Aprenda dicas de maquiagem para o verão com a renomada Pat McGrath
Uma das maiores referências quando o assunto é make, a profissional defende looks ousados e sem restrições
atualizado
Compartilhar notícia
Anna Wintour, editora-chefe da Vogue, a proclamou como “a maquiadora mais influente do mundo”. A Rainha Elizabeth II, da Grã-Bretanha, a transformou em Membro da Ordem do Império Britânico, pelos serviços prestados à indústria da moda e da beleza. Recentemente, ela recebeu diversos prêmios, incluindo o Founder’s Award, do CFDA (Council of Fashion Designers of America, Conselho de Designers de Moda da América, em português), e se tornou a primeira maquiadora homenageada com a honraria, reforçando o seu poder no setor. Essas são apenas algumas das conquistas de Pat McGrath, nome conhecido por quem é ligado em estilo.
Pat não estampa capas de revista nem desfila em passarelas, a profissional é uma maquiadora de respeito, responsável por grande parte dos rostos nas semanas de moda da Europa. Ela esbanja criatividade e cria visuais diferenciados nos bastidores. Segundo a inglesa, sua paixão pelo ofício vem de berço.
Vem comigo!
Para a renomada artista e maquiadora, o brilho é a febre do momento. Mas ela não está falando de roupas. A dica de Pat é investir em gloss e delineador com glitter, sem falar na nova forma de usar batom – o tom é rosa choque e o produto não é aplicado na boca inteira. No look, o centro dos lábios fica natural. A novidade apareceu no desfile da Maison Margiela e deu o que falar.
Quanto ao brilho, uma boa alternativa é passar um pouco de glitter no iluminador em bastão e aplicar no centro dos lábios, nas pálpebras ou maçãs do rosto. Olhos de gatinho, agora, são delineados com ponta arredondada, assim como no desfile do Tom Ford e da Miu Miu.
Não pense que os louros da fama vieram repentinamente. O sucesso da maquiadora aconteceu de forma gradual, e a sua visão estética teve, como principal inspiração, a família.
Nascida em 1970, na cidade inglesa de Northampton, Pat foi criada por sua mãe, Jean McGrath, uma imigrante jamaicana, devota Testemunha de Jeová e seguidora fiel da moda. Foi ela a responsável por apresentar o universo criativo à profissional.
“Ela era obcecada por moda, filmes e figurinos e me levou para comprar maquiagem quando eu tinha 6 anos. Juntas, víamos filmes antigos dos anos 1930, 1940 e 1950. Alguns dos meus diretores favoritos são Visconti, Fellini, Godard e Hitchcock. E eu adoro o velho glamour hollywoodiano de Marilyn Monroe, Marlene Dietrich e Dorothy Dandridge”, relembrou Pat, em entrevista à revista Glamour.
Algumas das inpirações de Pat McGrath: Dorothy Dandridge, filmes de Federico Fellini, Marilyn Monroe, Diana Ross, David Bowie e Pam Grier
A ascensão ao primeiro escalão da moda começou na década de 1990, quando, por meio da supermodel Amber Valleta, a maquiadora foi apresentada ao lendário fotógrafo Steven Meisel. Rapidamente, eles se tornaram amigos íntimos e parceiros em editoriais, especialmente da Vogue Itália.
A partir daí, Pat conseguiu evoluir sozinha, viajando diversas vezes para Milão, Paris, Londres e Nova York, criando a beleza das marcas mais prestigiadas do mundo. Entre elas, Prada, Miu Miu, Dolce & Gabbana, Givenchy, Gucci, Lanvin, Louis Vuitton, Versace, Maison Margiela, Yohji Yamamoto, Valentino, Bottega Veneta, Balenciaga, Nina Ricci, Calvin Klein, Loewe e Alexander McQueen.
Nessa lista enorme, Giorgio Armani tem destaque na carreira da maquiadora. O italiano foi o primeiro a contratá-la para desenvolver uma linha de cosméticos, em 1999. “Fiquei impressionado com suas ideias sobre beleza e feminilidade e com a forma como ela interpretou a cor”, comentou o designer, à época. Pat também foi a mentora artística de coleções de maquiagem da Gucci e da Dolce & Gabbana, e supervisionou makes populares, como as da Covergirl e da Max Factor.
