Após Tom Ford dizer adeus à moda, relembre looks icônicos do estilista
Para encerrar com chave de ouro, o designer revisitou suas criações dos últimos 13 anos e lançou uma nova coleção de despedida
atualizado
Compartilhar notícia
O anúncio da aposentadoria do icônico estilista Tom Ford pegou o mundo da moda de surpresa na última quarta-feira (26/4). Ele deixou a marca homônima e a notícia veio com a apresentação da última coleção assinada pelo criativo, inspirada em seus arquivos. Com a saída, vale a pena revisitar alguns looks icônicos desenvolvidos nas mais de duas décadas de carreira.
Vem conferir!
Gucci
Quem não lembra de Kate Moss desfilando a coleção de inverno 1995 da marca, com uma blusa de seda azul e uma calça de veludo que, meses depois, Madonna usou no MTV Video Music Awards? A coleção salvou a Maison italiana de uma crise interna e trouxe uma identidade mais sexy, extravagante e forte à etiqueta.
No VMAs de 1996, a atriz, cantora e escritora norte-americana Gwyneth Paltrow escolheu usar um deslumbrante smoking ruby assinado por Tom Ford para a coleção de Inverno da Gucci.
Paltrow repetiu o terno no desfile Gucci Love Parade, em 2021, mas com a versão feita pelo o então ex-diretor criativo da grife, Alessandro Michele — o que mostrou ainda mais o impacto do look e a relevância do estilo ousado de Ford na marca.
Met Gala
Tom Ford já vestiu diversas celebridades para o famoso Met Gala, uma celebração anual do Metropolitan Museum of Art de Nova York para angariar fundos para a sua coleção Costume Institute. Na edição de 2017, foi a vez da supermodelo brasileira Gisele Bündchen e o ex-jogador de futebol americano Tom Brady!
No Met Gala de 2019, Gemma Chan fez sua primeira aparição no evento com um brilhante vestido prata bordado com milhares de cristais assinado pelo designer. O look dramático também apresentou uma capa para completar, além de um adereço de cabeça icônico inspirado em Elizabeth Taylor.
Figurinos de James Bond
O figurino elegante do icônico agente secreto James Bond, interpretado pelo ator Daniel Craig, teve a assinatura da marca Tom Ford quatro vezes consecutivas. Desde o black-tie até o look casual para a praia, o estilo do espião é referência e inspiração há décadas com o protagonismo do figurino assinado por Tom Ford.
As vestes sob medida, feitas à mão em solo italiano, refletem a elegância britânica característica dos filmes de 007 e preenchem um guarda-roupas dos sonhos. As criações do último longa gravado foram feitas em colaboração com a figurinista Suttirat Anne Larlarb.
A saída de Tom Ford da direção criativa de sua etiqueta marca o fim de uma era no mundo da moda. Seus designs influenciaram uma geração de estilistas e continuam a ser uma referência para quem busca uma moda que une elegância, sensualidade e sofisticação.
A trajetória do profissional, marcada por trabalhos incríveis em diversas segmentos do setor, deixa um legado duradouro e deslumbrante.
Para aqueles que amam a marca e estão ansiosos para o que está por vir, uma boa notícia: ela já tem um novo diretor criativo de moda feminina, masculina e acessórios. Peter Hawkings, que trabalhou ao lado de Tom Ford por quase 25 anos, assumirá o cargo. Antes, o profissional atuava como vice-presidente sênior de moda masculina da empresa.