Alaïa sobe no ranking de marcas mais quentes enquanto Balenciaga decai
As sapatilhas mesh da grife francesa são, inclusive, o produto mais popular do mundo, segundo o The Lyst Index do terceiro trimestre
atualizado
Compartilhar notícia
O The Lyst Index, relatório que lista as marcas e os produtos mais quentes do mundo, revelou grandes movimentações neste terceiro trimestre de 2024. Um dos destaques foi a ascensão da Alaïa, que saltou 12 posições e agora ocupa o 5º lugar. Outra grife que chama atenção na lista é a Balenciaga, que decaiu 10 posições.
Sob a direção criativa de Pieter Mulier, a marca Alaïa conquistou o público global com uma combinação de sensualidade e artesanato meticuloso. O sucesso desta temporada foi o retorno triunfante das sapatilhas mesh, que se tornaram o produto mais quente do trimestre.
Vem saber mais!
Ranking da The Lyst Index
Enquanto Alaïa sobe no ranking da The Lyst Index, a Balenciaga enfrenta um cenário desafiador. A marca caiu 10 posições no ranking, uma das maiores quedas do trimestre.
A perda de fôlego da grife francesa pode estar ligada ao clima econômico global e às mudanças nas preferências dos consumidores, que estão cada vez mais atentos a marcas contemporâneas e premium.
Embora a etiqueta ainda seja um nome de peso, o recuo na lista acende um alerta sobre a necessidade de renovação para atrair o público, especialmente em um mercado volátil.
Diante desse cenário apresentado pela plataforma, o panorama atual da moda global parece cada vez mais competitivo. À medida que o mercado caminha para o último trimestre do ano, resta saber se a Alaïa conseguirá manter essa posição e se Balenciaga encontrará novas estratégias para reconquistar o terreno perdido.
Enquanto isso, a disputa pelo primeiro lugar segue entre Miu Miu, Loewe e Prada. Desta vez, quem ganhou foi a etiqueta francesa Miu Miu, responsável por trazer o comprimento mini de volta. A espanhola fica logo abaixo, e a segunda marca liderada de Miuccia Prada fecha o top 3.
As sapatilhas mesh, da Alaïa
A sapatilha da Alaïa, que viralizou pelo design que se assemelha a uma meia arrastão, continua a dominar o mercado mais de um ano após estrear no mercado. A demanda pelo modelo aumentou 51% nos últimos meses, com consumidores atraídos pelo equilíbrio perfeito entre conforto e estilo.
O modelo do calçado redefiniu o conceito da estética casual chic, com aparições tanto em eventos informais quanto em ocasiões mais sofisticadas, como as semanas de moda internacionais. O sucesso do sapato, que foi considerado o mais popular do mundo, de acordo com o relatório da Lyst, reflete o bom momento da marca, que tem ganhado cada vez mais relevância mundial ao inovar nas criações.
O ranking da Lyst Index evidencia que o luxo tem passado por um certo tipo de transformação. Isso porque as posições evidenciam que as marcas que se adaptarem melhor às novas demandas do público terão mais chances de se manter no topo. Criar itens virais, mas não utilitários — como são os da Balenciaga —, não cola mais. É preciso esforço e estratégias para mostrar o motivo de desejo do produto oferecido.