Alta-costura: confira destaques da semana de moda mais luxuosa
No outono/inverno 2024, a Semana de Alta-Costura reuniu principalmente criações com contraste entre sofisticação e ousadia
atualizado
Compartilhar notícia
Entre 24 e 27 de junho, a Semana de Alta-Costura atraiu as atenções do público interessado em moda. Afinal, tradicionalmente, o segmento fashion mais luxuoso é palco para criações que mesclam performance, arte e glamour. A temporada de outono/inverno 2024/25 ofereceu um contraste entre sofisticação e ousadia. Entre os destaques, estão as coleções das grifes Schiaparelli, Stéphane Rolland, Viktor & Rolf e Jean Paul Gaultier.
Vem conferir!
Schiaparelli
Como de praxe, a Schiaparelli foi responsável pela abertura da Semana de Alta-Costura. A coleção The Phoenix (A Fênix, em tradução livre) foi intitulada em referência à fundadora da maison, Elsa, muitas vezes comparada à bailarina Anna Pavlova.
O novo trabalho da etiqueta foi apresentado em um cenário sombrio, melancólico e sofisticado: o porão do Hôtel Salomon de Rothschild. A iluminação intimista foi proporcionada por apenas três lustres de cristal.
“Eu realmente queria que fosse uma experiência mais cinematográfica”, destacou o diretor criativo da grife francesa, Daniel Roseberry, à imprensa internacional. O estilista definiu o show como uma alusão a um “balé surrealista hipersensualizado”.
Na passarela, os looks revelados chamaram atenção pela variedade de detalhes, por meio do típico e elaborado handmade. Um dos visuais evocou as asas do clássico pássaro da mitologia grega que deu nome ao compilado. Entre os destaques, laços, fendas, transparência, recortes e modelagens ousadas incrementaram o repertório.
Stéphane Rolland
A mistura de sofisticação com ousadia também foi evidenciada no show de alta-costura, para o outono/inverno 2024, da grife Stéphane Rolland. Entre os protagonistas do compilado, estão a transparência, a assimetria e e os recortes, além do volume.
Em composições com materiais como organza, cetim e crepe de lã, as tiras de diamantes incrementaram o repertório. Modelagens esvoaçantes também chamaram atenção. Na paleta, cores sóbrias predominaram.
O clássico vestido de noiva, usado pela atriz Coco Rocha na passarela, fechou o desfile. Trata-se de uma peça toda trabalhada em porcelana fina, com direito a uma capa emendada em uma longa cauda.
Viktor & Rolf
Formas geométricas abstratas e tridimensionais foram o ponto de partida para a coleção Haute Abstraction, da marca Viktor & Rolf. Os estilistas Viktor Horsting e Rolf Snoeren usaram cubos, triângulos e esferas, com referências dos “reinos do cubismo e do construtivismo”, para criar os típicos visuais estruturais.
No outono/inverno 2024, ombreiras, golas maximalistas e decotes incrementam os exuberantes visuais, com muito volume. Além disso, a variedade de cores e o mix de estampas garantem a descontração fashion.
Jean Paul Gaultier
Um dos destaques desta edição da Semana de Alta-Costura é a coleção criada por Nicolas Di Felice para a grife Jean Paul Gaultier. Desde a aposentadoria do fundador, a marca homônima adotou um rodízio de estilistas. Para o fall/winter 2024, o escolhido foi diretor criativo da Courrèges.
Nesta temporada, a etiqueta apostou em visuais minimalistas: nada de estampas ou volumes exagerados. Di Felice desenhou principalmente peças lisas com tons discretos.
Apesar da sobriedade em composições monocromáticas, as modelagens não são simplistas. Em alguns, os rostos das modelos foram tampados por golas gigantes. Destaque para jacquards e sedas.
Além disso, a famosa exploração de Gaultier de espartilhos e lingerie, sob o olhar do designer convidado, surgiu em fechos de colchete. “[Quis] tentar trabalhar em coisas que as pessoas conhecem menos, porque sempre vemos os mesmos arquétipos, detalhes e peças icônicas”, contou a um grupo da imprensa internacional, após o show.
Semana de Alta-Costura
A alta-costura exige alto rigor técnico das marcas adeptas: todas as peças são feitas à mão, sob medida e somente em Paris. Organizado pela Federação da Alta-Costura e da Moda (FHCM), o calendário contempla desfiles em janeiro e julho. O cronograma de outono/inverno 2024/25 da Semana de Alta-Costura também englobou as grifes Dior, Chanel, Julie de Libran, Balenciaga e Ardazaei, entre outras.