Athleisure: como as marcas se adaptam à rotina da “geração saúde”
A ascensão do athleisure como símbolo de uma geração acelerada e focada no bem-estar redefine a moda e é um desafio para marcas de roupa
atualizado
Compartilhar notícia
A busca por um estilo de vida mais saudável tem se tornado o foco entre jovens brasileiros, com exemplos de rotinas fitness sendo amplamente divulgados nas redes sociais e, consequentemente, a estética athleisure tomando conta do vestuário da geração. Esse estilo de vida influencia a forma de se vestir, e os impactos já podem ser percebidos na indústria da moda com a união de estilo, conforto e performance.
Vem saber mais!
Athleisure, a moda de uma geração acelerada
Se comportando como uma “geração saúde”, a Gen Z é o grupo etário mais ativo fisicamente, de acordo com estudo feito pela Brain Inteligência Estratégica. Na moda, podemos perceber a ascensão do athleisure, estilo que mistura roupas esportivas com peças do dia a dia. Tênis, leggings, tops esportivos e jaquetas corta-vento deixaram de ser itens exclusivos da academia e ocuparam a faculdade, o escritório, cafés e bares.
Essas peças podem ser combinadas com itens mais casuais, criando looks versáteis. Rapidamente, marcas de moda perceberam o movimento e estão em busca de se adaptar na criação de peças que sirvam a diferentes cenários. A grande novidade, contudo, não se limita aos designs, mas está também no uso de tecnologias que contribuem na adaptabilidade das roupas.
A Texplay, plataforma de capacitação de pequenos e médios confeccionistas e profissionais da moda, reconhece essa mudança de comportamento: “Nós identificamos que a busca por um estilo de vida mais saudável é uma força de transformação da moda atual”, afirma Karin Hellen Froehlich, idealizadora da plataforma.
Entre as propriedades mais usadas na disseminação do athleisure, estão peças que regulam a temperatura corporal, absorvem a umidade e oferecem proteção UV.
“A evolução na moda esportiva não se trata apenas de estilo, mas de um compromisso com o bem-estar e com o auxílio real ao desempenho, em que cada peça serve como uma ferramenta que potencializa o treino e o estilo de vida ativo do consumidor”, continua Froehlich.
Uma rotina acelerada, com pouco tempo entre trabalho, estudo e atividades físicas, também tem seu impacto. Roupas que exigem menos manutenção, como tecidos que não amassam e peças de fácil lavagem se tornam um atrativo para a correria do dia a dia, como explica a idealizadora da Texpay Carla Schork.
“A rotina moderna exige versatilidade e praticidade, e isso é refletido na crescente demanda por essa moda mais adaptável. Peças que secam rápido ou não precisam de passadoria, por exemplo, são ideais para quem tem uma rotina acelerada e deseja manter a praticidade em todas as etapas”, compartilha Schork.
A moda sempre acompanha as novidades propostas pela sociedade, e não seria diferente ao se tratar de uma geração cada vez mais engajada em uma rotina ativa e saudável, ao mesmo tempo em que cada segundo conta para a produtividade do dia a dia. Por isso, o surgimento do athleisure faz as marcas desenvolverem peças versáteis, confortáveis, com tecnologias inovadoras e produzidas de forma sustentável, como apostas para conquistar esse público.