metropoles.com

Após aposentar, Gaultier adota rodízio de diretores criativos

O designer francês vai passar a convocar um estilista para comandar a marca em cada temporada. A primeira convidada é Chitose Abe

atualizado

Compartilhar notícia

Stephane Cardinale – Corbis/Corbis via Getty Images
Jean Paul Gaultier no desfile de spring/summer 2020
1 de 1 Jean Paul Gaultier no desfile de spring/summer 2020 - Foto: Stephane Cardinale – Corbis/Corbis via Getty Images

A aposentadoria de Jean Paul Gaultier das passarelas mexeu com a indústria fashion no início de 2020. No entanto, ao que tudo indica, a despedida significa uma nova fase, cheia de novidades e inovações para a marca homônima do estilista. A grife anunciou que convocará um diretor criativo diferente a cada temporada. A designer japonesa Chitose Abe, fundadora da marca Sacai, é a primeira convidada.

Vem comigo!

Getty Images e @sacaiofficial/Instagram/Reprodução

A ideia é que, semestralmente, o participalmente contribua com as próprias experiências, visões e ideologias, sempre aproveitando o DNA e os códigos da maison.

Chitose Abe é a responsável pela próxima coleção da grife francesa. O trabalho de outono/inverno 2020 será apresentado em julho, durante a Semana de Alta-Costura.

“Temos muito em comum, criativamente falando, além de compartilharmos uma visão semelhante sobre a moda. Estou feliz de lhe dar total liberdade”, declarou Gaultier ao WWD.

A japonesa comemorou a oportunidade. “Tenho profunda admiração pela visão única, feminilidade subversiva e originalidade de Jean Paul Gaultier – traços que sempre quis imprimir no meu trabalho desde o início. É uma verdadeira honra esta oportunidade de ser a criadora de sua maison como a primeira estilista do projeto”, afirmou.

Chitose Abe fundou a Sacai em 1999, na capital do Japão, focada no conceito de “design que se baseia na vida cotidiana”. Descreve-se como uma etiqueta focada na criação de roupas exclusivas, universais, inovadoras e experimentais. Em outubro de 2009, com a linha feminina, estreou no Paris Fashion Week.

A estilista já fez colaborações com marcas renomadas, como Nike, Birkenstock, Uggs e The North Face. No entanto, a parceria com Jean Paul Gaultier representa o primeiro trabalho da profissional na alta-costura, o setor mais luxuoso da moda.

Estrop/Getty Images
Chitose Abe é a primeira diretora criativa da grife Jean Paul Gaultier

 

Estrop/Getty Images
A estilista fundou a Sacai no fim dos anos 1990

 

Estrop/Getty Images
A marca japonesa é conhecida por experimentar shapes e texturas

 

Jean Paul Gaultier se aposentou em janeiro, depois de 50 anos de carreira. A última coleção feita pelo francês foi de haute couture de primavera/verão 2020. O show histórico aconteceu no Teatro Châtelet, em Paris.

O designer de 67 anos deixou o prêt-à-porter em 2014 e passou a se dedicar somente à alta-costura, até 2020. Com a trajetória na moda, ele fez história e se tornou um ícone.

Com a label homônima, lançada em 1976, Gaultier rompeu barreiras, quebrou estereótipos de masculinidade, abraçou a diversidade e abordou temas disruptivos. Fora das catwalks, atualmente, o estilista pretende mirar em outras áreas criativas.

 

Colaborou Rebeca Ligabue

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?