Anos 1980 inspiram tendências fashion de Stranger Things
Sucesso de público e crítica, a produção da Netflix tem como principal referência o período oitentista para os looks dos personagens
atualizado
Compartilhar notícia
Quando estreou, em 2016, Stranger Things conquistou o público com uma história cheia de nostalgia. A produção da Netflix é ambientada na década de 1980, período com uma efervescência de filmes, músicas e roupas bastantes emblemáticos. Após quase seis anos da exibição do primeiro episódio, a série retorna para a quarta temporada. A relevância e sucesso da trama extrapolam vários âmbitos culturais — e com a moda, não seria diferente. Vem descobrir como o show tem influenciado no universo fashion!
Peças como camisetas, agasalhos coloridos, blusões e xadrez são itens essenciais para explicar o período fashion oitentista. Com isso, Stranger Things bebe da fonte para compor os figurinos dos personagens.
O enredo da série usa e abusa dos elementos que permeiam esse período. Cada detalhe é pensado pelos produtores como uma forma de reviver as memórias afetivas, algo bem parecido com moda.
A perspectiva de que tudo é cíclico é bastante discutida no mundo fashion. Por isso, não é nada incomum, atualmente, vários elementos de décadas passada voltarem com força, caso dos anos 1980 de Stranger Things.
A quarta temporada da produção da Netflix chegou para confirmar a relevância da série também na moda. Os personagens apareceram com várias peças que são tendências nos dias atuais.
Influência além das telas
Jaquetas oversized, shorts, camisas com estampas divertidas e camisetas são itens que extrapolam aquela década e se mantêm relevantes. Outro destaque oitentista visto em Stranger Things é o uso das cores.
Personagens como a Nancy (Natalia Dyer) e a novata Angela (Elodie Grace Orkin) têm um paleta de peças em diversas tonalidades. O mood colorido é bem característico da época, mas tem voltado com a geração Z.
A influencia da série chegou também nas marcas. Melissa, Renner e C&A são algumas da empresas que lançaram coleções exclusivas inspiradas em Stranger Things.
Sucesso mundial
A primeira parte da 4ª temporada de Stranger Things estreou estabelecendo recordes. A série ocupa o primeiro lugar de mais assistida em língua inglesa da Netflix. Em apenas três dias de lançamento, a produção recebeu 286,79 milhões de horas de visualização em todo o mundo.
Além do sucesso de audiência, o seriado colocou a música Running Up That Hill, clássico da cantora Kate Bush, nas paradas de sucesso. Ela ficou em primeiro lugar no iTunes e em segundo lugar no ranking norte-americano do Spotify.
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, siga @colunailcamariaestevao no Instagram. Até a próxima!
Colaborou Luiz Maza