Referência abstrata: Vans e Museu de Arte Moderna de Nova York criam collab
Com roupas e tênis, a parceria inédita tem o objetivo de celebrar a rara coleção de arte do MoMA, desenvolvida nos últimos 100 anos
atualizado
Compartilhar notícia
A mais nova collab do mercado é uma união entre a marca original de esportes Vans com o Museu de Arte Moderna (MoMA), um dos mais importantes centros culturais do mundo, localizado em Nova York (Estados Unidos) e dedicado à vertente contemporânea. O resultado é uma série de produtos que são obras de arte, literalmente.
Vem comigo conferir!
Os fãs da Vans devem se lembrar da coleção impressionista feita em parceria com o Van Gogh Museum de Amsterdã, em 2018, com produtos inspirados nas pinturas do artista holandês. Seis obras inspiraram a linha, de edição limitada, composta por 16 itens.
A collab com o MoMA também promete. “Já lançamos colaborações com artistas contemporâneos, como Robert Williams, John Van Hamersveld, Takashi Murakami, KAWS, Ron English. Mas esta é a primeira vez que a Vans se une com um museu focado em um mestre da arte”, disse Nicolas Prado, supervisor de marketing digital e PR da Vans, em entrevista exclusiva à Vogue.
Na collab com o MoMA, os artistas representados nos itens esportivos, como tênis, roupas e demais acessórios, refletem a diversidade da coleção rica e variada de obras de arte exibidas no MoMA. Entre os grandes nomes que inspiram a coleção, estão Salvador Dalí, Vasily Kandinsky, Claude Monet, Edvard Munch, Jackson Pollock, Lybov Popova e Faith Ringgold.
“O MoMA está animado para, finalmente, revelar a colaboração da Vans, pois eles também têm um rico legado de apoio à expressão artística”, disse Robin Sayetta, diretor Associado de Licenciamento e Parcerias do MoMA, em comunicado.
Além disso, os lançamentos serão divididos em dois tópicos. O primeiro, que chega ao mercado no próximo dia 30 de setembro, é composto por obras icônicas de Dalí, Vasily Kandinsky e Claude Monet. A outra edição foi agendada para novembro.
Os dois drops serão comercializados no e-shop da Vans e na loja virtual do MoMA Design. Pontos físicos selecionados pelo mundo também serão abastecidos com as novidades artísticas.
Todas as homenagens aos artistas foram pensadas pela Vans em colaboração com o museu. Cada item da coleção foi projetado com os devidos cuidados, direcionados pelo olhar artístico. O resultado é a adaptação do estilo esportivo Vans Classic.
“Buscamos um número limitado de colaborações de produtos e nosso objetivo é sempre envolver um público mais amplo com arte moderna. Estamos entusiasmados em alcançar os amantes da arte em todo o mundo por meio da rede global da Vans”, concluiu a label.
Colaborou Sabrina Pessoa