metropoles.com

Aprenda dicas de maquiagem para o verão com a renomada Pat McGrath

Uma das maiores referências quando o assunto é make, a profissional defende looks ousados e sem restrições

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
1 de 1 - Foto: Divulgação

Anna Wintour, editora-chefe da Vogue, a proclamou como “a maquiadora mais influente do mundo”. A Rainha Elizabeth II, da Grã-Bretanha, a transformou em Membro da Ordem do Império Britânico, pelos serviços prestados à indústria da moda e da beleza. Recentemente, ela recebeu diversos prêmios, incluindo o Founder’s Award, do CFDA (Council of Fashion Designers of America, Conselho de Designers de Moda da América, em português), e se tornou a primeira maquiadora homenageada com a honraria, reforçando o seu poder no setor. Essas são apenas algumas das conquistas de Pat McGrath, nome conhecido por quem é ligado em estilo.

Pat não estampa capas de revista nem desfila em passarelas, a profissional é uma maquiadora de respeito, responsável por grande parte dos rostos nas semanas de moda da Europa. Ela esbanja criatividade e cria visuais diferenciados nos bastidores. Segundo a inglesa, sua paixão pelo ofício vem de berço.

Vem comigo!

 

 

Para a renomada artista e maquiadora, o brilho é a febre do momento. Mas ela não está falando de roupas. A dica de Pat é investir em gloss e delineador com glitter, sem falar na nova forma de usar batom – o tom é rosa choque e o produto não é aplicado na boca inteira. No look, o centro dos lábios fica natural. A novidade apareceu no desfile da Maison Margiela e deu o que falar.

Quanto ao brilho, uma boa alternativa é passar um pouco de glitter no iluminador em bastão e aplicar no centro dos lábios, nas pálpebras ou maçãs do rosto. Olhos de gatinho, agora, são delineados com ponta arredondada, assim como no desfile do Tom Ford e da Miu Miu.

Vogue/Instagram/Reprodução

 

Não pense que os louros da fama vieram repentinamente. O sucesso da maquiadora aconteceu de forma gradual, e a sua visão estética teve, como principal inspiração, a família.

Nascida em 1970, na cidade inglesa de Northampton, Pat foi criada por sua mãe, Jean McGrath, uma imigrante jamaicana, devota Testemunha de Jeová e seguidora fiel da moda. Foi ela a responsável por apresentar o universo criativo à profissional.

“Ela era obcecada por moda, filmes e figurinos e me levou para comprar maquiagem quando eu tinha 6 anos. Juntas, víamos filmes antigos dos anos 1930, 1940 e 1950. Alguns dos meus diretores favoritos são Visconti, Fellini, Godard e Hitchcock. E eu adoro o velho glamour hollywoodiano de Marilyn Monroe, Marlene Dietrich e Dorothy Dandridge”, relembrou Pat, em entrevista à revista Glamour.

Getty Images/20th Century Fox/Andy Warhol/Bowiw.com

Algumas das inpirações de Pat McGrath: Dorothy Dandridge, filmes de Federico Fellini, Marilyn Monroe, Diana Ross, David Bowie e Pam Grier

A ascensão ao primeiro escalão da moda começou na década de 1990, quando, por meio da supermodel Amber Valleta, a maquiadora foi apresentada ao lendário fotógrafo Steven Meisel. Rapidamente, eles se tornaram amigos íntimos e parceiros em editoriais, especialmente da Vogue Itália.

A partir daí, Pat conseguiu evoluir sozinha, viajando diversas vezes para Milão, Paris, Londres e Nova York, criando a beleza das marcas mais prestigiadas do mundo. Entre elas, Prada, Miu Miu, Dolce & Gabbana, Givenchy, Gucci, Lanvin, Louis Vuitton, Versace, Maison Margiela, Yohji Yamamoto, Valentino, Bottega Veneta, Balenciaga, Nina Ricci, Calvin Klein, Loewe e Alexander McQueen.

Nessa lista enorme, Giorgio Armani tem destaque na carreira da maquiadora. O italiano foi o primeiro a contratá-la para desenvolver uma linha de cosméticos, em 1999. “Fiquei impressionado com suas ideias sobre beleza e feminilidade e com a forma como ela interpretou a cor”, comentou o designer, à época. Pat também foi a mentora artística de coleções de maquiagem da Gucci e da Dolce & Gabbana, e supervisionou makes populares, como as da Covergirl e da Max Factor.

Veja alguns dos melhores looks feitos pela artista. A inspiração vai desde arco-íris com pegada futurista até algo surrealista que remete à Picasso.

