Amanda Gorman, poeta da posse de Biden, assina contrato com a IMG Models
A jovem de 22 anos terá trabalhos de moda e beleza administrados por agência que representa Kate Moss e Gisele Bündchen
atualizado
Compartilhar notícia
A jovem Amanda Gorman, de 22 anos, tornou-se a poetisa mais nova a recitar um texto durante uma cerimônia de posse presidencial nos Estados Unidos. Autora de um livro publicado e de outros dois previstos para este ano, Gorman pretende expandir sua própria marca pessoal a partir de agora. Esta semana, a agência IMG Models, uma das maiores do mundo, passou a representá-la em trabalhos que envolvam moda e beleza.
Vem saber mais sobre essa novidade!
Laços com a indústria da moda
No último dia 20, Amanda recitou um poema próprio, intitulado The Hill We Climb, durante a posse de Joe Biden. O look da ocasião era da Prada, marca que já tem uma relação com a poeta. O contrato com a IMG pode estreitar ainda mais os laços da jovem com a indústria fashion. A empresa representa personalidades como as top models Kate Moss e Gisele Bündchen, a tenista Naomi Osaka e a atriz e cantora Selena Gomez.
Na moda, Amanda Gorman já marcou presença em alguns eventos da Prada e chegou a participar de uma campanha da marca Loft. Por meio da agência, ela poderá endossar grifes e participar de editoriais. A ponte entre a poeta e as marcas não é a única vantagem do contrato. Ela passará a ter acesso a representantes de companhias relevantes e escritórios de advocacia.
Gorman não comentou sobre a novidade publicamente até o momento, mas deu uma entrevista à Vogue norte-americana pouco antes da posse, a respeito de sua relação com a moda. Ela descreveu como sua maneira de se inclinar para a história e agradecer a todas as pessoas que a apoiaram. Em 2019, a jovem também abordou o assunto com a Teen Vogue.
“Às vezes, a emergência climática pode parecer tão avassaladora que ficamos paralisados de apatia ou medo”, comentou. “Mas existem soluções, especialmente quando fazemos materiais com um propósito informado. Quer você faça compras na Prada e/ou em sua loja de artigos usados, cada dólar que gastamos em um produto sustentável é um investimento no futuro que defendemos.”
Quem é Amanda Gorman
A poesia acompanha a vida de Amanda Gorman desde a infância, quando seus primeiros trabalhos foram publicados em jornais. A jovem nasceu em 7 de março de 1998, em Los Angeles, filha de uma professora, que a criou sozinha. Poeta e escritora, Gorman é formada em sociologia pela Universidade Harvard e foi colaboradora do jornal New York Times. Em 2014, tornou-se Poeta Jovem Laureada de Los Angeles e, três anos depois, foi a primeira Poeta Laureada Nacional Jovem.
O currículo de Gorman reúne várias apresentações em eventos. O público de algumas dessas performances reuniu nomes como Lin-Manuel Miranda, Al Gore, Hillary Clinton e Malala Yousafzai. Ao longo da trajetória, a poeta recebeu prêmios como Webby Awards, Poets & Writers Barnes & Noble Writers for Writers, Genius Grant, entre outros reconhecimentos relevantes.
Em 2015, Gorman colocou seu primeiro livro de poesias nas prateleiras, The One for Whom Food Is Not Enough (atualmente indisponível). Entretanto, o título que ela considera como sua estreia oficial é The Hill We Climb. Esse chegará às livrarias em setembro e inclui o poema recitado na posse presidencial. Uma impressão especial dele também será lançada neste ano, assim como o livro infantil Change Sings: A Children’s Anthem.
Impacto do look na posse presidencial
Na posse de Joe Biden, Amanda Gorman trajava de um casaco amarelo trespassado e uma tiara vermelha de cetim, ambos da Prada. Discretas, as joias foram presentes da apresentadora Oprah Winfrey, que elegeu joalheiros independentes para o mimo. As argolas de ouro são do designer grego Nikos Koulis e a marca nova-iorquina Of Rare Origin fez o anel.
O visual grifado chamou tanta atenção que aumentou as buscas virtuais por “casacos amarelos” em 1.328% durante 24 horas, segundo a plataforma de pesquisas de moda Lyst. A empresa também registrou um aumento nas pesquisas por “bandanas vermelhas”. Não há dúvidas de que Gorman tem um novo título para chamar de seu: ícone fashion.
Colaborou Hebert Madeira