Anos 1970: confira 5 tendências setentistas que estão de volta
Inspire-se em looks de passarela das últimas temporadas para captar referências que marcaram a década
atualizado
Compartilhar notícia
Algumas tendências fashion dos anos 1970 estão voltando, e as coleções das últimas temporadas têm confirmado esse resgate. A década marcou o mundo da moda com o auge do movimento hippie, a disco music e vertentes do rock. Recentemente, os “seventies” foram revisitados com o tie-dye – que bombou em 2020 – e também no retorno das clogs, mas há muito mais apostas desse período por aí. Veja abaixo alguns estilos setentistas que você pode aderir, com inspirações diretamente das passarelas.
Vem conferir!
1. Calças boca de sino
As calças boca de sino, também conhecidas como calças flare, estão entre as silhuetas mais marcantes dos anos 1970. A peça forma uma espécie de truque visual, pois acentua a cintura e alonga as pernas. Em texturas, como o veludo cotelê, fica ainda mais interessante.
2. Vestido envelope
O decote transpassado do vestido envelope também é um dos estilos dos anos 1970 e chega a ser considerado um dos símbolos da emancipação feminina naquela época. A estilista Diane von Furstenberg é conhecida por ter criado o wrap dress, em 1974.
Em dois anos, a belga naturalizada estadunidense vendeu mais de cinco milhões de exemplares do vestido. Não à toa que a peça entrou para a história da moda e continua cativando fashionistas.
3. Macacões
Macacões são peças práticas, pois quebram o galho de duas peças em uma só, e também formam uma silhueta pra lá de interessante. Nos anos 1970, os jumpsuits marcaram presença em looks para o dia e para a noite, como as pistas de dança.
Atualmente, a peça continua em alta, seja no tapete vermelho, seja nos compromissos casuais. As opções atendem a diversos estilos, do descolado ao clássico. As texturas também variam.
4. Top sutiã
Quer entrar na vibe setentista e, de quebra, evidenciar a cintura? Aposte nas combinações do top sutiã com calças de modelagem ampla. Quanto mais esvoaçante for a parte de baixo, mais interessante fica o resultado. Para um visual ainda mais diferenciado, vale apostar em tops de tricô ou crochê, afinal texturas também marcaram presença na década de 1970.
5. Sandálias com salto plataforma
Na década de 1970, todo look disco de respeito incluía um par de sandálias com salto plataforma. O calçado fez sucesso entre as mulheres, mas também foi usado por homens dentro da cena glam rock.
Atualmente, não faltam opções com essa pegada. A Versace, por exemplo, investiu em modelos robustos e geométricos no outono/inverno 2021. Vale conferir!
Outras formas de entrar na pegada setentista
Além das tendências evidenciadas acima, existem outras que figuraram na década de 1970 e também estão em voga. Entre elas, os óculos com lentes máxi e coloridas e terninhos de veludo. A propósito, para as peças de alfaiataria, uma aposta interessante é investir em camisas e blazers com golas e lapelas pontiagudas e exageradas.
Colaborou Hebert Madeira