Artemisi: como a etiqueta brasileira vestiu Katy Perry e marcou a moda
Liderada pela estilista capixaba Mayari Jubini, a marca se destaca no cenário fashion com peças exclusivas e inovadoras
atualizado
Compartilhar notícia
A marca de moda Artemisi, criada pela designer de 29 anos Mayari Jubini, tem ganhado cada vez mais destaque e conquistado um lugar de prestígio na indústria da moda. Com peças exclusivas, feitas sob medida, a etiqueta rapidamente se tornou uma queridinha entre fashionistas e celebridades — inclusive internacionais. Em entrevista à coluna, a estilista fala sobre a própria trajetória e o impacto das criações no universo fashion.
Vem conferir!
O começo da carreira de Mayari Jubini
Formada em design de moda, Mayari Jubini sempre quis ter uma marca de roupas. Nascida no Espírito Santo, ela enfrentou muitos desafios no início da carreira. Em 2019, após a morte do pai, a jovem decidiu criar a Artemisi como uma forma de amparar a família, além de realizar o próprio sonho.
“Eu vim para São Paulo com o intuito de trabalhar e depois criar a minha marca, que foi o que eu fiz. Tudo isso já fazia parte dos meus planos. Porém, eu percebi que nunca ia chegar o momento certo, porque nunca iria chegar o momento em que eu iria ter, de fato, o investimento necessário para criar a Artemisi. Então, se eu ficasse esperando, eu nunca ia fazer. Aí eu percebi que eu tinha que dar um jeito, né? Então, eu fiz, mesmo com todos os empecilhos do mundo.”
Sem um investimento significativo para iniciar o projeto, Jubini decidiu superar os obstáculos. No começo, ela adquiria materiais em pequenas quantidades, mas continuava a criar as peças com dedicação e paixão. “Nossa, só de lembrar como era… eu tinha que comprar o tecido, e aí tinha que voltar para comprar outro pedaço, porque não dava nem para adquirir uma metragem grande”, relata.
Com a determinação de não esperar pelo momento perfeito ou pelo investimento ideal, ela deu vida à Artemisi. O resultado foi uma marca que, desde o início, chamou a atenção de diversas personalidades devido às criações diferenciadas e conceituais.
As peças da Artemisi
A Artemisi rapidamente se destacou no cenário da moda e, mesmo diante da pandemia da Covid-19, a trajetória foi alavancada. “Eu pensei ‘gente, se deu certo na pandemia, imagina quando acabar a pandemia’. E foi o que ocorreu. Já fez muito sucesso logo depois que eu lancei. Dois meses depois, a Pabllo Vittar já estava usando. Daí chegou a Ludmilla e a Luísa Sonza, e assim vai”, conta a designer.
A marca, caracterizada por peças de high fashion, mistura tecnologia e design de alto padrão para entregar looks marcantes ao público. Mayari Jubini utiliza uma variedade de técnicas para encantar os olhos de quem as vê, como peças 3D, de metal, de resina, com cristal moldado manualmente e com pintura artesanal. Assim, ela garante que cada criação seja única e de qualidade.
“No começo eu fazia roupas mais comerciais, que vendiam no site. Só que ainda assim tinham uma pegada mais diferente, mais conceitual e mais especial. Então, isso acabou chamando atenção dos artistas desde o começo. Com isso, eles foram usando e, conforme o tempo foi passando, me pediam cada vez mais. Aí eu fui migrando para o trabalho sob medida, que hoje é o lado exclusivo da Artemisi”, ressalta a jovem designer.
“Arte” é a principal parte do nome da etiqueta. Não à toa, a estética que caracteriza as roupas produzidas é dramática e conceitual. Jubini conta que, para chegar no marco óptico, ela sempre buscou inspiração fora do mundo da moda.
“Arte é uma grande paixão para mim desde quando eu era muito nova. Eu entrei nesse mundo sem querer, porque não era algo que estava ali no meu cotidiano. E também não tive muitas referências, porque não tinha ninguém da área ao meu redor, mas eu acabei tendo contato por meio da literatura, do cinema, aí eu juntei o útil ao agradável. Eu já desenhava e dizia que seria estilista, e como a arte sempre me afetou tanto, foi algo que me inspirou, e inspira, na hora de criar.”
Essa abordagem resultou em peças que são verdadeiras obras de arte, e que celebram as mulheres para despertar confiança nelas. A marca não se limita a um estilo específico, e abraça sempre a inovação e a exclusividade em cada peça.
“Eu vejo muito da minha história nas minhas peças. Então, eu acho que é um conjunto de coisas que me fizeram ser quem eu sou. Isso acaba refletindo nas peças também. E eu acho que todo mundo compra justamente por conta disso: são coisas muito específicas”, afirma a estilista.
