Artista inglês faz sucesso com trocadilhos fashion no Instagram
Campanhas de marcas de luxo e fotos de celebridades da moda ganham paródias sob o olhar do designer Freddie Smithson
atualizado
Compartilhar notícia
Um pouco de diversão é tudo que muitas pessoas desejam durante o isolamento social. Para quem adora novidades sobre arte e moda, perfis de artistas no Instagram são uma ótima distração. Especialmente aqueles com a dose de humor que o momento tenso pede. Um deles é o do diretor de arte inglês Freddie Smithson (@freddiemade), que cria trocadilhos hilários com campanhas de moda e celebridades fashionistas.
Vem comigo conferir!
Sob o olhar do designer, personalidades como a rainha Elizabeth II, Donald Trump e as gêmeas Olsen ganham paródias caricatas e repletas de referências de moda. Tudo é publicado no perfil do diretor artístico, que trabalha para a Burberry e também cria artes digitais para outras marcas. De “meme em meme”, sua conta no Instagram conquistou mais de 133 mil seguidores.
O feed de Smithson é recheado de colagens da rainha usando produções ousadas. Entre elas, um vestido amarelo de cauda longa, usado por Rihanna no Met Gala. Um dos memes mais famosos dele é o viral “Meryl Street”, que mostra a icônica atriz em cima de um telhado vestindo peças de streetwear.
Jennifer Lopez se transforma em uma releitura do famoso Homem Vitruviano, desenho de Leonardo da Vinci. A invasão de uma humorista no desfile de primavera/verão 2020 da Chanel vira propaganda para o perfume Chance, da marca francesa. Com a pandemia do novo coronavírus, a quarentena também rendeu montagens no perfil do artista.
Smithson tem experiência como diretor de arte em várias marcas de moda e beleza, como contou à Vogue. Seu trabalho migrou de maneira mais intensa do analógico para o digital em 2014, quando passou a investir mais em montagens e GIFs. A ideia de levar tudo para o Instagram veio em 2015.
Hoje, ele é conhecido pelas imagens que reúnem humor e nostalgia. Segundo o artista, tudo começou com uma brincadeira com os looks coloridos de Elizabeth II, já que ele adora o uso de tonalidades na moda.
As postagens humorísticas ficaram mais frequentes em 2017, quando Rihanna republicou três montagens do profissional do Photoshop; todas com a monarca britânica usando looks icônicos da cantora, com chapéu e tudo.
Ao tabloide Evening Standard, Freddie Smithson disse que a intenção de suas colagens é que sejam divertidas e fáceis de entender. “Em um mundo saturado de negatividade, gosto de poder fazer as pessoas sorrirem, mesmo que por um segundo”, comenta. Ele também deixa claro que seu trabalho vai muito além das paródias.
“Reinterpretar logos de grifes não é uma grande parte do meu trabalho, mas é algo que eu gosto de experimentar. Conheço muitos designers e marcas que fazem a mesma coisa com muito sucesso. Nesse sentido, acho que definitivamente pode ser um negócio”, observa.
Na opinião de Smithson, as pessoas gostam de coisas simples com as quais se identificam. “Acho que isso está tornando obras de arte acessíveis para o consumidor comum que, de outra forma, poderia não se interessar”, avalia.
Ideias criativas trazem diversão aos dias de quarentena e à própria indústria da moda. Nas redes sociais, um exemplo atual disso é o perfil Working From Home Fits, que reúne looks dos seguidores que estão trabalhando de casa, com visuais lúdicos e coloridos. Aproveite para conferir!
Colaborou Hebert Madeira