Getty Images Getty Images Getty Images

Reprodução/PatMcGrathLabs

 

O treinamento foi importante. Em 2015, ela assinou sua própria linha de maquiagem: Pat McGrath Labs. No lançamento do primeiro produto, o Gold 001, ficou surpreendida pelo interesse do público. O pigmento dourado opaco, para ser usado em qualquer parte do corpo, tinha edição limitada e 200 mil pessoas tentaram comprar as 1.000 unidades do item, esgotado em impressionantes seis segundos.

Parte do fascínio vem do lado business woman de Pat. Antes de vender o produto, ela fez com que o item se tornasse a sensação do desfile da Prada e o protagonista da beleza de Kim Kardashian para o site Violet Grey.

 

Divulgação Divulgação

Divulgação/VogueRunway

 

Começou como uma aposta, mas acabou virando um verdadeiro império. Depois do Gold 001, a maquiadora criou kits ainda mais imperdíveis, como o Lust 004, inspirado nos lábios brilhantes que ela criou para o desfile da Atelier Versace, em julho de 2016. O produto tinha seis tons de batom essenciais, pigmento de ouro metálico, um brilho claro e três microfinos, para misturar e combinar.

Dessa vez, as musas com lábios de rubi foram Naomi Campbell e Rihanna. “O kit editorial começa com um visual básico e vai até uma boca mais extrema e tridimensional”, explicou ela, na época.

 

Divulgação

 

Atualmente, Pat tem sua coleção permanente, chamada “24/7”. São 40 tons de batons, 11 estilos diferentes de lápis de boca, cinco delineadores, um rímel e uma paleta de sombra com três nuances. “Minha intenção, ao criar o Labs, foi a de motivar as nossas clientes a serem ousadas em relação à maquiagem. Sempre acreditei que os resultados mais extraordinários ocorrem quando você se sente desvinculado de qualquer restrição ou limitação”, ela revelou à revista InStyle.

Depois de consolidar seu nome no universo da beleza, Pat alça voos mais altos com uma linha de roupas streetwear. A coleção contém t-shirts, moletons e a superatual bomber jacket. Todas a peças são inspiradas na personalidade da maquiadora e propositalmente unissex – aproximando, assim, os homens de sua marca.

Destaque para a jaqueta com lindos olhos egípcios em dourado. A modelo escolhida para divulgar a linha foi ninguém menos que Kaya Gerber – queridinha da temporada e filha da top model Cindy Crawford.

 

 

“O mundo da maquiagem está se tornando cada vez mais diversificado e menos regrado, o que é absolutamente divino. Eu adoraria ver o público masculino explorando confortavelmente o poder transformador dos cosméticos. Há uma longa história de homens peregrinos nessa arte, de Louis XIV a Lou Reed, David Bowie, Prince e Frank Ocean”, declarou Pat à Vogue americana.

Divulgação Divulgação

 

O ano de 2017, em particular, foi um sucesso sem precedentes para Pat. Além de receber o prêmio Isabella Blow, do British Fashion Council, por sua inestimável contribuição a indústrias globais de moda e estilo, ela fez sua estreia, neste mês, como uma das editoras da Vogue britânica. Em seu texto inicial, foi incisiva ao escrever um manifesto visionário sobre o significado da beleza contemporânea.

“Quer se trate de um lábio ousado, uma bochecha mais iluminada, cílios exuberantes ou olhos excepcionalmente extravagantes, nenhum tempo é melhor do que o presente para desencadear sua criatividade cosmética. Não há limites. É hora de dizer “por que não?” a tudo. Apenas arrisque e veja o que acontece. A liberdade está ao seu alcance”, finalizou a artista.

Pat McGrath é criativa e ousada. Desenha no rosto de suas modelos assim como artistas pintam um quadro. Ao inovar, deixa todos ansiosos para saber a próxima novidade. Os produtos da linha de maquiagem são itens de desejo bastante cobiçados. Ela é incrível.

Veja em nossa galeria mais belezas assinadas por Pat McGrath:

8 imagens
Dolce & Gabbana Primavera/Verão 2018
Dolce & Gabbana Primavera/Verão 2018
Maison Margiela Alta Costura Outono/Inverno 2017-2018
Maison Margiela Alta-Costura Outono/Inverno 2017-2018
1 de 8

2 de 8

3 de 8

Dolce & Gabbana Primavera/Verão 2018

4 de 8

Dolce & Gabbana Primavera/Verão 2018

5 de 8

Maison Margiela Alta Costura Outono/Inverno 2017-2018

Getty Images
6 de 8

Maison Margiela Alta-Costura Outono/Inverno 2017-2018

Getty Images
7 de 8

Miu Miu Primavera/Verão 2018

Getty Images
8 de 8

Miu Miu Primavera/Verão 2018

Getty Images

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?