Veja alguns dos melhores looks feitos pela artista. A inspiração vai desde arco-íris com pegada futurista até algo surrealista que remete à Picasso.
O treinamento foi importante. Em 2015, ela assinou sua própria linha de maquiagem: Pat McGrath Labs. No lançamento do primeiro produto, o Gold 001, ficou surpreendida pelo interesse do público. O pigmento dourado opaco, para ser usado em qualquer parte do corpo, tinha edição limitada e 200 mil pessoas tentaram comprar as 1.000 unidades do item, esgotado em impressionantes seis segundos.
Parte do fascínio vem do lado business woman de Pat. Antes de vender o produto, ela fez com que o item se tornasse a sensação do desfile da Prada e o protagonista da beleza de Kim Kardashian para o site Violet Grey.
Começou como uma aposta, mas acabou virando um verdadeiro império. Depois do Gold 001, a maquiadora criou kits ainda mais imperdíveis, como o Lust 004, inspirado nos lábios brilhantes que ela criou para o desfile da Atelier Versace, em julho de 2016. O produto tinha seis tons de batom essenciais, pigmento de ouro metálico, um brilho claro e três microfinos, para misturar e combinar.
Dessa vez, as musas com lábios de rubi foram Naomi Campbell e Rihanna. “O kit editorial começa com um visual básico e vai até uma boca mais extrema e tridimensional”, explicou ela, na época.
Atualmente, Pat tem sua coleção permanente, chamada “24/7”. São 40 tons de batons, 11 estilos diferentes de lápis de boca, cinco delineadores, um rímel e uma paleta de sombra com três nuances. “Minha intenção, ao criar o Labs, foi a de motivar as nossas clientes a serem ousadas em relação à maquiagem. Sempre acreditei que os resultados mais extraordinários ocorrem quando você se sente desvinculado de qualquer restrição ou limitação”, ela revelou à revista InStyle.
Depois de consolidar seu nome no universo da beleza, Pat alça voos mais altos com uma linha de roupas streetwear. A coleção contém t-shirts, moletons e a superatual bomber jacket. Todas a peças são inspiradas na personalidade da maquiadora e propositalmente unissex – aproximando, assim, os homens de sua marca.
Destaque para a jaqueta com lindos olhos egípcios em dourado. A modelo escolhida para divulgar a linha foi ninguém menos que Kaya Gerber – queridinha da temporada e filha da top model Cindy Crawford.
“O mundo da maquiagem está se tornando cada vez mais diversificado e menos regrado, o que é absolutamente divino. Eu adoraria ver o público masculino explorando confortavelmente o poder transformador dos cosméticos. Há uma longa história de homens peregrinos nessa arte, de Louis XIV a Lou Reed, David Bowie, Prince e Frank Ocean”, declarou Pat à Vogue americana.
O ano de 2017, em particular, foi um sucesso sem precedentes para Pat. Além de receber o prêmio Isabella Blow, do British Fashion Council, por sua inestimável contribuição a indústrias globais de moda e estilo, ela fez sua estreia, neste mês, como uma das editoras da Vogue britânica. Em seu texto inicial, foi incisiva ao escrever um manifesto visionário sobre o significado da beleza contemporânea.
“Quer se trate de um lábio ousado, uma bochecha mais iluminada, cílios exuberantes ou olhos excepcionalmente extravagantes, nenhum tempo é melhor do que o presente para desencadear sua criatividade cosmética. Não há limites. É hora de dizer “por que não?” a tudo. Apenas arrisque e veja o que acontece. A liberdade está ao seu alcance”, finalizou a artista.
Pat McGrath é criativa e ousada. Desenha no rosto de suas modelos assim como artistas pintam um quadro. Ao inovar, deixa todos ansiosos para saber a próxima novidade. Os produtos da linha de maquiagem são itens de desejo bastante cobiçados. Ela é incrível.
Veja em nossa galeria mais belezas assinadas por Pat McGrath: