Artigos de couro: conheça cinco novas marcas brasileiras para investir
Que tal escolher uma peça durável em vez de várias que se desgastam rápido? Bolsas, cintos e carteiras são itens com ótimo custo-benefício
atualizado
Compartilhar notícia
As marcas de fast fashion, como C&A e Renner, são ótimas opções de compra para peças atemporais ou até para tendências do momento. Porém, no quesito acessórios de couro, essas empresas ainda não conseguem oferecer produtos feitos com o material que tenham qualidade a um preço acessível. Hoje, a Coluna Ilca Maria Estevão reúne cinco novas marcas nacionais que tem o couro como a principal matéria-prima de seus produtos.
Vem conhecer!
O couro é um material nobre e durável que pode perdurar décadas. Não à toa, é usado para confecção de bolsas, carteiras e sapatos de grandes grifes como Louis Vuitton, Chanel e Hermès. Justamente por serem itens de luxo, não são acessíveis a maior parte da população. Ainda assim, é possível investir em artigos de melhor qualidade.
Marcas novas e brasileiras – a maioria com produção limitada, tendo como base o slow fashion – estão se destacando por trabalharem o couro tanto em designs atemporais quanto em estéticas mais arrojadas. Acima de tudo, a ideia principal é investir em uma peça mais cara que possa durar por anos ao invés de comprar diversas bolsas baratas que estragam com o uso constante.
Maria Tangerina
O primeiro nome que merece destaque é a Maria Tangerina, marca paulista de bolsas veganas. A etiqueta, fundada em 2013 por Pri Cortez, privilegia a mão de obra e os negócios locais para o seu funcionamento, desde a fábrica de tecidos até o contador que organiza o financeiro. No site, eles explicam toda a cadeia de produção e o custo dos itens.
Justamente por ser livre de crueldade animal, a etiqueta não trabalha com couro. Os seus produtos que parecem ser confeccionados com o material são na verdade feitos de laminado sintético, uma alternativa sustentável ao tecido tradicional.
Pége
É com um mix de peças atemporais e versáteis com outras bem diferentonas que a designer Patricia Giufrida toca a Pége. No site e na loja física da marca, em São Paulo, é possível encontrar cintos e porta-cartões minimalistas e elegantes e até sapatos com estampa vichy e zebra.
Escudero
Um dos nomes mais consolidados do mercado nacional, a grife comandada pelo casal Clara Tarran e Renato Pereira tem um portfólio amplo de bolsas minimalistas e autorais. Desde 2019, levaram a expertise com o couro para sapatos que refletem a estética da Escudero: chique e atemporal, mas com toques de bossa brasileira.
João de Barro Botinas
“Cuide mais, compre menos, faça durar” é o lema da João de Barro, marca paulista fundada em 2013 por Luiza Navarro. O negócio, que começou apenas com as botinas, atualmente oferece diferentes calçados, bolsas e acessórios. Além dos artigos em couro tradicional, a etiqueta também possui peças em couro vegano.
Par Par
A Par Par nasceu da vontade das irmãs Denise Waksman e Elizabeth Katz de criarem uma marca original de bolsas estruturadas e geométricas em couro. Com cinco anos no mercado, a etiqueta já consolidou uma rede de clientes e uma gama de produtos variados que vão desde bolsas transversais para o dia a dia até clutchs especiais para festas e eventos.
Como dito anteriormente, acessórios confeccionados em couro costumam ter um preço mais elevado, mas o custo-benefício pode compensar a longo prazo. A dica é começar com peças versáteis e atemporais que possam ser usadas sempre e, assim, acabem “se pagando”.
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, siga @colunailcamariaestevao no Instagram. Até a próxima!
Colaborou Carina Benedetti