Amarelo e texturas são destaque no inverno 2021 masculino do MFW
Conforto e otimismo dão tom às coleções de etiquetas que movimentaram o último final de semana com apresentações digitais
atualizado
Compartilhar notícia
A agitação das semanas de moda do início do ano teve a largada na última sexta-feira (15/1) com os shows masculinos do Milan Fashion Week Men’s. Novamente, devido à pandemia de Covid-19, as marcas tiveram que se adaptar ao formato digital para apresentar as coleções de outono/inverno 2021/22. Entre os destaques, grifes como Etro, Fendi, Prada e Tod’s trazem o amarelo como statement de vários looks. Vale lembrar que a cor é uma das duas designadas pela Pantone para 2021. As texturas também aparecem em peso, assim como o conforto e uma dose necessária de otimismo.
Vem saber mais!
Ermenegildo Zegna
O outono/inverno 2021 proposto por Alessandro Sartorio para a Zegna é prático e confortável, sem perder a elegância. No trabalho intitulado Re(set), ele reinterpreta códigos das vestimentas formais com um ar despojado. Como a própria marca aponta, vida e trabalho têm andado cada vez mais juntos, ainda mais no contexto da pandemia.
A coleção traz blazers com amarração na cintura, camisas polo com mangas compridas e suéteres com golas soltas. A modelagem mais fluida de calças e casacos proporciona um caimento confortável. Dentre as poucas padronagens que aparecem, há variações desconstruídas do pied-de-poule e listras diagonais. Há, também, itens que reaproveitam sobras de materiais das fábricas.
Um sapato slipper foi a única escolha de calçado para o styling do desfile digital. Nele, os modelos transitaram por vários pontos de Milão. O casting incluiu mulheres, sinalizando uma pegada mais genderless.
Fendi
Neons cercaram todo o ambiente preparado para o inverno masculino da Fendi, com direção de Nico Vascellari. No novo compilado, mais enérgico, Silvia Venturini Fendi explora ideias de atemporalidade e durabilidade com uma pitada de otimismo, misturando atitude e um minimalismo prático.
As texturas desempenham um grande papel, especialmente na alfaiataria. Casacos mais clássicos com pele no exterior e no forro contrastam com o ar mais moderno e urbano das jaquetas puffer. Doses vibrantes como amarelo, rosa, laranja e azul dão uma quebra à paleta neutra. Sobretudos estampados com rabiscos e o nome da marca acrescentam uma pegada divertida.
Várias peças ganham costuras diagonais que dão um charme diferenciado. Entre elas, as bermudas, que completam alguns looks com um quê de informalidade. Recortes verticais em calças e paletós revelam o forro ou o tecido da peça que está por baixo.
Prada
As trocas humanas e o desejo de contato são o cerne do novo trabalho de Miuccia Prada e Raf Simons, que traz uma ambiguidade sobre toques e texturas. Esta é a primeira coleção masculina da grife italiana com a codireção do estilista belga.
Os bodies estilo segunda pele (ou long johns), feitos em tricô, roubaram a cena. Alguns modelos usaram costumes risca de giz com as mangas dos paletós puxadas, revelando um pouco mais da peça que estava por baixo. O tricô também aparece em jumpsuits, camisas, suéteres e calças, com padronagens geométricas.
Casacos estruturados formam silhuetas imponentes. Jaquetas bomber chamam a atenção pelas cores extravagantes, que conversaram diretamente com o cenário do desfile. Entre os acessórios, o destaque é das luvas de couro com pequenas bolsas embutidas.
Etro
Em sua nova coleção, Kean Etro propõe um mix de estéticas distintas: dia e noite, casual e elegante, high & low. Essa ideia lúdica, jovem e livre permeia todo o fall-winter 2021 masculino da marca, longe de ser entediante.
A pegada alegre e ensolarada da coleção surge em cores vibrantes e uma variada seleção de paisleys – padronagem característica da grife. Alfaiataria, sportswear e peças com pegada comfy se misturam em um jogo de texturas e estampas que tira qualquer visual do óbvio.
Nesta temporada, a grife traz algumas peças produzidas com upcyling, como os colarinhos com seda reaproveitada e os suéteres de lã reciclada. O capuz oversized dos moletons é marcante, assim como o veludo que aparece em blazers e calças.
Tod’s
A atmosfera cinematográfica que invade o inverno 2021 da Tod’s vem do diretor criativo Walter Chiapponi, fascinado por filmes, arte e natureza. No vídeo #sevenT, que apresenta a coleção, o ator italiano Lorenzo Zurzolo viaja para uma vila solitária a fim de se preparar para um papel.
Em apenas 18 looks, o estilista mergulha na alfaiataria, movida pelas tonalidades terrosas e suas possibilidades de combinações. O amarelo vibrante, presente nas coleções acima, dá as caras em um suéter. O lookbook sugere sobreposições arrojadas. As calças transitam entre a modelagem slim e shapes mais soltos. Já os casacos se dividem entre jaquetas de caçada e trench coats.
A programação digital do MFW Men’s segue até esta terça-feira (19/1), um ano após a última edição livre da Covid-19 na Itália. Nos próximos dias, é a Semana de Moda de Paris que aquece o calendário da indústria com as movimentações digitais das coleções masculinas e de alta-costura.
Colaborou Hebert Madeira