Famosos que já usaram Artemisi
Com tanto trabalho para promover uma moda não convencional, a Artemisi não passou despercebida pelas celebridades. Poucos meses após o lançamento da marca, personalidades como Bianca Andrade, Sabrina Sato e Gabriela Prioli já estavam usando peças criadas por Mayari Jubini.
Esse reconhecimento inicial impulsionou a etiqueta, que passou a ser procurada por ainda mais figuras notáveis: Demi Lovato, Dulce Maria, Julia Fox e Katy Perry são fashionistas que escolheram usar visuais da Artemisi. Segundo Jubini, as equipes de algumas dessas artistas entraram em contato diretamente com ela para adquirir os looks.
“As equipes delas [de Demi e Katy] me enviaram um e-mail, e todas elogiaram as peças. E para se ter ideia, eu nunca tive assessoria de imprensa, que é quem geralmente faz essas conexões. Então, assim, se compram o produto, é porque ele é forte. Por que a Katy Perry e as demais quiseram usar Artemisi? Porque são artistas gigantes que querem usar looks também gigantes. Looks grandiosos e exclusivos, algo único”, reflete a diretora criativa.
O fato de que a conexão entre a marca e as celebridades ocorreu de forma orgânica é algo que Jubini quer reforçar sempre, porque mostra a intensidade e o apelo das criações da Artemisi: “Elas querem talento, e é o que eu ofereço. É literalmente algo que você não vai encontrar em qualquer lugar. E elas ainda fazem questão de pedir, mesmo vindo do Brasil, que é superlonge; a logística é complicada e cara. Existem vários fatores que poderiam ser empecilhos, mas não são porque elas simplesmente querem a roupa.”
Para a estilista, a beleza da moda está no processo do trabalho. “Está no dia a dia e na constância em aprimorar técnicas diferentes. Minha peça chegou na Katy Perry, porque teve muito trabalho meu antes. E aquele resultado tão grandioso da peça conseguiu atingir alguém como a Katy Perry. O produto já era grandioso antes de alguém como ela usar. E é por isso que chegou nela”, avalia.
Em relação a famosos que gostaria de vestir ou que teria como objetivo para cumprir na carreira, Mayari Jubini fortalece a ideia de que a Artemisi por si só é um propósito. “Tem artistas que eu amo e óbvio que seria maravilhoso, mas não sei se é uma meta, sabe? Eu nunca vou falar ‘cara, eu sonho com isso’, porque tudo eu acho que dá para fazer, mesmo sendo distante, tanto que aconteceram tantas coisas surreais. Então, eu acho que a meta é expandir cada vez mais para atingir pessoas grandiosas no geral”.
Quando questionada se existe alguma peça favorita ou mais especial que já criou, a estilista é clara e direta: todas possuem um carinho igual por cumprirem o quesito “impactante”. “Se você olhar o meu desfile, não tem um look fraco. São todos visuais fortes, porque eu não queria looks medianos. E acho que é por isso que eu não tenho um preferido. Todos têm suas referências e envolvem estudos e pesquisas para usar técnicas diferentes. A marca trabalha com isso. Não vai ter um look mais ou menos nunca”, garante.
De itens surrealistas a looks jeans totalmente fora dos padrões, Jubini mostra que sabe fazer moda com maestria. Para ela, é essencial trabalhar as particularidades de cada material, com ampla variedade de técnicas.
A estilista ressalta a singularidade que procura na hora de criar: “A Artemisi trabalha com high fashion, que é algo que acabou se perdendo um pouco na moda, principalmente no Brasil. Claro que tem marcas e estilistas trabalhando com esse intuito, mas isso foi algo que declinou, né? É muito comum, hoje, você ver peças com outro propósito, seja mais comercial, mais simples, mais básico. E aquela roupa criativa, que realmente tem ali o seu design, a sua personalidade, é o tipo de roupa que eu acredito que a Artemisi faz.”
A trajetória de Mayari Jubini é um exemplo de como paixão, dedicação e criatividade podem transformar sonhos em realidade. Com peças exclusivas e inovadoras, a Artemisi conquistou um lugar de destaque na moda brasileira — e internacional — ao vestir celebridades e se tornar referência quando o assunto é high fashion.
Como conselho, a estilista deixa um recado: “Não se apegue ao glamour. Ele é um pedaço muito pequeno de um trabalho imenso, de um estudo e de uma pesquisa. O glamour é consequência. Se você quer entrar no mundo da moda por conta disso, você vai ser só mais um.”