Autenticidade marca os 13 anos da joalheria Vânia Ladeira na capital
Referência na produção de joias, a marca celebra mais um ano com nova coleção, intitulada Egrégora. Confira
atualizado
Compartilhar notícia
Oriunda da Universidade de Brasília (UnB), Vânia Ladeira é referência de qualidade em joias na capital federal. Ao longo de 13 anos, ela mantém a joalheria, que leva o seu nome, com peças exclusivas. Adepta do modo slow fashion, a designer enxerga suas criações como arte. Para celebrar o aniversário de 13 anos da marca, ela lança uma nova coleção, intitulada de Egrégora.
Vem conhecer!
Há mais de 20 anos, a mineira Vânia Ladeira escolheu Brasília como a cidade para ser o seu abrigo. Formada no curso de artes plásticas, ela encontrou em matérias-primas, como ouro e prata, a forma de expressar o seu talento.
Na capital, Vânia Ladeira concentra em seu ateliê a produção das joias desde 2009. Todas são criadas, desenhadas e confeccionadas por ela. A designer identifica que enfrentou diversos desafios, conquistas e aprendizados ao longo do tempo.
“As crises econômicas sempre estão presentes e impactando os negócios. Sofri um assalto na joalheria em 2018. Foi um desafio bastante grande superá-lo, e mal sabia que outro desafio maior ainda estaria por vir, a pandemia!”, conta em entrevista à coluna.
“Como artista e designer, eu sinto cada vez mais forte o meu propósito de trazer beleza para a vida das pessoas. Como ser humano, eu me tornei mais forte e resiliente”, acrescenta Ladeira.
Coleção Egrégora
Se sobressair em um mercado de joias como o de Brasília não é uma tarefa fácil. Vânia Ladeira acredita que a formação em artes plásticas é um dos diferencias que a fazem se destacar. “Desenvolvo joias de forma única e exclusiva, como obra de arte. Além de dar a possibilidade de acompanharem, no ateliê, todo o processo de confecção das alianças. Desde o desenho, da liga, do metal, até o acabamento final”, elenca.
Como uma forma de homenagear e agradecer ao público brasiliense pelos 13 anos de confiança, a designer criou uma nova coleção, intitulada de Egrégora. As paletas de cores são suaves. As gemas preciosas têm lapidações arredondadas e brilho sutil.
“A minha paixão pela natureza fez com que eu incluísse os insetos e flores exóticas como inspiração. Os brincos têm a inovação de não ter tarraxas, além de serem bastante práticos, modernos e inusitados. O resultado foi uma coleção de bastante suave, com design inovador e arrojado ao mesmo tempo”, evidencia.
Os próximos 13?
Em 13 anos da Vânia Ladeira Joias, a artista sempre fica ainda mais apaixonada pela última coleção criada. “Mas a Wabi Sabi, feita com o mínimo de recursos financeiros, é repleta de significado e beleza”, recorda. Para os próximos 13 anos, a joalheira quer construir mais momentos.
“Penso em ser a cada dia mais conhecida por fazer joias sob encomenda. Essas joias têm muitos significados, eternizam momentos, tornam os sonhos das pessoas palpáveis e passam bem longe de ser consumismo”, finaliza.
Moda Brasília
A Coluna Ilca Maria Estevão deu início à série Moda Brasília em 2021. Toda semana, apresentamos marcas, designers e etiquetas locais, a fim de dar ênfase à moda criada no Distrito Federal, no Centro-Oeste.
O objetivo é apresentar iniciativas e empresas que atuam em prol da cadeia produtiva regional de maneira criativa, sustentável e inovadora. Os nomes são selecionados de forma independente pela equipe da coluna, a partir de critérios como diferencial de mercado, pioneirismo e ações que valorizem a comunidade.
Colaborou Luiz Maza