Aniversário de Yves Saint Laurent: conheça sua mistura de moda e arte
O estilista francês foi um dos maiores do século 20. Morreu em 2008 e deixou um legado icônico para a indústria fashion. Vem comigo!
atualizado
Compartilhar notícia
Se não tivesse nos deixado há uma década, o visionário Yves Saint Laurent completaria 82 anos nesta quarta (1º/8). Estilista francês nascido na Argélia, ele começou como aprendiz de Christian Dior. Deixou um legado de prestígio, iniciado no final dos anos 1950. Quando Dior morreu, em 1957, Saint Laurent assumiu o ateliê de seu chefe com apenas 21 anos – o princípio de seus 45 de carreira, até a aposentadoria, em 2002.
Em meio a uma relação polêmica com drogas e sexo, Yves Saint Laurent era tido como uma pessoa tímida, quieta e sem o menor interesse em dinheiro. Quando criou a grife homônima, em 1961, deixou essa parte com o parceiro de vida e negócios, Pierre Bergé (1930–2017). O lado lúdico, criativo e artístico era o que movia YSL.
Conhecido como um dos criadores da moda unissex, o designer é o pai do smoking feminino, da blusa safári, das botas de cano longo e de inúmeras coleções inspiradas em artistas plásticos renomados. O prêt-à-porter, que viria a ser conhecido no mundo como ready-to-wear, também foi invenção dele.
Vem comigo conferir momentos icônicos da carreira do estilista!
Saint Laurent era um grande admirador da arte e pegou referências de Mondrian, Matisse, Van Gogh, Andy Warhol e até de elementos étnicos, para criar coleções inspiradas na África, Rússia e China, entre outros.
Um dos momentos marcantes da maison YSL foi a Copa do Mundo na França, em 1998, quando um desfile da marca encerrou o campeonato.
O estilista morreu em 1º de junho de 2008 devido a um câncer de cérebro, mas ficou para a história como um dos mais importantes couturiers do século 20.
Veja mais na galeria:
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!
Colaborou Hebert Madeira