também celebrou o fato de ser um diretor criativo negro à frente de uma grande marca de luxo

 

Modelos posando com peças da Balmain em desfile no rio Sena
Um close neste look moderno de alfaiataria

 

Modelo posando com peças da Balmain em desfile no rio Sena
O conceito do show foi concebido por Andrew Makadsi, conhecido por trabalhar com Beyoncé

 

Cantora francesa Yseult em desfile da Balmain no rio Sena
Paris é a cidade natal da Balmain e do próprio Olivier Rousteing

 

Ligação com Paris

Rousteing aproveitou a oportunidade para destacar o apreço que tem por Paris, sua cidade natal. A própria Balmain é muito ligada à capital francesa, onde foi fundada. “Paris é muito mais do que suas famosas avenidas, elegantes pontes e arquitetura icônica. É a mistura de refinamento, liberdade, diversidade e criatividade da Ville Lumière de hoje, que inspira a mim e minha equipe enquanto trabalhamos em nossas coleções”, destacou.


Colaborou Hebert Madeira

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?