metropoles.com

Agência Highsnobiety cria estúdio de NFTs para atender marcas de moda

A agência busca surfar na onda do metaverso, uma vez que grandes empresas querem explorar as possibilidades das novas tecnologias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Highsnobiety/Glenfiddich/Divulgação
Highsnobiety-NFT-Crypto-Fashion-2022
1 de 1 Highsnobiety-NFT-Crypto-Fashion-2022 - Foto: Highsnobiety/Glenfiddich/Divulgação

A empresa alemã Highsnobiety, que começou como um blog de streetwear e se consolidou como uma agência catalisadora de tendências, mostra-se mais uma vez atenta aos caminhos da moda. David Fischer, fundador e executivo-chefe, anunciou a estruturação de estúdio para criar NFTs e empreendimentos com blockchain para empresas da indústria.

Vem entender mais!

Highsnobiety/Divulgação

Estilo, design, música e tênis são alguns dos segmentos no qual a Highsnobiety atua. Agora, com a novidade, a agência terá profissionais capacitados para trabalhar com “tudo o que tem a ver com as capacidades técnicas de executar um projeto de ponta a ponta, tanto para nós mesmos, mas também para nossos clientes”, como explicou David Fischer ao Business of Fashion. O estúdio ajudará as marcas a cunhar NFTs ou explicará como elas podem se conectam a uma carteira de criptomoedas.

O diretor disse ainda que o passo foi natural para a empresa, uma vez que há sinergia entre o streetwear e tecnologias como o NFT. Os clientes já vinham pedindo orientação à Highsnobiety para se lançarem nesses novos mercados. Apesar de Nova York, nos Estados Unidos, ser a nova cidade sede da empresa, o estúdio recém-criado ficará em Berlim, na Alemanha.

Modelos vestindo roupas da Gucci com a North Face. A primeira mulher é branca e está usando uma saia laranja. A segunda é uma mulher negra que usa casaco de estampa de onça.
A collab da italiana Gucci com a North Face, gigante do activewear, teve a direção da Highsnobiety

 

Sacola marrom de compras
Virgil Abloh x Ikea: a parceria subversiva, que brincava com a ideia de luxo, foi concebida pela agência alemã

 

Homem moreno e com barba segurando colar e lenços da marca Ralph Lauren
A campanha de 50 anos da Raph Lauren também foi idealizada pela empresa catalisadora de tendências
Na vanguarda

A Highsnobiety foi criada em 2005 para divulgar e contestar as tendências da moda, em especial no que tange o street style e à cultura de rua como movimento. Eles se apresentam como líderes do mercado: “Da proliferação do streetwear a sua infiltração no luxo, lideramos o ataque quando as fronteiras tradicionais caíram. Hoje, não falamos apenas sobre a cultura jovem, nós a moldamos”.

Com o sucesso do blog, vieram os convites para colaborações e ações de marketing. A partir daí, a Highsnobiety começou a se aproximar de um negócio mais parecido com uma agência do que de apenas um veículo. O texto descritivo do site oficial deixa essa nova missão bem clara: “As regras sobre o que desejamos e por que desejamos estão sendo reescritas diariamente. Descubra como você pode reescrevê-las conosco”.  

A Highsnobiety acumulou, ao longo dos últimos anos, projetos com gigantes como Colette, New Era e Adidas. O tênis fruto da colaboração desta última marca com a Prada, por exemplo, foi vendido com exclusividade no site da agência alemã. Além disso, em 2018, lançaram um livro que era um verdadeiro guia sobre a moda e a cultura de rua.

Moletom preto com escritos em branco. A peça é da marca Highsnobiety
A Highsnobiety também possui produtos licenciados

 

Tênis cinza e branco da colaboração com a Adidas e a Prada
O tênis desenvolvido pela Adidas e pela Prada foi vendido com exclusividade no site da Highsnobiety. Foram apenas 200 unidades

 

Mulher branca com feições orientais e cabelo liso azul. Ela usa chapéu e casaco na mesma estampa, nas cores amarelo e azul
A primeira coleção “crypto fashion” da Highsnobiety foi feita com a marca de whisky Glenfiddich
NFTs x moda

Por conta pandemia de Covid-19, que forçou o fechamento de lojas e o cancelamento de desfiles e eventos de venda, as etiquetas e os designers precisaram se reinventar. Criação de e-commerce, lives para vendas de produtos e parcerias com jogos eletrônicos foram algumas das estratégias adotadas para captar novos clientes e manter os antigos. Com o surgimento de obras de arte em NFTs, as marcas não demoraram para entender que ali poderia nascer um novo mercado.

Mas o que são NFTs? A sigla significa non-fungible token (token não fungível, em tradução livre) e designa arquivos digitais registrados em blockchain, tecnologia que serve como um selo não replicável ou um selo de autenticidade. A marca Karl Lagerfeld lançou, em setembro de 2021, avatares do estilista alemão em NFT. Quem também ganhou versões de produtos com a tecnologia foi a Hermès. A grife francesa, porém, está processando os artistas Mason Rothschild e Eric Ramirez, criadores das reinterpretações. 

O estilista Nicolas Ghesquière posando ao lado de uma personagem virtual do videogame League of Legends Ele veste preto e a boneca animada possui o cabelo rosa e usa roupa dourada e azul
Nicolas Ghesquière, à frente da francesa Louis Vuitton, começou uma relação com os games bem antes da pandemia. Em 2019, por exemplo, fez uma colaboração com o jogo League of Legends

 

Avatar NFT de Karl Lagerfeld
Os atuais diretores criativos da Karl Lagerfeld transformaram o estilista alemão em NFT

 

Bolsa NFT
A coleção MetaBirkins é fruto da colaboração entre os artistas Mason Rothschild e Eric Ramirez e usa como base a Birkin, bolsa clássica da Hermès

 

A presença das marcas não apenas as de moda no metaverso e no desenvolvimento de NFTs ainda está engatinhando e, apesar da resistência dos “mais antigos”, parece uma estratégia promissora. Com gerações como a Z, que lida melhor com essas tecnologias, passando a ser os principais consumidores, o investimento atual pode ser revertido e render frutos. 

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, siga @colunailcamariaestevao no Instagram. Até a próxima!

Colaborou Carina Benedetti

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?