Após contratação de modelo trans, executivo deixa a Victoria’s Secret
O diretor de marketing da empresa, Ed Razek, foi alvo de críticas do público por fazer comentários considerados preconceituosos
atualizado
Compartilhar notícia
O diretor de marketing da Victoria’s Secret, Ed Razek, deixou o cargo na empresa. A informação foi divulgada por meio de um memorando interno citado por veículos internacionais. Vale destacar que o pedido de desligamento ocorreu dias depois da contratação da primeira modelo transexual pela marca de lingeries, a brasileira Valentina Sampaio.
Vem comigo!
O documento distribuído pela L Brands, controladora da Victoria’s Secret, diz que Razek vai se aposentar. O executivo deixou o posto depois que a grife contratou a brasileira Valentina Sampaio. A modelo transgênero participou recentemente de uma campanha da linha Pink.
Durante anos, Ed Razek foi um dos responsáveis pela relutância da Victoria’s Secret em selecionar um casting mais variado e representativo. Ele era a favor da continuidade de uma imagem sexualizada e estereotipada das angels.
No ano passado, o então diretor de marketing foi alvo de críticas por fazer comentários controversos. Ao ser questionado sobre a falta de diversidade na marca, Ed Razek se expressou de forma ultrapassada. “Não acho que teremos esse tipo de modelo, porque esse show é uma fantasia. São 42 minutos de entretenimento”, declarou em entrevista à Vogue.
Na ocasião, as redes sociais foram tomadas por pedidos de boicote à grife. Várias modelos transexuais e plus size se manifestaram contra a postura do executivo. Entre elas, Leyna Bloom, Carmen Carrera, Tabria Majors e Amanda Lepore.
Após a repercussão negativa, Razek tentou se retratar. “Minha declaração sobre não incluir modelos transgênero no desfile da Victoria’s Secret foi insensível. Peço desculpas”, disse.
Contudo, o público continuou a exigir uma postura mais consciente por parte da Victoria’s Secret, que enfrentou inclusive um período de risco de falência. Além disso, a modelo Karlie Kloss destacou em uma entrevista que saiu da Victoria’s Secret para “ser uma feminista melhor”.
As consequências não deixaram de aparecer. Recentemente, o famoso Victoria’s Secret Fashion Show chegou a ser cancelado. Até o momento, não se sabe se a atração anual da marca voltará a acontecer.
Colaborou Rebeca Ligabue