Ano-Novo chinês 2024: veja 5 coleções comemorativas de marcas de moda
As etiquetas Bottega Veneta, Miu Miu e Prada, entre outras, criaram itens especiais para celebrar o Ano do Dragão
atualizado
Compartilhar notícia
Neste sábado (10/2), o Ano-Novo chinês 2024 é celebrado. A data representa o início do Ano do Dragão no zodíaco chinês. Símbolo de sabedoria e poder, associado à prosperidade e boa sorte, a criatura foi homenageada por marcas que decidiram mergulhar na tradição asiática com coleções-cápsulas.
Vem conferir!
Ano-Novo Chinês 2024: Bottega Veneta
A casa de moda italiana Bottega Veneta realizou uma campanha diferente para o Ano-Novo Lunar. Intitulada The First Sunrise with You, a ação tem um filme estrelado pela atriz e embaixadora da marca Shu Qi. Sob a direção criativa de Matthieu Blazy e a visão cinematográfica de Jess Jing Zou, as imagens celebram o primeiro nascer do sol do ano.
A campanha destaca também a coleção cápsula de Ano-Novo chinês, inspirada no Ano do Dragão, que apresenta designs exclusivos de bolsas como a Andiamo, a Sardine e a Jodie, além do tênis Orbit da grife. As criações não apenas celebram a festividade, mas também encapsulam a filosofia da Bottega Veneta, que busca sempre destacar a beleza dos momentos preciosos compartilhados em diferentes lugares com pessoas amadas.
Tiffany & Co.
O significado de prosperidade e união simboliza o Ano Novo chinês. Na campanha da Tiffany & Co., essa essência é traduzida por meio de uma narrativa visual envolvente, que reflete o puro prazer e a expectativa que definem o início do novo ciclo. A coleção apresenta designs brilhantes, desde as clássicas peças Tiffany Lock até a moderna linha HardWear, que representam os momentos preciosos e as celebrações alegres do momento.
A marca revela ainda uma adição especial ao repertório da joalheria: a coleção Tiffany Woven Keys, inspirada em designs de chaves vintage dos Arquivos Tiffany, datados do fim da década de 1880. A criação, disponível em anéis, brincos, braceletes e pingentes, engloba também com um minipingente exclusivo para a região asiática, criado em ouro rosa com safiras rosa, especialmente para as comemorações.
Além das joias, a Tiffany & Co. divulgou o novo Atlas® Moonphase, um relógio inspirado na icônica estátua de Atlas no The Landmark em Nova York (Estados Unidos), disponível em duas versões: aço inoxidável de 34 mm com diamantes e pulseira de crocodilo Tiffany Blue®; e 34 mm em ouro rosa 18k com diamantes e pulseira de jacaré azul-marinho.
O filme da campanha destaca o emblemático símbolo do designer de joias francês Jean Schlumberger, o Bird on a Rock (Pássaro em uma Rocha, em tradução livre), que viaja por ruas cobertas de neve enquanto imortaliza momentos e tradições do Ano-Novo chinês.
New Balance
Este ano, marcado pelo dragão na cultura oriental, é celebrado pela a marca global de esportes New Balance com uma coleção que captura a essência de crescimento, vitalidade e energia. A novidade apresenta edições exclusivas de modelos consagrados da etiqueta, com aquele toque de renovação que não poderia faltar.
O WRPD Runner, por exemplo, destaca-se pelo design futurista e linhas assimétricas. Já os clássicos 1906N ganharam outras duas tonalidades: a shell pink e a sea salt, que resgatam o espírito retrô esportivo dos anos 2000. Além desses tênis, a silhueta 610T, inspirada na utilidade e ornamentação artística, encanta com os tons verdes terrosos, construída com uma combinação de malha e camurça.
Miu Miu
A quarta edição da Miu Miu Upcycled foi produzida em celebração ao Ano-Novo chinês. Inicialmente introduzido em 2020 com o objetivo de preservar a natureza preciosa das roupas vintage e promover a moda circular, o projeto retorna com uma coleção-cápsula repleta de estilo e consciência ambiental.
Em parceria com a Levi’s, as peças apresentadas são limitadas e dão protagonismo ao jeans, usado no processo de upcycling da grife, selecionado cuidadosamente pela cor, peso e características de desbotamento. As criações variam entre jaquetas, tops, shorts, bonés e faixas de cabelo. O processo de desconstrução e remodelação preserva as costuras externas, que são feitas à mão para aproveitar ao máximo o tecido original.
O resultado é uma série de vestimentas e acessórios que mantêm a pegada autêntica, com um toque do passado em um contexto mais contemporâneo. A alta-costura dos anos 1950 inspiraram os bordados de flores, inicialmente apresentados em dourado na temporada primavera/verão 2022, e, agora, reinventados em preto para a coleção Miu Miu Upcycled 2024.
A coleção inclui ainda bolsas exclusivas confeccionadas com restos de couro provenientes de designs anteriores da marca, o que reforça o compromisso da grife com a sustentabilidade e a redução do desperdício. A atriz Ever Anderson e a modelo Huijia Chen dão vida à campanha, capturadas pelas lentes do fotógrafo Jet Swan.
Prada
A homenagem da Prada ao calendário lunar é uma campanha composta por paleta de cores profundas inspiradas no cinema artístico. As tonalidades capturam a essência da alegria e do otimismo intrínsecos às festividades. Na ação, as estrelas são a modelo e atriz Du Juan, e Zhao Lei, rosto do filme First Spring, de Yang Fudong. Eles são dois dos mais aclamados jovens talentos da cena cultural chinesa contemporânea.
As fotos têm como cenário a histórica residência Prada Rong Zhai, em Xangai, na China. O fotógrafo de moda e arte Leslie Zhang, responsável por capturar os cliques, e o músico e produtor LinFeng, cuja música é inspirada nas batidas comemorativas de instrumentos tradicionais chineses, colaboraram para criar uma experiência visual e sonora única à campanha.
Os itens da coleção destacam a fusão da tradição e da modernidade, com referências à tendência do quiet luxury, e exalam a energia do dragão, que é altamente ligado à prosperidade. Os retratos, a atmosfera cinematográfica e a colaboração com talentos contemporâneos da China fazem da campanha uma expressão artística que não só transcende a moda, mas também explora a riqueza cultural e simbólica do Ano-Novo Lunar.
O Ano-Novo chinês desempenha um papel significativo no mundo da moda. Marcado por tradições históricas e simbolismo cultural, o evento oferece à indústria uma oportunidade de celebrar a diversidade e a herança chinesa. As coleções temáticas, lançadas por várias marcas durante o período que antecede a data, não apenas celebram os costumes do país, mas também dão protagonismo às personalidades asiáticas em campanhas, além de dar visibilidade à festividade.