Amizades entre designers e divas da música que vão além do red carpet
Descubra quem são os estilistas renomados por trás do sucesso de Madonna, Beyoncé, Jennifer Lopez e Lana Del Rey
atualizado
Compartilhar notícia
Divas da música não fazem sucesso apenas pelas vozes e pelo som contagiante na pista de dança. Para construir uma carreira duradoura, é preciso um estilo singular que consolide o reconhecimento como estrela pop.
Sabendo disso, alguns dos maiores nomes da indústria fonográfica pedem uma ajudinha a estilistas renomados. A ideia é criar looks que ficarão para sempre marcados na memória do público.
Quem poderia esquecer os sutiãs de cone de Jean Paul Gaultier para Madonna, o decote profundo do Versace verde de Jennifer Lopez e a recente colaboração de Oliver Rousteing, da Balmain, com Beyoncé.
Confira os detalhes dessas parcerias e veja como Lana Del Rey conseguiu se tornar uma garota da Gucci.
Vem comigo!
Madonna & Jean Paul Gaultier
Quando o assunto é reinvenção, Madonna sai na frente de toda e qualquer diva. Nos anos 1980, a cantora surgiu no cenário pop com seu estilo antagônico baseado na mistura de ícones religiosos e peças provocativas e sensuais. Esse mix fascinou Jean Paul Gaultier, que, à época, também dava os primeiros passos na carreira.
O estilista disse, certa vez, que viu Madonna cantando Like a Virgin na televisão e ficou fascinado pelo jeito distinto dela. No início de 1990, quando a estrela procurava uma sensualidade mais revolucionária e artística, Jean Paul Gaultier se tornou o autor de figurinos emblemáticos da mulher mais famosa do mundo daquela década.
Na turnê Blond Ambition, o designer desenhou todo o guarda-roupa do espetáculo, trazendo o famoso corselet com sutiãs de cone. A partir de então, Madonna usou, esporadicamente, suas criações. Em 1992, a diva expôs os seios para seis mil pessoas em um desfile de moda da Jean-Paul Gaultier, em Los Angeles. O evento arrecadou US$ 750 mil para a amFAR (Fundação para a Pesquisa da Aids). Dois anos depois, a popstar participou da coleção prêt-à-porter do estilista, em Paris.
Em 2012, ele recriou o corselete de cone para a MDNA Tour, com linhas minimalistas e um toque ainda mais futurista. Vale lembrar que, nesse mesmo ano, o desfile de primavera do estilista teve outra homenagem a Madonna e outros ícones dos anos 1980.
“Não há ninguém como Madonna. Ela se dirige, é talentosa, durona e interessante. Ela inspira homens e mulheres a segui-la. Ela comanda o próprio mundo”, afirmou Gaultier em uma entrevista.
Jennifer Lopez & Versace
O início dos anos 2000 foi revolucionário tanto na moda quanto no mundo da música. E, nessa época, ninguém sabia unir esses dois mundos tão bem quanto Jennifer Lopez. A sensualidade latina da cantora era motivo de alvoroço por onde a artista passava e, sabendo disso, Donatella Versace jamais deixaria escapar uma oportunidade dessas.
No Grammy de 2000, a estilista produziu um longo verde florido e transparente, com fenda e decote até o abdômen da cantora – namorada, à ocasião, do rapper P.Diddy. O vestido causou muito bafafá na época, mas ninguém poderia imaginar que seu sucesso geraria um serviço de buscas muito utilizado no mundo atual.
O atual presidente do Conselho de Administração do Google, Eric Schmidt, revelou que J.Lo foi a principal razão do surgimento da ferramenta de pesquisa de imagens.
“Quando o Google foi criado, as pessoas ficaram maravilhadas em encontrar algo sobre qualquer coisa apenas digitando algumas palavras no computador. Isso ficou evidente depois de a Jennifer Lopez aparecer com aquele vestido verde no Grammy Awards de 2000. Bom, pelo menos chamou nossa atenção. Naquela época, foi a consulta de busca mais procurada que nós havíamos presenciado. E então não tivemos dúvidas em como fazer os usuários achar exatamente o que queriam: J-Lo usando aquele vestido. Assim nasceu o Google Imagens”, contou Eric Schmidt.
Claro que a parceria não parou por aí. J.Lo já usou Versace em incontáveis tapetes vermelhos e apresentações. Para o Met Gala 2015, a cantora compareceu ao evento ao lado de Donatella em um look com referências chinesas. Além disso, a estilista desenhou figurinos para a residência da diva em Las Vegas e readaptou o icônico print do vestido do Grammy, utilizado em um show no Bronx, em 2014.
Beyoncé & Balmain
O namoro entre Beyoncé e a Balmain, de Olivier Rousteing, começou de forma tímida em meados de 2015 – quando a estrela usou um vestido de franjas da coleção Pre-Fall da marca para receber seus Grammys.
Depois disso, foi questão de tempo para que Beyoncé desfilasse por aí com outras produções e Olivier criasse os figurinos de shows da cantora – realizando seu primeiro trabalho na Formation Tour, em 2016.
Convidada de honra do Coachella em 2018, a diva fez uma apresentação memorável com looks da grife. Olivier declarou que a cantora ficou fascinada pelo figurino inspirado nos uniformes usados nas faculdades e universidades historicamente negras dos EUA. O diretor criativo da marca, então, sugeriu uma colaboração entre Beyoncé e a Balmain. Além dos moletons pink e amarelo utilizados pela artista nos shows, a linha tem uma camiseta preta estampada. Os lucros vão para a United Negro College Fund, que oferece bolsas de estudo.
Lana Del Rey & Gucci
O mood folk que Alessandro Michele traz para a Gucci tem tudo a ver com a vibe etérea de Lana Del Rey. A cantora de 33 anos estava deslumbrante no Grammy 2018 – o vestido em tom pérola tinha detalhes prateados luxuosos e uma fenda capaz de dar uma sensualidade bem sutil. A auréola de estrelas deu um quê angelical à produção.
Conhecida pela narrativa melancólica de suas canções, a musa do indie pop representou esse drama no look do Met Gala 2018. O modelo branco bordado chamou atenção com a representação das sete espadas no coração da Imaculada Virgem Maria.
A associação com Alessandro Michele não veio por acaso. Lana tem outro talento na família. A irmã mais nova da cantora, Chuck Grant, é artista visual e dirigiu um vídeo curto para a campanha da coleção Cruise 2018 da grife italiana.
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!