Animais, ovos e ETs: confira os destaques do New York Fashion Week
Marcas como Collina Strada, Thom Browne, Rodarte e PatBo desenvolveram coleções para a temporada outono/inverno 2023
atualizado
Compartilhar notícia
De 10 a 15 de fevereiro, o universo da moda direcionou as atenções ao New York Fashion Week. O evento reuniu marcas que desenvolveram coleções para o outono/inverno 2023. Etiquetas como Rodarte, Collina Strada e Thom Browne apresentaram peças com foco no realismo fantástico, mas a funcionalidade esteve presente.
Entre os destaques do cronograma oficial, também está a marca brasileira PatBo. O NYFW se tornou a semana de moda com o maior número de desfiles, totalizando cerca de 70 apresentações, tanto físicas quanto on-line, e showrooms, além de ações fechadas. Outra etiqueta brasileira, a Undertop, marcou presença na temporada em evento paralelo. Vem saber mais!
Collina Strada
O primeiro dia do New York Fashion Week começou evidenciando que a temporada iria prometer debates. O desfile da Collina Strada, por exemplo, teve modelos com próteses de bichos para a apresentação da nova coleção.
Animais como aves e répteis serviram de inspiração, com orelhas alongadas, bicos verdes e máscaras reptilianas para a composição imagética do desfile. A performance também proporcionou que modelos rastejassem e saltitassem, além de interagir com o público.
Para o outono/inverno 2023, a Collina Strada investiu em peças com texturas. Veludos encorpados, sedas estampadas e desgastadas foram os destaques em looks urbanos.
Rodarte
Em geral, a aventura a partir do universo da fantasia foi uma das principais apostas das marcas. De volta ao New York Fashion Week, no dia de abertura do evento, a Rodarte entregou uma coleção no melhor estilo “fadas góticas”. As irmãs e designers, Kate e Laura Mulleavy, desenvolveram looks grandiosos e maximalistas.
Com forte influência no guarda-roupa de Mortícia Addams, os longos vestidos pretos abriram os trabalhos da marca. O drama percorreu todos os aspectos da coleção, desde os acessórios à beleza. Apesar da proposta dark, a Rodarte não deixou de lado as cores. As fadas da marca também vestem amarelo, roxo e azul, além de peças estampadas e pitada sexy.
PatBo
No último sábado (11/2), a PatBo revelou o trabalho de outono/inverno 2023 na Semana de Moda de Nova York. Comandada pela estilista goiana Patricia Bonaldi, a label é a única brasileira que integra o calendário principal oficial do CFDA.
O desfile foi realizado no The Atrium – Surrogate’s Court. Com pegada glamorosa e festiva, o compilado teve paleta vibrante de cores. As principais referências foram a década de 1990 e o início dos anos 2000. Os bordados e o brilho, que estão no DNA criativo da grife, não ficaram de fora.
Puppets and Puppets
O cinema é uma potente vertente de inspiração para as marcas na moda. Uma dos exemplos acaba de aparecer no desfile da Puppets and Puppets, no dia 12, no New York Fashion Week. A marca utilizou como inspiração o longa Dead Ringers, clássico do cineasta David Cronenberg, para a nova coleção.
Um dos objetivos era discutir artisticamente as belezas e horrores da humanidade. O elemento lúdico também fez parte da apresentação, com destaque para uma espécie de sutiã com um ovo na parte dos mamilos. A paleta de cores ficou entre o vermelho e preto, mas com espaço para peças estampadas.
Thom Browne
O universo fantástico da literatura encontrou os ETs na coleção da marca homônima de Thom Browne, atual presidente do Conselho dos Designers de Moda da América (CFDA, na sigla original). O desfile foi realizado nessa quinta-feira (15/2).
Com peças futurísticas e geométricas, o estilista utilizou como base o livro O Pequeno Príncipe, clássico infantil, para criar o seu próprio mundo fashion. O repertório teve um vasto conjunto de todos os elementos que consagram o estilista.
Em destaque, ternos de flanela, blazers de críquete, casacos, listras vermelhas e azuis, gravatas e saias plissadas. A temporada de outono/inverno 2023 da Thom Browne apostou também nos acessórios divertidos: as bolsas e calçados em formato de relógio são a prova que o designer está envolto no mood da fantasia.
Undertop
Paralelamente ao NYFW, a multimarcas Flying Solo realiza uma série de desfiles na cidade. Trata-se de um coletivo de moda com curadoria especial que engloba marcas e estilistas em ascensão de diferentes partes do mundo.
Nesta temporada, um dos destaques foi a etiqueta brasileira de lingeries Undertop. Batizada de Gypsy Queen, a coleção de outono/inverno 2023 foi inspirada nos quatro elementos da natureza: água, fogo, terra e ar. As peças principais, apresentadas no dia 13, foram bodies, em tule, tricô e veludo.
Em comunicado, a diretora criativa e fundadora da marca, Juliana Mansur, comemorou a nona participação na iniciativa. “Representa a conclusão de um lindo trabalho que dura por volta de uns 10 meses para o nascimento de uma nova coleção. É sempre uma emoção enorme”, celebrou.
Com uma programação intensa, a temporada outono/inverno 2023 do New York Fashion Week foi marcada por uma vontade de criar a partir do escapismo. Marcas veteranas como Ralph Lauren e Tommy Hilfiger decidiram não participar da edição, mas o retorno da Rodarte e Thom Browne movimentou a cidade fashionista. Etiquetas como Carolina Herrera, Coach e Michael Kors também se destacaram no calendário.