Após acusação de pedofilia, Balenciaga lança saia de toalha e viraliza
Depois de tempos turbulentos, a grife espanhola retomou ao posto de marca mais falada nas redes sociais devido ao novo item polêmico
atualizado
Compartilhar notícia
Não é de agora que a Balenciaga é conhecida por criar momentos para dar o que falar na web. Contudo, após uma séria crise da grife devido ao uso de imagens de crianças com itens fetichistas em campanha, que gerou até acusações de pedofilia, a etiqueta perdeu relevância perante o público. Em nova tentativa de deixar para trás o episódio negativo, a marca espanhola lançou, nesta semana, mais uma peça para viralizar.
Vem entender!
A saia de toalha
A nova peça da Balenciaga, apresentada como parte da coleção Resort 2024, chama atenção não apenas pela estética quase que cômica, mas também por ter uma abordagem unissex. Composta por um tecido que se assemelha a uma toalha, a saia é equipada ainda com um cinto ajustável e uma fivela escondida.
Com o lançamento, é possível ver a vocação da Balenciaga para explorar e desafiar as expectativas convencionais da moda mais uma vez. A partir da nova criação ousada, a grife certamente conseguiu atrair, novamente, a atenção de quase toda a internet.
Outras peças da Balenciaga que viralizaram
Nos últimos anos, a grife espanhola ficou conhecida na web por lançar inúmeros itens para lá de esquisitos. Tênis desgastado, bolsa de saco de lixo e Crocs de salto foram algumas das peças que repercutiram.
Por meio de um toque singular — e um bom olhar para o marketing —, a etiqueta de fato deixou um legado na moda com artigos de luxo que também exercem papel de crítica social. Em todo excesso, porém, existe uma falta. No fim de 2022, para a Balenciaga, a inconsciência dos limites quando o assunto é a infância foi o que levou a grife a uma possível ruína.
Relembre a grande polêmica
Há um ano, a reputação da Balenciaga foi manchada após a marca divulgar uma campanha com crianças em um cenário repleto de itens que remetem ao sadomasoquismo, vertente que, na psicologia, busca prazer no sexo por meio da dor.
Na época, as redes sociais foram infestadas por detalhes encontrados nas fotos com os menores de idade, como um dos ursinhos com uma calcinha de renda preta e tiras de couro. O público então providenciou o “cancelamento” da grife.
O retorno da Balenciaga com os holofotes voltados para um novo item que ninguém precisa é, de novo, uma tentativa de brincar com a moda, porém, seria essa uma maneira de fazer todos esquecerem o que gravemente ocorreu no passado? Que essas peças inusitadas agora fazem parte do DNA da grife é fato, mas a sociedade está preparada para fingir que não existiram sérias acusações à marca e retomar a exacerbada visibilidade dela na web? O tempo mostrará.