Além da academia: como usar roupas de exercício nos looks do dia a dia
Dentre os itens que compõem o guarda-roupa, as roupas esportivas costumam ser as mais setorizadas. Aprenda a fazer combinações estilosas
atualizado
Compartilhar notícia
Versatilidade é uma característica que deve ser avaliada na hora de adquirir uma peça. Tendências vão e vêm, mas uma roupa que rende combinações-mil é o verdadeiro significado de fashionista. Dentre os itens que compõem o guarda-roupa, as peças esportivas costumam ser as mais setorizadas. Mas já pensou em levar a sua calça legging favorita ou o corta vento usado para correr para somar as produções do dia a dia? A coluna te ensina como.
Vem conferir!
Aposte no high-low
Antes de qualquer coisa, é preciso treinar o olhar a fim de ressignificar o “sentimento” para com a peça. Quando crianças, muitas famílias costumam categorizar as peças como “roupas de casa” e “roupas de sair”, por exemplo. A proposta é quebrar essa divisão. Todos os itens do seu armário podem — e devem — habitar mais de um local.
Feito isso, é hora de colocar a mão na massa. Um dos caminhos mais fáceis de incrementar o visual com peças de activewear, ou roupas de exercícios, no bom português, é apostar no contraste entre os estilos. Na língua inglesa, existe até mesmo um termo para exemplificar o método: high-low. As duas palavras significam, literalmente, “alto-baixo”, e fazem referência ao uso de uma peça cara com uma mais barata, ou um item simples combinado a um mais luxuoso.
Para elaborar um look com itens esportivos a recomendação é escolher um ponto de partida. No geral, uma das peças do universo fitness mais coringas são as bermudas estilo ciclista, que vão até a altura do joelho. A partir dela, é possível pensar em diferentes combinações. Ela pode ser somada à camisas de linho, blazers alongados, tops trabalhados ou jaquetas de diferentes materiais.
Misture estilos
Foi-se o tempo em que as peças eram designadas apenas para uma ocasião: o vestido de festa, o blazer de trabalho ou a bota exclusiva para as temporadas mais frias. Em parte, um dos movimentos responsáveis por essa ruptura de significados atrelados às roupas foi o streetwear.
Dentre as diversas características do trabalho à frente da Off-White, o designer Virgil Abloh, que fundou e comandou a casa de moda até 2021, ano em que faleceu em decorrência de um câncer, tinha como assinatura o mix de estéticas esportivas com elementos de luxo. Nos desfiles da grife, mais de uma vez foram vistos tênis somados a saias de tule ou produções de alfaiataria arrematadas com bonés.
À exemplo disso, são muitas as formas de adaptar visuais contrastantes no cotidiano. O segredo é elencar pares que mantêm conexão: uma calça legging com blusa de paetês, moletom com sandálias de salto, camiseta alongada com botas ou tênis de academia com vestido, por exemplo.
Além de experimentação com o próprio estilo, os looks que misturam estilos distintos são uma excelente alternativa de experimentação sem, necessariamente, adquirir novas peças. Para quem ainda tem medo de sair da zona de conforto e ousar, é um excelente exercício para exercitar a criatividade dentro do próprio armário.
Colaborou Marcella Freitas