Amaro criará coleção inspirada em looks do jogo Animal Crossing
A marca é a primeira empresa nacional a entrar no game que conquistou fashionistas de todo o mundo nos últimos meses
atualizado
Compartilhar notícia
O jogo Animal Crossing: New Horizons, da Nintendo Switch, conquistou fashionistas do mundo inteiro durante o isolamento social. Nesse período, grifes como Valentino e Marc Jacobs aproveitaram a febre para lançar looks exclusivos dentro da plataforma. A Amaro é a primeira marca brasileira a entrar no game e resolveu inovar, fazendo o caminho reverso. Por meio do avatar da modelo virtual Mara, a fashion tech selecionará alguns outfits femininos criados pelos próprios jogadores e vai transformá-los em roupas de verdade.
A coleção cápsula inspirada no jogo, batizada de Cross Collection, deve ser lançada no segundo semestre. Vem comigo saber mais detalhes!
Esta não é a primeira vez que a Amaro usa truques tecnológicos como inspiração de uma coleção. Em 2019, lançou peças inspiradas em informações coletadas no DNA de várias influenciadoras digitais brasileiras. A ideia de explorar o Animal Crossing surgiu depois de um mapeamento que analisou tendências globais e os hábitos de consumo das brasileiras.
Como o jogo foi uma febre entre as fashionistas nos últimos três meses, a empresa viu uma ótima oportunidade de fazer algo diferente. “Por ser uma marca nativa digital, a Amaro entende que as barreiras entre o on-line e o off-line estão cada vez mais tênues e, por isso, está sempre propondo lançamentos fashion-tecnológicos”, afirmou a diretora de criação da label, Luciana Cardoso, em comunicado à imprensa.
Durante os próximos dias, os jogadores poderão visitar o avatar da modelo virtual Mara, criada pela marca neste ano. Ela atuará como uma espécie de trend hunter e selecionará as peças mais legais entre os looks originais dos usuários. A partir daí, a marca criará cerca de 15 peças femininas, que serão reunidas na coleção cápsula Cross Collection, prevista para ser lançada no segundo semestre.
Por meio do Instagram, a marca está mostrando os visuais escolhidos, os croquis inspirados neles e até os tecidos que serão usados na confecção dos produtos. Já há dois modelos de macacão, uma parka com calça jeans skinny, vestido midi oversized e um conjuntinho de alfaiataria, entre outras opções. A ação tem direção criativa da agência Soko e inclui um time de profissionais prontos para transformar as referências virtuais em roupas.
“As pessoas encontraram no Animal Crossing uma plataforma para desfilar e trocar informação de moda. Decidimos então que, mais poderoso do que recriar peças da Amaro no jogo, seria reconhecer as criações originais dos usuários e transformar essa inspiração digital na próxima coleção real da marca”, explicou o diretor executivo de criação da Soko, Rafael Caldeira.
Saiba como participar
A proposta funciona de uma maneira bem simples. Para mostrar o look do seu personagem no jogo para a Mara, é preciso visitá-la usando um “friend code” (SW-2712-6827-6984). O código possibilita que você vá até a ilha da modelo virtual para interagir e, talvez, ter o seu look entre os escolhidos.
Entre os visuais, vale apostar de tudo: uma camiseta legal, um vestido estiloso, entre outros estilos de roupas e acessórios. No entanto, eles precisam ser originais, criados pelo próprio usuário, e femininos, já que a marca não trabalha, ainda, com uma linha masculina.
É a partir dessas interações que a Mara e a equipe de estilo da marca farão a seleção dos melhores outfits. As melhores produções serão divulgadas no Instagram da coleção (@amarocrosscollection), assim como os croquis e detalhes do processo de produção, como estudo de cores e moodboard.
Essa não será a única recompensa. Cada jogador que tiver um look selecionado para o Instagram da coleção colaborativa terá direito a um voucher de R$ 400 em compras no e-commerce da Amaro.
O jogo
O primeiro jogo da série de RPG Animal Crossing foi lançado pela desenvolvedora japonesa Nintendo em 2001. A versão que conquistou o público durante o isolamento social é a New Horizons, lançada em março para o console Nintendo Switch. Bastaram apenas seis semanas para o jogo se tornar o mais vendido do ano.
O grande objetivo do game é administrar uma pequena ilha e transformá-la em um vilarejo, que também é habitado por animais antropomórficos. Para viver ali, é preciso pagar uma taxa ao guaxinim Tom Nook, com moedas que são conquistadas ao realizar pequenas atividades na ilha, como pescar e cortar lenha.
Sobre a marca
Considerada pioneira em fashion tech no Brasil, a Amaro nasceu digital e utiliza tecnologia desde o design das roupas e acessórios até a chegada do produto nas mãos das clientes. Além do e-commerce, a marca trabalha com 13 lojas inteligentes, as chamadas guide shops, distribuídas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte.
A maioria dos produtos é confeccionada de maneira interna, com design próprio e mais de 10 mil novos modelos lançados a cada ano. Recentemente, a empresa passou a vender também outras etiquetas de moda pelo site oficial, para apoiar empresas nacionais durante a crise do coronavírus.
Colaborou Hebert Madeira