Ano-Novo: por que usar uma cor só se você pode fazer combinações?
Algumas composições são certeiras para quem quer combinar a cor do look de forma harmoniosa, seja no Réveillon seja no dia a dia
atualizado
Compartilhar notícia
Há quem siga à risca a tradição de usar cores específicas no Réveillon para atrair determinadas ambições no ano que inicia. O branco, que simboliza paz e harmonia, é uma das queridinhas dos brasileiros, mas existem diversos significados atribuídos às demais cores. Amarelo para dinheiro, verde para esperança… Quem está em dúvida pode escolher mais de uma, e há truques certeiros para isso, criando blocos de cores (ou “color blocking”) a partir de combinações curingas.
Abaixo, a coluna traz exemplos de três delas. Vem conferir!
Além de propriedades físicas, já que podem absorver ou rebater a luz, as cores têm diversos significados tradicionalmente atribuídos a elas. Há serviços de análise de coloração pessoal para entender a paleta que funciona melhor em cada cliente. Dessa forma, é possível fazer escolhas mais inteligentes ao comprar roupas e acessórios.
A hora de misturar cores, no entanto, pode não ser tão fácil. Por isso, uma carta na manga é apelar para o círculo cromático, disponível em vários aplicativos, e explorar combinações curingas. Entre elas, três se destacam: as complementares, análogas e tríades. Achou confuso? Veja exemplos práticos a seguir!
Cores complementares
Esta mistura propõe cores opostas no círculo cromático. Pense em combinações como roxo e amarelo, azul e laranja, e… aproveitando um dos lançamentos mais aguardados do cinema em 2024, verde e rosa, cores de Elphaba e Glinda, de Wicked: Parte 1.
Cores análogas
Aqui, as cores são vizinhas no círculo cromático. Pense, por exemplo, nas três cores mais próximas da que você escolher, uma de cada lado. Entre os exemplos estão vermelho, rosa e roxo; verde, amarelo e laranja; e azul, azul-claro e verde, entre outras.
Cores tríades
Ao juntar três cores equidistantes no círculo cromático, você faz uma combinação tríade. Um ótimo exemplo disso são as três cores básicas: amarelo, azul e vermelho.
Quem ainda está em dúvida sobre as cores para o Réveillon, ou deseja usar uma só, pode escolher com ajuda da numerologia, como a coluna já ensinou. No fim das contas, o que vale mesmo é usar o que gosta e apostar no conforto, para curtir a virada em grande estilo. A matéria é sobre o Ano-Novo, mas as dicas acima também valem para os próximos 365 dias do ano. Use e divirta-se!