Além da tecnologia: fone de ouvido sem fio vira item de estilo
Popularizado pela Apple, o dispositivo conquistou celebridades e o street style de semanas de moda internacionais
atualizado
Compartilhar notícia
Os fones de ouvido sem fio são cada vez mais comuns. Apesar de ter sido popularizado pela Apple, o produto está disponível no catálogo de muitas marcas especializadas em eletrônicos. Muito além da praticidade para ouvir música ou qualquer outro áudio, a tecnologia se tornou um item de estilo. Entrou na mira de labels de moda de luxo, conquistou celebridades e faz sucesso no street style.
Vem comigo!
A primeira geração de AirPods foi lançada em 2016, com o iPhone 7. Por meio da função touch, é possível controlar o volume, a reprodução de músicas e atender ou recusar chamadas.
Pequeno e leve, o dispositivo é conectado via Bluetooth. Atualmente, também há modelos com cancelamento de ruídos. Segundo análise da empresa Bernstein Research, as vendas do produto da Apple devem alcançar mais de 80 milhões de unidades em todo o mundo apenas neste ano.
A novidade da Apple levou à popularização dos fones de ouvido sem fio. Outras fabricantes, como Samsung, Sony, JBL, Sennheiser e Xiaomi, desenvolveram as próprias versões.
Até a Louis Vuitton entrou no ramo e criou earphones em parceria com a empresa de áudio Master & Dynamic. A linha Horizon foi introduzida no início de 2019. Neste ano, as peças sem fio ganharam novas propostas, com o logotipo da marca impresso em um disco metálico.
Apesar de ter mais de três anos no mercado, o fone de ouvido sem fio virou uma febre em 2019. De acordo com a consultoria GfK, as vendas dos fones sem fio aumentaram 23 vezes no Brasil, entre janeiro e outubro do ano passado, em comparação ao mesmo período de 2018.
Celebridades
O sucesso do gadget é mundial e só aumenta. Celebridades como Halsey, Caroline Daur, Alessandra Ambrosio, Kristen Stewart e Miley Cyrus aderiram ao hit.
O design dos earbuds é minimalista e não chama muita atenção. Apesar da discrição, pode deixar o visual mais charmoso e descolado.
Quando uma pessoa famosa opta por não trocar os fones tradicionais pela versão high-tech, gera até estranhamento. Recentemente, Bella Hadid foi vista usando fones de ouvido com fio ao sair do Aeroporto Internacional de Nova Orleans, nos Estados Unidos. A atitude virou manchete da Vogue norte-americana.
O veículo norte-americano sugeriu que, em breve, os modelos mais modernos estariam fora de moda: “Esqueça os AirPods – Bella Hadid está trazendo de volta o humilde fio de fone de ouvido”, noticiou a Vogue em dezembro de 2019.
Não demorou para que a publicação fosse criticada nas redes sociais e virasse polêmica, principalmente no Twitter. Alguns usuários lembraram que os AirPods são muito mais caros que as versões com fio. Outros argumentaram que a modelo não pode ser responsável por trazer de volta um hábito que nunca desapareceu.
Street style
O uso dos AirPods vai além das funcionalidades tecnológicas. Pelas ruas de várias cidades pelo mundo, é possível ver fashionistas que aderiram aos fones de ouvido sem fio como verdadeiros itens de estilo. Durante as últimas semanas de moda internacionais, vários looks de street style são finalizados com a tecnologia.
Cases
Sabendo do hype, marcas de luxo logo deram um jeito de entrar na onda. Uma maneira estratégica foi focar no lançamento de cases para os fones de ouvido sem fio.
No mercado, há opções de todos os tipos: lisas ou estampadas, com logomania, coloridas ou mais suaves. Na lista de labels que investiram no acessório, estão Dior, Gucci, Saint Laurent e Bottega Veneta, por exemplo.
Veja na galeria:
Colaborou Rebeca Ligabue