Balenciaga renova contrato de designer acusado de apologia à pedofilia
Como chefe de criação da Balenciaga, o estilista Demma Gvasalia acumula polêmicas que contrariam a proposta original da grife
atualizado
Compartilhar notícia
Em uma entrevista dada por Demna Gvasalia ao WWD logo após o desfile de primavera 2025 no Paris Fashion Week, a etiqueta de moda Balenciaga confirmou que renovaria o contrato com o estilista para o cargo de diretor criativo. Envolta de polêmicas, a colaboração coleciona momentos que quase colocaram o nome do estilista georgiano em cheque.
Vem entender!
Fundador da Vetements, ao lado de seu irmão Guram, Demna Gvasalia foi nomeado diretor criativo da Balenciaga, sucedendo Alexander Wang, que foi em busca de estabelecer sua própria etiqueta no mercado. O processo de desligamento de Demma da Vetements por si só já pode ser considerado polêmico, pois a atitude de abandonar a marca colaborativa despertou uma rixa entre os irmãos, que hoje se acusam mutuamente de plágio.
Já no primeiro desfile pela grife espanhola, Demna foi criticado por manter um costume de sua antiga casa, que montava o casting de modelos com baixa diversidade, focado em pessoas brancas e magras. Apesar da observação, a coleção foi bem recebida, vista como um respiro em meio ao comodismo nos looks sóbrios da moda da época.
Acusações de plágio
Fora os casos de família entre os irmãos Gvasalia, a Balenciaga recebeu diversas acusações de artistas que se sentiram copiados pela etiqueta nos últimos anos. Entre as cobranças, está a da então estudante de moda Tra My Nguyen, que cobrou a grife por ter compartilhado imagens de projetos semelhantes aos enviados por ela para a marca.
A artista havia se candidatado para uma uma vaga dentro da etiqueta e, como validação, apresentou um portfólio com os trabalhos anteriores. O plágio envolveria um projeto no qual Nguyen dispôs diversos tecidos estampados sob uma motocicleta. Pelo Instagram, a Balenciaga respondeu à acusação afirmando que a publicação “não era baseada em nenhum artista”. O post não se encontra mais disponível no perfil da marca.
Outra briga, que, desta vez, ganhou uma repercussão mais cômica, envolveu a Ikea, loja de móveis e decorações, e a marca espanhola. Segundo a Ikea, a Balenciaga teria lançado uma cópia da Frakta Bag. A sacola de compras da multinacional é feita por um plástico azul com o logotipo da Ikea na alça, já a versão da Balenciaga vinha em couro, porém com a mesma tonalidade azulada, ambas em modelo tote bag.
Apesar da semelhança, não houve processos oficiais entre as empresas, pois a Ikea resolveu usar da situação para promover o seu modelo. Em uma publicação feita no Instagram, a multinacional fez uma indireta ao sugerir que o consumidor “compre a original por apenas US$ 0,90”, ironizando a versão da Balenciaga que custava US$ 2.145.
Apologia à pedofilia
Contudo, o caso mais polêmico envolvendo a marca ocorreu em novembro de 2022, em razão de uma campanha da grife que ultrapassou os limites da bizarrice. A promoção para linha de objetos gift shop chocou o mundo da moda por apresentar um conteúdo com alusão ao abuso infantil.
Como se não bastasse, outra propaganda divulgada dias depois incluía no cenário um documento sobre pornografia infantil, emitido pela Suprema Corte dos Estados Unidos no ano de 2008, e outro material com um livro do pintor Michael Borremans, conhecido por obras explícitas envolvendo crianças e adultos. Assim que divulgadas, as imagens causaram revolta e proporcionaram o momento mais crítico da marca desde o retorno.
Em comunicado, a empresária Kim Kardashian afirmou ter reavaliado sua relação com a Balenciaga após o ocorrido, enquanto a marca expressou repudiar qualquer tipo de abuso sexual e infantil, além de abrir um processo contra os envolvidos na produção das campanhas. A reputação profissional de Demna, no entanto, ficou marcada, pois, no mesmo mês, o designer perdeu a honraria do Business of Fashion com o prêmio Voices 2022 após a polêmica.
Demna e Balenciaga
Apesar dos pesares, o trabalho de Demna segue entregando coleções que mantêm o nome da Balenciaga relevante para o mundo da moda. Seja pelas polêmicas ou pelos projetos que brincam com o luxo, como um tênis completamente rasgado ou bolsas de pacote de salgadinho, as criações do designer continuam oferecendo um retorno positivo para a grife.
No fim das contas, todas as polêmicas desde a entrada do diretor criativo serviram para posicionar a marca como uma das mais influentes da geração. Hoje, a Balenciaga preza mais pelos cliques e curtidas do que pelos designs criativos e inovadores.